Die Bibel

 

Gênesis 6

Lernen

   

1 Sucedeu que, quando os homens começaram a multiplicar-se sobre a terra, e lhes nasceram filhas,

2 viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.

3 Então disse o Senhor: O meu Espírito não permanecerá para sempre no homem, porquanto ele é carne, mas os seus dias serão cento e vinte anos.

4 Naqueles dias estavam os nefilins na terra, e também depois, quando os filhos de Deus conheceram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos. Esses nefilins eram os valentes, os homens de renome, que houve na antigüidade.

5 Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.

6 Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração

7 E disse o Senhor: Destruirei da face da terra o homem que criei, tanto o homem como o animal, os répteis e as aves do céu; porque me arrependo de os haver feito.

8 Noé, porém, achou graça aos olhos do Senhor.

9 Estas são as gerações de Noé. Era homem justo e perfeito em suas gerações, e andava com Deus.

10 Gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

11 A terra, porém, estava corrompida diante de Deus, e cheia de violência.

12 Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

13 Então disse Deus a Noé: O fim de toda carne é chegado perante mim; porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os destruirei juntamente com a terra.

14 Faze para ti uma arca de madeira de gôfer: farás compartimentos na arca, e a revestirás de betume por dentro e por fora.

15 Desta maneira a farás: o comprimento da arca será de trezentos côvados, a sua largura de cinqüenta e a sua altura de trinta.

16 Farás na arca uma janela e lhe darás um côvado de altura; e a porta da arca porás no seu lado; fá-la-ás com andares, baixo, segundo e terceiro.

17 Porque eis que eu trago o dilúvio sobre a terra, para destruir, de debaixo do céu, toda a carne em que há espírito de vida; tudo o que há na terra expirará.

18 Mas contigo estabelecerei o meu pacto; entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos.

19 De tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo; macho e fêmea serão.

20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida.

21 Leva contigo de tudo o que se come, e ajunta-o para ti; e te será para alimento, a ti e a eles.

22 Assim fez Noé; segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #566

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

566. Que pelas "faces do humo" seja significada toda essa região onde existiu a Igreja, vê-se pela significação de "humo," pois "humo," na Palavra, é distinguido cuidadosamente de "terra." Pelo "humo," em todas as passagens, é significada a Igreja ou alguma coisa da Igreja; daí também o nome do homem ou "Adam," que é "humo." Pela "terra," aqui e ali, é entendido onde não existe a Igreja ou algo que não é da Igreja, como no capítulo primeiro, onde somente "terra" é nomeada, porque ainda não havia a Igreja ou o homem regenerado. No capítulo segundo, o "humo" é nomeado pela primeira vez, porque, então, havia a Igreja. Semelhantemente aqui e no capítulo seguinte: "que seria destruída toda substância de sobre as faces do humo," vers. 4, 23, onde é significada a região onde havia a Igreja. E, no mesmo capítulo: "para vivificar a semente sobre as faces da terra," vers. 3, onde se trata da Igreja que deve ser criada. Semelhantemente em toda parte na Palavra, como em Isaías:

"JEHOVAH terá misericórdia de Jacob, e escolherá ainda Israel, e os porá sobre o humo deles... E os receberão os povos, e os conduzirão ao seu lugar, e os herdarão a casa de Israel sobre o humo de JEHOVAH" (Isaías 14:1-2);

onde se trata da Igreja formada.

No mesmo capítulo, todavia, diz-se "terra," a respeito de onde não havia a Igreja, nos vers. 9, 12, 16, 20-21, 25-26.

[2] No mesmo:

"E será o humo de Jehudah um tremor para o Egito;... naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito falando com o lábio de Canaan" (Isaías 19:17-18);

aí, "humo" é onde há a Igreja, e "terra," onde a Igreja não existe.

No mesmo:

"Vagando, vagará a terra como um ébrio; ... visitará JEHOVAH sobre o exército de altitude em altitude, e sobre os reis do humo sobre o humo" (Isaías 24:20-21).

Semelhantemente, em Jeremias:

"Por causa do humo, fendido porque não houve chuva na terra, os lavradores ficaram envergonhados, cobriram sua cabeça; pois até a cerva pariu no campo" (Jeremias 14:4-5);

aí, a "terra" está em lugar do que contém o humo, e "humo" em lugar do que contém o campo.

[3] No mesmo:

"Conduziu a semente da casa de Israel da terra do norte, e de todas as terras para onde os expulsei, e habitarão sobre o humo deles" (Jeremias 23:8);

aí, "terra" e "terras" é onde não há a Igreja, e "humo" é onde há a Igreja ou o culto verdadeiro.

No mesmo:

"Darei... as relíquias de Jerusalém, restos nesta terra, e os habitantes na terra do Egito, e os darei por comoção, por mal sobre todos os reinos da terra... e enviarei sobre eles a espada, a fome e a peste, até os consumir de sobre o humo que dei a eles e aos pais deles" (Jeremias 24:8-10);

"humo" é a doutrina e o culto proveniente daí. Semelhantemente, no mesmo, cap.Jeremias 25:5.

[4] Em Ezequiel:

"Congregar-vos-ei das terras em que fostes dispersos... e reconhecereis que Eu (sou) JEHOVAH, quando vos tiver reconduzido ao humo de Israel, à terra pela qual ergui a Minha mão para dá-la a vossos pais" (Ezequiel 20:41-42);

o "humo" está em lugar do culto interno; a "terra" é nomeada enquanto não havia o culto interno.

Em Malaquias:

"Repreenderei para vós o devorador, e não vos corromperá o fruto do humo, nem estéril vos será a vide no campo... e todas as nações vos chamarão benditos, porque sereis uma terra de beneplácito" (Malaquias 3:11-12);

a "terra" está em lugar do que contém e assim, claramente, em lugar do homem, que é chamado "terra;" o "humo" está em lugar da Igreja ou doutrina.

[5] Em Moisés:

"Cantai, ó nações, povo Seu... expiará o humo Seu, o povo Seu" (Deuteronômio 32:43),

trata-se claramente da Igreja dos gentios, que é chamada "humo." Em Isaías:

"Antes que saiba o menino reprovar o mal e escolher o bem, abandonado será o humo, que tu execras diante de seus dois reis" (Isaías 7:16),

tratando-se do Advento do SENHOR. O "humo abandonado" está em lugar da Igreja ou da verdadeira doutrina da fé. Que o "humo" e o "campo" sejam referidos por causa da semente, vê-se, por exemplo, em Isaías:

"Dará a chuva de tua semente, com que semearás o humo... os bois e os jumentinhos lavrando o humo" (Isaías 30:23-24).

E em Joel:

"Devastado está o campo e chora o humo, porque está devastado o grão" (Joel 1:10).

Daí agora se vê que o "homem," que na língua hebraica é chamado "Adam" por causa de "humo," significa a Igreja.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém