Ang Bibliya

 

Ezequiel 22:11

pag-aaral

       

11 Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina abominavelmente a sua nora, e outro humilha no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai.

Mula sa Mga gawa ni Swedenborg

 

Apocalipse Revelado # 764

Pag-aralan ang Sipi na ito

  
/ 962  
  

764. PORQUE DIZ EM SEU CORAÇÃO: ESTOU SENTADA COMO RAINHA E NÃO SOU VIÚVA, E O PRANTO NÃO VEREI significa que essas coisas lhes sucedem porque, pela altivez do coração sobre a dominação e pela exultação da mente (animus) sobre as riquezas, eles estão na segurança e na confiança de que dominarão perpetuamente, se defenderão por si mesmos e nunca mais podem ser privados dessas coisas. “Dizer em seu coração” significa estar (num estado) de confiança, como resultado da elevação do coração sobre a dominação;

em seguida, estar confiante em virtude da exultação da mente sobre as riquezas. “Estou sentada como rainha” significa que eles serão dominadores, aqui perpetuamente, porque depois se diz “não verei o pranto”. “Não sou viúva” significa que eles se defenderão por si mesmos. Por “viúva” é significado quem está sem defesa, porque est á sem um homem. Diz-se “rainha” e “viúva” e não rei e marido, porque se trata de Babilónia como Igreja. “E não verei pranto” significa que eles não podem jamais ser privados dessas duas coisas (dominação e riquezas). Que daí lhes venha o pranto depois da morte, vê-se acima (n. 763).

[2] Coisas quase semelhantes são ditas sobre Babel, em Isaías:

“Não mais te chamarão a dominadora dos reinos. Disseste no teu coração: Pela eternidade serei senhora, dizendo em teu coração, Eu e como eu nenhuma, não me sentarei viúva nem conhecerei a privação de filhos. Ora, virão sobre ti estas duas coisas num mesmo dia:

privação de filhos e viuvez. Virão sobre ti por causa da multidão das tuas feitiçarias e por causa da abundância dos teus vários encantamentos. Confiaste na malícia. Disseste: Ninguém me vê. Tua sabedoria seduziu-te quando disseste em teu coração: Eu e como eu nenhuma outra. Eis porque virá sobre ti a devastação subitamente” (Isaías 47:5, 7, 8-11).

Pela “viúva”, na Palavra, se entende quem está sem defesa, pois, no sentido espiritual, pela “viúva” é significado quem está no bem e não na verdade. Consequentemente, pelo “homem” é significada a verdade e por sua esposa o bem. Daí, pela “viúva” é significado o bem sem a verdade, e o bem sem a verdade está sem defesa, pois a verdade protege o bem. Esta é a significação de “viúva”, quando mencionada na Palavra, como em Isaías 9:14, 15, 17, Isaías 10:1, 2Jeremias 22:3Jeremias 49:10, 11Lamentações 5:2, 3, Ezequiel 22:6, 7Mateus 3:5, Salmo 48:5, Salmo 146:7-9Êxodo 22:21-24, Deuteronômio 10:18, Deuteronômio 27:19

Mateus 23:14, Lucas 4:25, Lucas 20:47.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Mula sa Mga gawa ni Swedenborg

 

Apocalipse Revelado # 763

Pag-aralan ang Sipi na ito

  
/ 962  
  

763. (VERSÍCULO 7) QUANTO A SI MESMA SE GLORIFICOU E SE DELICIOU, TANTO DAI-LHE DE TORMENTO E PRANTO significa que, no mesmo grau em que houve altivez de coração por causa da dominação e da exultação da mente (animus) e do corpo por causa das riquezas, depois da morte eles têm dor interna, por causa da queda e do escárnio e por causa da indigência e miséria. Por “quanto a si mesma se glorificou” é significado proporcionalmente segundo a altivez do coração resultante da dominação, pela qual eles se glorificam. Por “quanto se deliciou” é significado proporcionalmente segundo a exultação da alma e do corpo resultante das riquezas e, consequentemente, dos prazeres e deleites, como se vê no n. 759. Por “dar-lhe tormento” é significada a dor interna por causa da perda da dominação e, então, por causa do escárnio; seu tormento depois da morte não vem de outra parte. Por “dar-lhe pranto” é significada a dor interna por causa da indigência e da miséria; seu pranto depois da morte vem daí.

[2] O prazer do amor de dominar pelo amor de si sobre todas as coisas do Senhor, que são todas as coisas do céu e da Igreja, é mudado depois da morte em tal tormento; e o deleite do amor de encher a mente e o corpo com as delícias que a opulência proporciona aos que estão no mencionado amor de dominar muda-se em tal pranto, pois os prazeres e os deleites procedentes dos amores fazem a vida de cada um. Por isso, quando são mudados nos opostos, há tormento e pranto. Estas são as retribuições e as penas que se entendem na Palavra pelos tormentos no inferno; consequentemente, o ódio contra o Senhor e contra todas as coisas do céu e da Igreja é entendido pelo “fogo”, lá (no inferno). Coisas semelhantes são ditas de Babel nos profetas, como:

“Retribuirei a Babel todo o mal que fizeram em Sião, diante de vossos olhos” (Jeremias 51:24).

“O devastador virá sobre Babel, pois o Deus das retribuições, Jehovah, retribuindo retribuirá” (Jeremias 51:55, 56).

“Tua magnificência foi imersa no inferno; debaixo de ti estendeu-se o verme (o tormento que é a dor interna); disseste no teu coração:

Subirei aos céus, exaltarei meu trono acima das estrelas de Deus, far-me-ei semelhante ao Altíssimo. Entretanto, foste precipitado no inferno; os que te virem dirão: Esse é o homem que abalava a terra, fazendo tremer os reinos? etc.” (Isaías 14:11, 13-16).

Estas coisas são ditas de Lúcifer, que aí é Babel, como se vê pelos versículos 4, 22 (do referido capítulo 14 de Isaías).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987