Ang Bibliya

 

Lamentações 1:10

pag-aaral

       

10 Estendeu o adversário a sua mão a todas as coisas preciosas dela; pois ela viu entrar no seu santuário as nações, acerca das quais ordenaste que não entrassem na tua congregação.

Ang Bibliya

 

Jeremias 51:34

pag-aaral

       

34 Nabucodonozor, rei de Babilônia, devorou-me, esmagou-me, fez de mim um vaso vazio, qual monstro tragou-me, encheu o seu ventre do que eu tinha de delicioso; lançou-me fora.

Mula sa Mga gawa ni Swedenborg

 

Apocalipse Revelado # 651

Pag-aralan ang Sipi na ito

  
/ 962  
  

651. E LANÇOU-A NO GRANDE LAGAR DA IRA DE DEUS significa o exame da qualidade de suas obras, que eram más. Por “lançar no lagar os cachos da vinha” é significado examinar as obras, porque estas são significadas pelos “cachos” como se vê no n. 649; como, porém, se diz “grande lagar da ira de Deus”, é significado o exame das obras que são más, pois “a ira de Deus” se diz do mal (n. 635). O exame é significado pelo “lagar”, porque nos lagares é espremido o mosto dos cachos e o azeite dos frutos da oliveira, e pelo mosto e o azeite espremidos se percebe a qualidade dos cachos e das azeitonas. Como peia “vinha” é significada a Igreja Cristã e pelos seus “cachos” são significadas as obras, é por isso que o exame das obras nos homens da Igreja Cristã é significado por “lançar no lagar”. Mas, como eles separaram a fé da caridade e a fizeram salvífica sem as obras da lei e como da fé separada da caridade não procedem senão más obras, é por isso que se diz “o grande lagar da ira de Deus”. O exame das obras é também significado pelo “lagar” nas seguintes passagens:

“Meu amado teve um vinha num outeiro fértil em azeite. Plantou-a com videiras escolhidas e também cavou nela um lagar. Esperava que produzisse uvas (boas), mas produziu uvas bravas” (Isaias 5:1, 2).

“Lançai a foice porque a seara está madura; descei porque o lagar está cheio; as tinas transbordaram porque a malícia deles é grande” (Joel 3:13).

“A eira e o lagar não os alimentarão e o mosto lhes mentirá” (Oséias 9:2).

“O devastador caiu sobre a sua vindima; fiz cessar o vinho no lagar;

não calcará com hedad (canção da vindima); o hedad não será hedad” (Jeremias 48:32, 33).

“O dono da casa plantou uma vinha e nela cavou um lagar. Alugou-a a lavradores, mas eles mataram os servos que ele lhes enviou e finalmente o Filho” (Mateus 21:33-39).

O “lagar” também se diz dos bens da caridade dos quais procedem as verdades da fé:

“Filhas de Sião, regozijai-vos. Cheias estão as eiras de trigo, transbordam os lagares de mosto e de azeite” (Joel 2:23, 24).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987