Die Bibel

 

Gênesis 18:3

Lernen

       

3 e disse: Meu Senhor, se agora tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo.

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #1420

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

1420. ‘E serás uma bênção’; que signifique que do Senhor procederam todas e cada uma das coisas, pode-se ver pela significação da ‘bênção’. Emprega-se a palavra ‘bênção’ falando de todos os bens: no sentido externo, dos bens corporais, mundanos e naturais; no sentido interno, dos bens espirituais e celestes. ‘Ser bênção’ é ser Aquele de Quem procedem todos os bens e Que dá todos esses bens; é o que não é possível dizer de modo algum de Abrão. Daí resulta ainda evidentemente que por Abrão é representado o Senhor, Que, só, é a bênção. O mesmo acontece nas passagens seguintes; de Abrahão se diz:

“Abrahão certamente será uma nação grande e numerosa, e serão abençoadas nele todas as nações da terra” (Gênesis 18:18).

De Isaque se diz:

“Serão abençoadas na tua semente todas as nações da terra” (Gênesis 26:4);

e de Jacó se diz:

“Serão abençoadas em ti todas as famílias da terra, e na tua semente” (Gênesis 28:14).

Que as nações da terra não possam ser abençoadas e não tenham sido abençoadas em Abrahão, Isaque e Jacó, nem em sua semente, mas que elas o são no Senhor, cada um pode ver. É o que se diz claramente em Davi:

“Será o nome d’Ele na eternidade, Seu nome diante do Sol, [será o] de filho, e serão abençoadas n’Ele todas as nações” (Salmos 72:17);

onde se trata do Senhor. No mesmo:

“Pô-Lo-ás como bênçãos na eternidade” (Salmos 21:6);

onde também se trata do Senhor. Em Jeremias:

“Serão abençoadas n’Ele as nações, e n’Ele se glorificarão” (Jeremias 4:2).

A partir disso agora, vê-se que a ‘bênção’ significa o Senhor, e que, quando também Ele é chamado ‘bênção’, que signifique que d’Ele procedam todas as coisas celestes e espirituais, que são unicamente os bens; e, como os celestes, os espirituais são unicamente os bens, eles são também unicamente os veros; por essa razão, tanto quanto houver de bens celestes e espirituais nas coisas naturais, mundanas e corporais, outro tanto essas coisas são bens e outro tanto elas são bênçãos.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém