Die Bibel

 

Gênesis 1

Lernen

1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,

18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o Criou; homem e mulher os Criou.

28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #46

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

46. As "bestas" significam as afeições no homem-as más nos maus e as boas nos bons -o que se pode ver por muitas passagens na Palavra, como em Ezequiel:

"Eis, Eu estou convosco, e Me voltarei para vós para serdes lavrados e semeados; e multiplicarei sobre vós o homem e a besta, e serão multiplicados e frutificarão; e vos farei habitar segundo as vossas antigüidades" (Ezequiel 36:9-11);

onde se trata da regeneração.

Em Joel:

"Não temais, bestas do Meu campo, porque ervosas se tornam as moradas do deserto" (Joel 2:22).

Em David:

"Eu, tolo... como besta fui perante DEUS" (Salmos 73:22).

Em Jeremias:

"Eis, dias virão, e semearei a casa de Israel e a casa de Jehudah com semente de homem e semente de besta... e velarei sobre eles para edificar e plantar" (Jeremias 31:27-28);

aí se trata da regeneração.

[2] Que a "fera" signifique coisas semelhantes, vê-se em Oséias:

"Farei por eles uma aliança, naquele dia, com a fera do campo, e com a ave dos céus, e com o réptil da terra" (Oséias 2:18);

em Jó:

"Da parte da fera da terra nada temerás, pois com as pedras do campo [é] a tua aliança, e a fera do campo te será pacífica" (Jó 5:22-23);

em Ezequiel:

"Firmarei convosco uma aliança de paz e farei cessar da terra a fera má, para que habitem no deserto confiantemente" (Ezequiel 34:25);

em Isaías:f

"A fera do campo Me honrará, porque dei águas no deserto" (Isaías 43:20);

em Ezequiel:

"Em seus ramos fizeram ninho todas as aves dos céus, e sob os seus ramos geraram todas as feras do campo, e em sua sombra habitaram todas as grandes nações" (Ezequiel 31:6),

tratando-se, assim, da Assíria, pela qual é significado o homem espiritual, que é comparado ao Jardim do Éden.

Em David:

"Glorificai JEHOVAH todos os Seus anjos, glorificai-O da terra, ó baleias, árvore frutífera, fera e toda besta, o réptil e a ave de asa" (Salmos 148:2-4, 7-9, 10);

aqui, exatamente as mesmas coisas são nomeadas, como as "baleias, a árvore frutífera, a fera, a besta, o réptil e a ave." Nunca se poderia dizer a elas que "glorificassem JEHOVAH" a menos que por elas fossem significadas coisas no homem.

[3] Nos Profetas se distingue muito bem entre "bestas" e "feras da terra" e entre "bestas" e "feras do campo." De tal modo os bens são chamados "bestas" que aqueles que no céu estão mais perto do SENHOR são chamados "animais," tanto em Ezequiel como em João:

"Todos os anjos estavam ao redor do trono, e os anciões, e os quatro animais; e caíram perante o trono sobre as suas faces, e adoraram o Cordeiro" (Revelação 7:2; Revelação 19:4).

São chamadas, também, "criaturas" às quais o Evangelho deve ser pregado, porque devem ser criadas de novo:

"Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura" (Marcos 16:15).

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém