Die Bibel

 

Gênesis 29

Lernen

   

1 Então pôs-se Jacó a caminho e chegou à terra dos filhos do Oriente.

2 E olhando, viu ali um poço no campo, e três rebanhos de ovelhas deitadas junto dele; pois desse poço se dava de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço.

3 Ajuntavam-se ali todos os rebanhos; os pastores removiam a pedra da boca do poço, davam de beber às ovelhas e tornavam a pôr a pedra no seu lugar sobre a boca do poço.

4 Perguntou-lhes Jacó: Meus irmãos, donde sois? Responderam eles: Somos de Harã.

5 Perguntou-lhes mais: Conheceis a Labão, filho de Naor; Responderam: Conhecemos.

6 Perguntou-lhes ainda: vai ele bem? Responderam: Vai bem; e eis ali Raquel, sua filha, que vem chegando com as ovelhas.

7 Disse ele: Eis que ainda vai alto o dia; não é hora de se ajuntar o gado; dai de beber às ovelhas, e ide apascentá-las.

8 Responderam: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e seja removida a pedra da boca do poço; assim é que damos de beber às ovelhas.

9 Enquanto Jacó ainda lhes falava, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai; porquanto era ela quem as apascentava.

10 Quando Jacó viu a Raquel, filha de Labão, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Labão, irmão de sua mãe, chegou-se, revolveu a pedra da boca do poço e deu de beber às ovelhas de Labão, irmão de sua mãe.

11 Então Jacó beijou a Raquel e, levantando a voz, chorou.

12 E Jacó anunciou a Raquel que ele era irmão de seu pai, e que era filho de Rebeca. Raquel, pois foi correndo para anunciá-lo a, seu pai.

13 Quando Labão ouviu essas novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o levou à sua casa. E Jacó relatou a Labão todas essas, coisas.

14 Disse-lhe Labão: Verdadeiramente tu és meu osso e minha carne. E Jacó ficou com ele um mês inteiro.

15 Depois perguntou Labão a Jacó: Por seres meu irmão hás de servir-me de graça? Declara-me, qual será o teu salário?

16 Ora, Labão tinha duas filhas; o nome da mais velha era Léia, e o da mais moça Raquel.

17 Léia tinha os olhos enfermos, enquanto que Raquel era formosa de porte e de semblante.

18 Jacó, porquanto amava a Raquel, disse: Sete anos te servirei para ter a Raquel, tua filha mais moça.

19 Respondeu Labão: Melhor é que eu a dê a ti do que a outro; fica comigo.

20 Assim serviu Jacó sete anos por causa de Raquel; e estes lhe pareciam como poucos dias, pelo muito que a amava.

21 Então Jacó disse a Labão: Dá-me minha mulher, porque o tempo já está cumprido; para que eu a tome por mulher.

22 Reuniu, pois, Labão todos os homens do lugar, e fez um banquete.

23 Â tarde tomou a Léia, sua filha e a trouxe a Jacó, que esteve com ela.

24 E Labão deu sua serva Zilpa por serva a Léia, sua filha.

25 Quando amanheceu, eis que era Léia; pelo que perguntou Jacó a Labão: Que é isto que me fizeste? Porventura não te servi em troca de Raquel? Por que, então, me enganaste?

26 Respondeu Labão: Não se faz assim em nossa terra; não se a menor antes da primogênita.

27 Cumpre a semana desta; então te daremos também a outra, pelo trabalho de outros sete anos que ainda me servirás.

28 Assim fez Jacó, e cumpriu a semana de Léia; depois Labão lhe deu por mulher sua filha Raquel.

29 E Labão deu sua serva Bila por serva a Raquel, sua filha.

30 Então Jacó esteve também com Raquel; e amou a Raquel muito mais do que a Léia; e serviu com Labão ainda outros sete anos.

31 Viu, pois, o Senhor que Léia era desprezada e tornou-lhe fecunda a madre; Raquel, porém, era estéril.

32 E Léia concebeu e deu à luz um filho, a quem chamou Rúben; pois disse: Porque o Senhor atendeu à minha aflição; agora me amará meu marido.

33 Concebeu outra vez, e deu à luz um filho; e disse: Porquanto o Senhor ouviu que eu era desprezada, deu-me também este. E lhe chamou Simeão.

34 Concebeu ainda outra vez e deu à luz um filho e disse: Agora esta vez se unirá meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado. Portanto lhe chamou Levi.

35 De novo concebeu e deu à luz um filho; e disse: Esta vez louvarei ao Senhor. Por isso lhe chamou Judá. E cessou de ter filhos.

   

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #648

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

648. Que os números e as medidas na Palavra signifiquem coisas celestes e espirituais, pode-se ver claramente pela medição da Nova Jerusalém e do Templo em João e em Ezequiel. Cada um pode ver que a "Nova Jerusalém" e o "Templo" significam o reino do SENHOR nos céus e nas terras, e que o reino do SENHOR nos céus e nas terras não está sujeito a medidas terrestres, ainda que sejam designadas em números as dimensões quanto ao comprimento, a largura e altura. Daí qualquer um pode concluir que pelos números e medidas são significadas as coisas santas, como em João:

"Foi-me dada uma cana semelhante a um cajado, e apresentou-se um anjo; disse-me: Levanta-te, e mede o templo de DEUS, e o altar, e os que nele adoram" (Revelação 11:1).

E sobre a Nova Jerusalém:

"Da Jerusalém celeste, o muro [era] grande e alto, tendo doze portas, e sobre as portas doze anjos, e nomes escritos que são as doze tribos dos filhos de Israel. Do oriente, três portas; do norte, três portas; do sul, três portas; e do poente, três portas. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles doze nomes dos apóstolos do Cordeiro. O que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e suas portas e seu muro. A cidade estende-se em quadrado, e seu comprimento é tanto quanto também a largura. Mediu pois a cidade com a cana, em estádios, doze mil; seu comprimento, largura e altura eram iguais. Mediu o muro cento e quarenta e quatro côvados, que é a medida de homem, isto é, de anjo" (Revelação 21:12, 17).

[2] Aqui, em toda parte ocorre o número doze, que é um número santíssimo, porque significa as coisas santas da fé, como foi dito acima, no versículo 3 deste capítulo, e será mostrado nos capítulos 29-30 de Gênesis, pela Divina misericórdia do Senhor. Por isso é acrescentado também que é "medida de homem, isto é, de anjo." Acontece de modo semelhante com o novo templo e a nova Jerusalém, em Ezequiel, os quais são também descritos segundo as medidas, Ezequiel 40:3, 5, 7, 9, 11, 13-14, 22, 25, 30, 36, 42, 47; Ezequiel 41:1 ao fim; Ezequiel 13:5-15; Zacarias 2:5-6, onde também os números em si mesmos nada significam, mas o santo celeste e espiritual abstraído dos números. Dá-se semelhantemente com todos os números das dimensões da arca, Êxodo 25:10; do propiciatório, da mesa de ouro, do habitáculo, do altar, Êxodo 25:17, 23, 26; Êxodo 27:1; e todos os números e dimensões do templo, I Reis 6:2-3; além de muitos outros.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém