Die Bibel

 

Gênesis 1

Lernen

1 No princípio criou Deus os céus e a terra.

2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas.

3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

4 Viu Deus que a luz era boa; e fez separação entre a luz e as trevas.

5 E Deus chamou à luz dia, e às trevas noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

6 E disse Deus: haja um firmamento no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.

7 Fez, pois, Deus o firmamento, e separou as águas que estavam debaixo do firmamento das que estavam por cima do firmamento. E assim foi.

8 Chamou Deus ao firmamento céu. E foi a tarde e a manhã, o dia segundo.

9 E disse Deus: Ajuntem-se num só lugar as águas que estão debaixo do céu, e apareça o elemento seco. E assim foi.

10 Chamou Deus ao elemento seco terra, e ao ajuntamento das águas mares. E viu Deus que isso era bom.

11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.

12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

13 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;

15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.

16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,

18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.

19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.

21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.

22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.

23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.

24 E disse Deus: Produza a terra seres viventes segundo as suas espécies: animais domésticos, répteis, e animais selvagens segundo as suas espécies. E assim foi.

25 Deus, pois, fez os animais selvagens segundo as suas espécies, e os animais domésticos segundo as suas espécies, e todos os répteis da terra segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.

26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra.

27 Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o Criou; homem e mulher os Criou.

28 Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.

29 Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas as ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.

30 E a todos os animais da terra, a todas as aves do céu e a todo ser vivente que se arrasta sobre a terra, tenho dado todas as ervas verdes como mantimento. E assim foi.

31 E viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. E foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

Aus Swedenborgs Werken

 

Arcanos Celestes #1066

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 10837  
  

1066. Que "deles foi disseminada toda a terra' signifique que daí tenham derivado todas as doutrinas, tanto as verdadeiras quanto as falsas, vê-se pela significação de 'terra'. Na Palavra, [o vocábulo] 'terra' é empregado de várias formas. No sentido universal é o lugar ou a região onde há a igreja ou onde houve a igreja, como a terra de Canaan, a terra de Judah, a terra de Israel, assim, universalmente, em lugar de toda igreja, pois a terra é qualificada pelo homem que ali está, como também é notório pela linguagem comum. Por isso, quando os antigos diziam 'toda a terra', não entendiam todas as terras do mundo, mas somente a terra onde estava a igreja e, por conseguinte, a igreja mesma, conforme se pode ver pelas seguintes passagens na Palavra.

Em Isaías:

"Jehovah, que esvazia a terra; esvaziando será esvaziada a terra; prateará, será confundida a terra; e a terra será contaminadas sob os seus habitantes; por causa disso, a maldição comerá a terra; por isso serão queimados os habitantes da terra, e o homem deixado será pouco. As cataratas foram abertas do alto, e foram abalados os fundamentos da terra; fraturando foi fraturada a terra; rompendo rompeu-se a terra; movendo moveu-se a terra; tropeçando tropeça a terra, como um ébrio; e vacila daqui para lá como uma choupana; e pesada será a terra por causa de sua prevaricação, e cairá, e não voltará a se levantar" (Isaías 24:1, 3-6, 18-20);

A 'terra' está em lugar do povo que há nela e, de fato, em lugar do povo da igreja; assim, está em lugar da igreja e em lugar das coisas da igreja que são devastadas, das quais se diz, quando devastadas, 'ser esvaziada, abalada, tropeçar como um ébrio, vacilar, cair e não voltar a se levantar'.

[2] Que pela 'terra' seja significado o homem, a igreja que é do homem, [vê-se] em Malaquias:

"Proclamar-vos-ão bem-aventurados todas as nações, porque vós sereis a terra do beneplácito" (Malaquias 3:12).

Que a terra esteja em lugar da igreja, em Isaías:

"Não compreendestes os fundamentos da terra?" (Isaías 40:21), onde os 'fundamentos da terra' estão em lugar dos fundamentos da igreja.

No mesmo:

"Eis que Eu crio céus novos e uma terra nova" (Isaías 65:17; 66:22; Revelação 21:1);

'céus novos e uma terra nova' estão lugar do reino do Senhor e da igreja.

