Die Bibel

 

Gênesis 1:7

Lernen

       

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #52

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

52. Enquanto o homem é espiritual, o seu domínio procede do homem externo para o interno, assim como se diz aqui: "dominarão sobre os peixes do mar, e sobre a ave dos céus, e sobre a besta, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que rasteja sobre a terra." Quando, porém, se torna celeste e age pelo bem do amor, então o domínio procede do homem interno para o externo, como o SENHOR descreve a Si mesmo e assim, ao mesmo tempo, descreve o homem celeste que é a Sua semelhança, em David:

"Fizeste-O dominar sobre as obras de Tuas mãos, todas as coisas puseste sob os Seus pés, o rebanho e toda a manada, e também as bestas dos campos, e a ave dos céus, e os peixes do mar, o que passa pelas veredas dos mares" (Salmos 8:6-8)

Por isso, aqui se diz, primeiro, "bestas," em seguida "aves," depois "peixes do mar," porque o homem celeste procede do amor que é da vontade. É diferente, porém, com o homem espiritual, em quem precedem os "peixes" e as "aves," que pertencem ao entendimento que é da fé, e em seguida vêm as "bestas."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém