Библијата

 

Amós 8

Студија

   

1 O Senhor Deus assim me fez ver: e eis aqui um cesto de frutos do verão.

2 E disse: Que vês, Amós? Eu respondi: um cesto de frutos do verão. Então o Senhor me disse: Chegou o fim sobre o meu povo Israel; nunca mais passarei por ele.

3 Mas os cânticos do templo serão gritos de dor naquele dia, diz o Senhor Deus; muitos serão os cadáveres; em todos os lugares serão lançados fora em silêncio.

4 Ouvi isto, vós que pisais os necessitados, e destruís os miseráveis da terra,

5 dizendo: Quando passará a lua nova, para vendermos o grão? e o sábado, para expormos o trigo, diminuindo a medida, e aumentando o preço, e procedendo dolosamente com balanças enganadoras,

6 para comprarmos os pobres por dinheiro, e os necessitados por um par de sapatos, e para vendermos o refugo do trigo?

7 Jurou o Senhor pela glória de Jacó: Certamente nunca me esquecerei de nenhuma das suas obras.

8 Por causa disso não estremecerá a terra? e não chorará todo aquele que nela habita? Certamente se levantará ela toda como o Nilo, e será agitada, e diminuirá como o Nilo do Egito.

9 E sucederá, naquele dia, diz o Senhor Deus, que farei que o sol se ponha ao meio dia, e em pleno dia cobrirei a terra de trevas.

10 E tornarei as vossas festas em luto, e todos os vossos cânticos em lamentações; porei saco sobre todos os lombos, e calva sobre toda cabeça; e farei que isso seja como o luto por um filho único, e o seu fim como dia de amarguras.

11 Eis que vêm os dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor.

12 Andarão errantes de mar a mar, e do norte até o oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão.

13 Naquele dia as virgens formosas e os mancebos desmaiarão de sede.

14 Os que juram pelo pecado de Samária, dizendo: Pela vida do teu deus, ó ; e: Pelo caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão mais.

   

Од делата на Сведенборг

 

Apocalipse Revelado #956

Проучи го овој пасус

  
/ 962  
  

956. E QUEM OUVE DIGA: VEM. E QUEM TEM SEDE VENHA, E QUEM QUISER RECEBA DE GRAÇA A ÁGUA DA VIDA significa que aquele que sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha, e que aquele que deseja as verdades deve orar para que o Senhor venha com luz, e que aquele que ama as verdades vai então recebê-las do Senhor, sem operação de sua parte. Por “quem ouve, diga: vem” é significado que aquele que ouve e, por conseguinte, sabe alguma coisa sobre a Vinda do Senhor, sobre o Novo Céu e sobre a Nova Igreja, assim sobre o Reino do Senhor, deve orar para que venha. Por “quem tem sede venha” é significado que aquele que deseja o Reino do Senhor, e então as verdades, deve orar para que o Senhor venha com luz. Por “quem quiser receba de graça a água da vida” é significado que aquele que, pelo amor, quer aprender as verdades e apropriar-se delas, as receberá do Senhor, sem operação de sua parte. Por “querer” é significado amar, pois aquilo que o homem quer de coração ele o ama, e aquilo que ele ama ele o quer de coração. Pela “água da vida” são significadas as Divinas Verdades procedentes do Senhor por meio da Palavra (n. 932). Por “de graça” é significado sem operação por parte de quem recebe. Pelas palavras que estão neste versículo são significadas as mesmas coisas significadas por estas na Oração Dominical: “Venha o Teu Reino, seja feita a Tua Vontade como no céu também na terra” (n. 839). "O Reino do Senhor” é a Igreja que faz um com o céu; por isso agora é dito “Quem ouve diga, vem, e quem tem sede venha”.

[2] Que “ter sede” significa desejar as verdades, vê-se pelas seguin tes passagens:

“Derramarei águas sobre quem tem sede; derramarei o Meu espírito sobre a tua semente” (Isaías 44:3).

“Todo aquele que tem sede, ide para as águas, comprai vinho e leite sem prata” (Isaías 55:1).

“Jesus bradou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a Mim e beba; quem crê em Mim, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38).

“Minha alma tem sede do Deus vivo” (Salmo 42:2).

“Ó Deus, Tu és o meu Deus; minha alma tem sede de Ti (numa terra) exausta, sem águas” (Salmo 63:1).

“Bem-aventurados os que têm sede de justiça” (Mateus 5:6). “Eu, a quem tem sede darei de graça da fonte da água da vida” (Apocalipse 21:6),Por essas coisas é significado que àqueles que desejam as verdades por causa de algum uso espiritual o Senhor dará de Si Mesmo, por meio da Palavra, todas as coisas necessárias a tal uso.

[3] Que pela “sede” e por “ter sede” também é significado perecer por falta da verdade, vê-se pelas seguintes passagens:

“Meu povo será exilado por causa de não reconhecimento, a multidão dele seca de sede” (Isaías 5:13).

“O insensato fala loucura e seu coração faz a iniquidade, e ele faz desfalecer a alma daquele que tem sede” (Isaías 32:6).

“Os pobres e os indigentes buscam água, mas não há; sua língua desfalece de sede, Eu, Jehovah os ouvirei” (Isaías 41:17).

“Pleiteai com vossa mãe, para que não a ponha nua e não a mate pela sede” (Oséias 2:2, 3).

“A mãe”, nessa passagem, é a Igreja.

“Eis dias virão em que mandarei fome à terra, não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah. Nesse dia, as virgens belas e os jovens desfalecerão de sede” (Amós 8:11, 13).

Mas por “não ter sede” é significado não ter falta da verdade; nas seguintes passagens:

“Jesus disse: Aquele que beber da água que Eu lhe der não terá sede pela eternidade” (João 4:13-15).

“Jesus disse: Quem crê em Mim jamais terá sede” (João 6:35).

“Jehovah redimiu Jacob; desde então eles não terão sede. Ele fará fluir águas da rocha para eles” (Isaías 48:20, 21).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Од делата на Сведенборг

 

Apocalipse Revelado #943

Проучи го овој пасус

  
/ 962  
  

943. E O SENHOR DEUS DOS SANTOS PROFETAS ENVIOU O SEU ANJO PARA MOSTRAR AOS SEUS SERVOS AS COISAS QUE EM BREVE DEVEM ACONTECER significa que o Senhor, de Quem procede a Palavra de uma e outra aliança, revelou através do céu àqueles que estão nas verdades procedentes d'Ele as coisas que certamente devem acontecer. “O Senhor Deus dos santos profetas” significa o Senhor de Quem procede a Palavra de uma e outra aliança, porque pelos “profetas” são significados aqueles que ensinam as verdades procedentes da Palavra e, no sentido abstrato, é significada a doutrina da verdade da igreja (n. 8, 173); e, no sentido lato, a própria Palavra; e, como a Palavra é significada pelos “santos profetas”, é por isso que por eles é significada a Palavra de uma e outra aliança. “Enviou o Seu anjo para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer” significa que o Senhor revelou àqueles que estão nas verdades procedentes d’Ele as coisas que certamente devem acontecer;

pelo “anjo”, aqui, é significado o céu, como nos n. 5, 65, 644, 647, 648, 910; pelos “servos” são significados aqueles que estão nas verdades procedentes do Senhor (n. 3, 380, 937); por “em breve” é significado certamente (n. 4); consequentemente pelas “coisas que em breve devem acontecer” são significadas as coisas que certamente devem ocorrer.

[2] Que pelo “anjo” aqui é significado o céu é porque o Senhor falou através do céu com João, e também falou através do céu com os profetas, pois Ele fala através do céu quando fala com qualquer indivíduo. A razão disso é que o céu angélico, no comum, é como um só Homem, cuja alma e cuja vida são o Senhor; por isso, tudo aquilo que o Senhor fala, Ele o enuncia através do céu, como a alma e a mente do homem o fazem através do corpo. Que o céu angélico inteiro em um só complexo apresenta a semelhança de um só Homem e que isto è

derivado do Senhor, vê-se no n. 5 deste livro e na obra CÉU E INFERNO, publicada em Londres em 1758 (n. 59-86), bem como nos livros SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE A DIVINA PROVIDÊNCIA (n. 64-69, 162-164, 201-204) e SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA (n. 11, 19, 133, 288).

[3] Mas explicarei esse mistério. O Senhor fala através do céu, mas os anjos não faiam lá e nada sabem sobre o que o Senhor fala, exceto alguns deles que estão (em comunicação) com o homem, pelos quais o Senhor fala através do céu abertamente, como quando Ele falou com João e com alguns profetas, pois o influxo do Senhor através do céu é como o influxo da alma através do corpo. O corpo, com efeito, fala e age e também sente alguma coisa procedente do influxo, entretanto o corpo nada faz de si como dele derivado, mas é ativado. Que tal seja a linguagem e mesmo todo o influxo do Senhor através do céu nos homens, foi-me permitido saber por muitas experiências. Os anjos do céu e também os espíritos por baixo dos céus nada sabem sobre o homem, como também o homem nada sabe sobre eles, porque o estado dos espíritos e dos anjos é espiritual e o estado do homem é natural, estados que são consociados por correspondências. E a associação por meio de correspondências faz com que eles estejam juntos nas afeiçoes, mas não nos pensamentos; e um não sabe coisa alguma sobre o outro, isto é, o homem nada sabe sobre os espíritos com os quais ele está quanto às afeições, e os espíritos nada sabem sobre o homem, pois aquilo que não está no pensamento, mas somente na afeição, não é percebido, porque não aparece ou não é visto. Somente o Senhor conhece os pensamentos dos homens.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987