Em Zacarias:

"Jehovah, que estende os céus e funda a terra, e que forma o espírito do homem no meio dele" (Zacarias 12:1),

Em lugar da igreja, como também anteriormente:

"No princípio criou Deus o céu e a terra" (Gênesis 1:1);

"Foram acabados os céus e a terra" (Gênesis 2:1);

"Estas são as natividades do céu e da terra" (Gênesis 2:4),

Em todas essas passagens, em lugar da igreja , que foi 'criada, formada e feita'.

Em Joel:

"Diante D'Ele foi abalada a terra, tremeram os céus, o sol e a lua enegreceram" (Joel 2:10),

Em lugar da igreja e das coisas que são da igreja, que, quando são devastadas, se diz que 'o céu e a terra se abalam, o sol e a luz enegrecem', isto é, o amor e a fé.

[3] Em Jeremias:

"Vi a terra, e eis que é um vácuo e um vazio; e os céus, e não havia a luz deles" (Jeremias 4:23);

Aqui a 'terra' está claramente em lugar do homem em quem não há igreja alguma.

No mesmo:

"Desolada será toda a terra, e a consumação não farei, por isso pranteará a terra e se enegrecerão os céus" (Jeremias 4:27-28);

Semelhantemente, em lugar da igreja, cujos exteriores são a 'terra' e os interiores, os 'céus', dos quais se diz que 'enegrecem e neles não há luz alguma' quando não há mais sabedoria do bem e inteligência do vero, e também, então, que a terra é 'vácua e vazia'. Dá-se de modo semelhante em relação ao homem da igreja, que seria a igreja. Que em outras passagens por 'toda a terra' também se entenda somente a igreja, vê-se em Daniel:

"A quarta besta, será um quarto reino na terra, que será diverso de todos os reinos, e devorará toda a terra e pisá-la-á e esmagá-la-á" (Daniel 7:23);

'toda a terra' está em lugar da igreja e das coisas que são da igreja, pois na Palavra não se trata das autoridades monárquicas, como fazem os escritos profanos, mas das coisas santas e dos estados da igreja, que são significados pelos 'reinos da terra'.

[4] Em Jeremias:

"Uma grande tempestade será suscitada dos lados da terra, e nesse dia haverá trespassados de Jehovah de uma extremidade da terra até a [outra] extremidade da terra" (Jeremias 25:32-33);

Aí, 'de uma extremidade da terra até a [outra] extremidade da terra' está em lugar da igreja e em lugar de tudo o que é da igreja.

Em Isaías:

"Repousa e está sossegada toda a terra; retumbaram de com júbilo" (Isaías 14:7);

Aí, 'toda a terra' está em lugar da igreja.

Em Ezequiel:

"Assim como se alegra toda a terra" (Ezequiel 35:14), onde, também, 'toda a terra' está em lugar da igreja.

Em Isaías:

"Jurei que as águas não mais passarão sobre a terra" (Isaías 54:9), onde a 'terra' está em lugar da igreja, pois se trata da igreja.

[5] Como a 'terra', na Palavra, significa a igreja, significa também a não-igreja, pois cada uma dessas palavras tem sentidos contrários ou opostos; como por exemplo as diversas terras dos gentios, em geral todas as terras fora da terra de Canaan. Por isso a 'terra' está também em lugar do povo e do homem fora da Igreja e, por conseguinte, do homem externo, de sua vontade, de seu proprium, e assim por diante. O vocábulo é raramente usado na Palavra em lugar de todo o globo, exceto se então é para significar todo o gênero humano quanto ao estado da igreja deles ou da não-igreja. E como a terra é o continente do humo, que também significa a Igreja, e o humo é o continente do campo, por isso o vocábulo 'terra' significa – porque envolve – muitas coisas; mas o que ela significa é evidente pelo, como por seu sujeito, de que se trata e se atribui. Por aí se pode ver agora que por 'toda a terra' que foi disseminada pelos filhos de Noach não é significado todo o mundo, ou todo o gênero humano, mas todas as doutrinas, tanto verdadeiras como falsas, que eram das igrejas.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém