Bible

 

Números 17

Studie

   

1 Então disse o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreve o nome de cada um sobre a sua vara.

3 O nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça das casas de seus pais terá uma vara.

4 E as porás na tenda da revelação, perante o testemunho, onde venho a vós.

5 Então brotará a vara do homem que eu escolher; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.

6 Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel, e todos os seus príncipes deram-lhe varas, cada príncipe uma, segundo as casas de seus pais, doze varas; e entre elas estava a vara de Arão.

7 E Moisés depositou as varas perante o Senhor na tenda do testemunho.

8 Sucedeu, pois, no dia seguinte, que Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, brotara, produzira gomos, rebentara em flores e dera amêndoas maduras.

9 Então Moisés trouxe todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles olharam, e tomaram cada um a sua vara.

10 Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para se guardar por sinal contra os filhos rebeldes; para que possas fazer acabar as suas murmuraçoes contra mim, a fim de que não morram.

11 Assim fez Moisés; como lhe ordenara o Senhor, assim fez.

12 Então disseram os filhos de Israel a Moisés: Eis aqui, nós expiramos, perecemos, todos nós perecemos.

13 Todo aquele que se aproximar, sim, todo o que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá; porventura pereceremos todos?

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 485

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

485. APOCALIPSE, CAPÍTULO 11

1. E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA, E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS, E O ALTAR E OS ADORADORES NELE.

2. E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO, DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS, PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES, E PISARÃO A CIDADE SANTA QUARENTA E DOIS MESES.

3. E DAREI AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS E PROFETIZARÃO MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS, VESTIDAS DE SACOS.

4. ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA.

5. E SE ALGUÉM OS QUISER DANIFICAR, UM FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS; E SE ALGUÉM LHES QUISER CAUSAR DANO, É

NECESSÁRIO QUE ASSIM SEJA MORTO.

6. ESTES TÊM PODER DE FECHAR O CÉU, PARA QUE NÃO CAIA CHUVA NOS DIAS DA SUA PROFECIA; E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA MUDÁ-LAS EM SANGUE;

E FERIR A TERRA COM TODA A PRAGA, TANTAS QUANTAS VEZES QUISEREM.

7. E QUANDO TIVEREM DADO O SEU TESTEMUNHO, A BESTA, SUBINDO DO ABISMO, FARÁ GUERRA CONTRA ELES E OS VENCERÁ E OS MATARÁ.

8. E SEUS CORPOS (ESTARÃO) NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE, QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO, ONDE TAMBÉM NOSSO SENHOR FOI CRUCIFICADO.

9. E DENTRE OS POVOS E TRIBOS E LÍNGUAS E NAÇÕES VERÃO SEUS CORPOS TRÊS DIAS E MEIO, E ELES NÃO PERMITIRÃO QUE SEUS CORPOS SEJAM POSTOS EM SEPULCROS.

10. E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES E SE ALEGRARÃO, E ENVIARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS, PORQUE ESSES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA.

11. E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE SEUS PÉS, E UM GRANDE TEMOR CAIU SOBRE OS QUE OS VIRAM.

12. E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU, DIZENDO-LHES: SUBI AQUI; E SUBiRAM AO CÉU NUMA NUVEM E SEUS INIMIGOS OS VIRAM.

13. E NAQUELA HORA SE FEZ UM GRANDE TERREMOTO, E A DÉCIMA PARTE DA CIDADE CAIU, E FORAM MORTOS NO TERREMOTO SETE MIL NOMES DE HOMENS; E OS OUTROS SE ATEMORIZARAM E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU.

14. O SEGUNDO AI PASSOU; EIS QUE O TERCEIRO AI VEM LOGO.

15. E O SÉTIMO ANJO TOCOU (A TROMBETA) E SE FIZERAM GRANDES VOZES NO CÉU, DIZENDO: OS REINOS DO MUNDO TORNARAM-SE DE NOSSO SENHOR E DE SEU CRISTO, E REINARÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.

16. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, QUE ESTÃO SENTADOS NOS SEUS TRONOS DIANTE DE DEUS, CAÍRAM SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS,

17. DIZENDO; GRAÇAS TE DAMOS, SENHOR DEUS ONIPOTENTE, QUE ÉS, QUE ERAS E QUE VIRÁS, QUE TOMASTE O TEU GRANDE PODER E ENTRASTE NO REINO.

18. E AS NAÇÕES SE IRARAM; E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE JULGAR OS MORTOS E DE DAR RECOMPENSA AOS TEUS SERVOS, OS PROFETAS E OS SANTOS, E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, PEQUENOS E GRANDES; E DE PERDER OS QUE PERDEM A TERRA.

19. E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO; E FIZE- RAM-SE RELÂMPAGOS, E VOZES, E TROVÕES, E UM TERREMOTO E GRANDE SARAIVA.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Trata-se, ainda, do estado da Igreja dos Reformados, constituída por aqueles que, estando interiormente na fé só, são contra os dois essenciais da Nova Igreja, a saber, que o Senhor Só é o Deus do céu e da terra e que o Seu Humano é Divino, e que se deve viver segundo os preceitos do Decálogo. Estes dois essenciais foram pregados diante deles (versículos 3-6). Mas foram inteiramente rejeitados (versículos 7-10). Eles foram ressuscitados pelo Senhor (versículos 11, 12). Os que rejeitaram pereceram (versículo 13). Pelo Novo Céu foi manifestado o estado na Nova Igreja (versículos 15-19).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA significa que lhe foram dados pelo Senhor a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo (n. 485). E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS, E O ALTAR E OS ADORADORES NELE significa a presença do Senhor e a Sua ordem para ver e conhecer o estado da Igreja no novo céu (n. 486).

2. E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO. DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS significa que o estado da Igreja nas terras, tal qual ele é agora, deve ser removido e não ser conhecido (n. 487). PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES significa porque o estado dessa Igreja foi destruído e assolado pelos males da vida (n. 488). E PISARÃO A CIDADE SANTA QUARENTA E DOiS MESES significa que isso dispersará toda a verdade da Palavra até que nada reste (n. 489).

3. E DAREI AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS significa aqueles que confessam e reconhecem de coração que o Senhor é o Deus do céu e da terra e que o Seu Humano é Divino e que são conjuntos a Ele por uma vida de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 490). E PROFETIZARÃO MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS significa que estas duas coisas, o reconhecimento do Senhor e a vida segundo os preceitos do Decálogo, que são os essenciais da Nova Igreja, serão ensinadas até o fim e no começo (n. 491). VESTIDAS DE SACOS significa o luto, durante esse tempo, por causa da não recepção da verdade (n. 492).

4. ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA significa o amor e a inteligência, ou a caridade e a fé, pelo Senhor, neles (n. 493).

5. E SE ALGUÉM OS QUISER DANIFICAR, UM FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS significa. que quem quiser destruir esses dois essenciais da Nova

Igreja perecerá pelo amor infernal (n. 494). E SE ALGUÉM LHES QUISER CAUSAR DANO É NECESSÁRIO QUE ASSIM SEJA MORTO significa que aquele que os condena é igualmente condenado (n. 495).

6. ESTES TÊM O PODER DE FECHAR O CÉU. PARA QUE NÃO CAIA CHUVA NOS DIAS DA SUA PROFECIA significa que aqueles que têm aversão por estes dois essenciais não podem receber verdade alguma vinda do céu (n. 496). E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA MUDÁ-LAS EM SANGUE significa que os que têm aversão por eles falsificam as verdades da Palavra (n. 497). E FERIR A TERRA COM TODA A PRAGA. TANTAS QUANTAS VEZES QUISEREM significa que os que querem destruídos se precipitam nos males e nas falsidades de todo o gênero cada vez e quantas vezes fizerem isso. (n. 498).

7. E QUANDO TIVEREM DADO O SEU TESTEMUNHO significa depois que o Senhor tiver ensinado esses dois essenciais da Nova Igreja (n. 499). A BESTA, SUBINDO DO ABISMO. FARÁ GUERRA CONTRA ELES E OS VENCERÁ E OS MATARÁ significa que os que estão nos internos da doutrina sobre o fé só rejeitarão esses dois ensinamentos (n. 500).

8. E SEUS CORPOS ESTARÃO NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE significa que esses dois essenciais foram inteiramente rejeitados (n. 501).

QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO significa os dois amores infernais, que são o amor de dominar derivado do amor de si e o amor de reinar derivado do orgulho da própria inteligência, os quais estão na Igreja onde Deus não é um, onde o Senhor não é adorado e onde não se vive de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 502, 503). ONDE TAMBÉM NOSSO SENHOR FOI CRUCIFICADO significa o não reconhecimento do Divino Humano do Senhor e, assim, o estado de rejeição (n. 504).

9. E DENTRE OS POVOS E TRIBOS E LÍNGUAS E NAÇÕES VERÃO SEUS CORPOS TRÊS DIAS E MEIO significa: quando todos aqueles, que estiveram e estiverem pela fé só nas falsidades da doutrina e nos males da vida, no fim da Igreja que ainda existe e no começo da Nova (Igreja), tenham ouvido e ouvirão falar desses dois essenciais (n. 505).

E ELES NÃO PERMITIRÃO QUE SEUS CORPOS SEJAM POSTOS EM SEPULCROS significa que eles condenaram e condenarão esses essenciais (n. 506).

10. E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES E SE ALEGRARÃO significa o prazer da afeição do coração e da alma, na Igreja, nos que estavam na fé sá (n. 507). E ENVIARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS signi fica a consociacão pelo amor e pela amizade (n. 508). PORQUE ESSES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA significa que esses dois essenciais da Nova Igreja, por causa de sua oposição aos dois essenciais recebidos na Igreja dos Reformados, são menosprezados, desdenhados e odiados (n. 509).

11. E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE OS SEUS PÉS significa que esses dois essenciais, quando a Nova Igreja começa e progride, são vivificados pelo Senhor naqueles que recebem (n. 510). E UM GRANDE TEMOR CAIU SOBRE OS QUE OS VIRAM significa a comoção da mente e a consternação por causa das Divinas Verdades (n. 511).

12. E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU DIZENDO- -LHES: SUBI AQUI significa esses dois essenciais da Nova Igreja transportados pelo Senhor no céu, de onde eles são e onde eles estão, e a sua defesa (n. 512). E SUBIRAM AO CÉU NUMA NUVEM significa o transporte no céu e a conjunção com o Senhor lá, pela Divina Verdade da Palavra no sentido da letra (n. 513). E SEUS INIMIGOS OS VIRAM significa que os que estão na fé separada da caridade ouviram esses essenciais, mas persistiram em suas falsidades (n. 514).

13. E NAQUELA HORA SE FEZ UM GRANDE TERREMOTO E A DÉCIMA PARTE DA CIDADE CAIU significa que então se fez neles uma notável mudança de estado e que, arrancados do céu, eles foram precipitados no inferno (n. 515). E FORAM MORTOS NO TERREMOTO SETE MIL NOMES DE HOMENS significa que todos os que confessaram a fé só, e que, por isso consideraram como nada as obras da caridade, pereceram (n. 516). E OS OUTROS SE ATEMORIZARAM E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU significa que os que viram a destruição deles reconheceram o Senhor e foram separados (n. 517).

14. O SEGUNDO AI PASSOU; EIS QUE O TERCEIRO AI VEM LOGO significa a lamentação sobre o estado perverso da Igreja e a lamentação final, de que se fala a seguir (n. 518).

15. E O SÉTIMO ANJO TOCOU (A TROMBETA) significa o exame e a manifestação do estado da Igreja depois da consumação, quando se efetua a vinda do Senhor e de Seu Reino (n. 519). E SE FIZERAM GRANDES VOZES NO CÉU DIZENDO: OS REINOS DO MUNDO TORNARAM-SE DE NOSSO SENHOR E DE SEU CRISTO, E REINARÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa as celebrações pelos anjos porque o céu e a Igreja se tornaram o céu e a Igreja do Senhor, como eles tinham sido desde o começo, e porque agora também eles se tornaram o céu e a Igreja de Seu Divino Humano e, em consequência, por que o Senhor agora, quanto ao Divino e quanto ao Humano, reinará eternamente sobre o céu e a Igreja (n. 520).

16. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, QUE ESTÃO SENTADOS NOS SEUS TRONOS DIANTE DE DEUS, CAÍRAM SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS significa o reconhecimento, por todos os anjos do céu, de que o Senhor é o Deus do céu e da terra, e uma adoração profunda (n. 521).

17. DIZENDO: GRAÇAS TE DAMOS, SENHOR DEUS ONIPOTENTE, QUE ÉS, QUE ERAS E QUE VIRÁS significa a confissão e a glorificação pelos anjos do céu de que o Senhor é Aquele Que é, Que vive, Que pode por Si Mesmo e Que governa todas as coisas, porque Só Ele é Eterno e Infinito (n. 522). QUE TOMASTE O TEU GRANDE PODER E ENTRASTE NO REINO significa o novo céu e a Nova Igreja, onde Ele ser á reconhecido como Deus Único (n. 523).

18. E AS NAÇÕES SE IRARAM significa que os que estão na fé só, por conseguinte, nos males da vida, se encolerizaram e infestaram os que são contra sua fé (n. 524). E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE JULGAR OS MORTOS significa a sua destruição e o Juízo Final sobre aqueles em quem não há vida alguma espiritual (n. 525). E DE DAR RECOMPENSA AOS TEUS SERVOS, OS PROFETAS E OS SANTOS significa a felicidade da vida eterna naqueles que estão nas verdades da doutrina derivadas da Palavra e na vida segundo essas verdades (n. 526). E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, PEQUENOS E GRANDES significa os que amam as coisas pertencentes ao Senhor em maior ou menor grau (n. 527). E DE PERDER OS QUE PERDEM A TERRA significa lançar no inferne os que destruíram a Igreja (n. 528).

19. E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO significa o novo céu, no qual o Senhor é adorado em Seu Divino Humano e no qual se vive de acordo com os preceitos de Seu Decálogo, o que constitui os dois essenciais da Nova Igreja, pelos quais há conjunção (n. 529). E SE FIZERAM RELÂMPAGOS E VOZES E TROVÕES E UM TERREMOTO E GRANDE SARAIVA significa então, nos lugares inferiores, raciocínios, comoções e falsificações do bem e da verdade (n. 530).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA significa que lhe foram dados pelo Senhor a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo. Pela “cana” é significado um poder fraco como o que o homem tem por si próprio, e pela “vara” é significado um poder efetivo como aquele que o homem tem pelo Senhor. Portanto, por “ter sido dada uma cana semelhante a uma vara” é significado o poder dado pelo Senhor. Que sejam a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo, é evidente pelo que se segue neste capítulo até o fim.

[2] Que por cana ou caniço é significado um poder fraco como o que o homem tem por si mesmo, vê-se nas seguintes passagens:

“Eis, tu te confiaste sobre a vara de caniço quebrado, sobre o Egito, sobre o qual, quando um homem se apóia, entra-lhe na mão e a fura” (Isaías 36:6).

“Para que conheçam os habitantes do Egito que Eu sou Jehovah, porque eles foram uma vara de caniço para a casa de Israel. Quando te tiveram nas mãos. tu te rachaste e lhes furaste todo o ombro” (Ezequiel 29:6, 7).

Pelo “Egito” é significado o homem natural, que confia em suas próprias forças. Por isso, ele é chamado “vara de caniço quebrado”, por “caniço” é significado um poder fraco em Isaías:

“Ele não quebrará o caniço contuso e não apagará o linho que fumega” (42:3).

[3] Entretanto, por “vara” é significado o poder efetivo que vem do Senhor, aqui o poder de conhecer o estado da Igreja, porque com a vara João “media o templo e o altar” e por “medir” é significado conhecer e por “templo e altar” é significada a Igreja, como se mostrará adiante. Pela “vara” é significado o poder, porque a madeira, de que eram feitos os bastões na Igreja entre os antigos, significa o bem, e porque ela está em lugar da mão direita e a sustenta e a “mão direita” significa o poder. Daí vem que o cetro é um bastão curto e por “cetro” é significado o poder do rei. “Cetro” e “bastão” são também a mesma palavra na língua hebraica.

[4] Que “a vara” significa o poder, é evidente por estas passagens:

“Dizei como se quebrou a vara de força, a vara de honra. Desce da glória e assenta-te na sede” (Jeremias 48:17, 18). “Jehovah te enviará a vara da tua força de Sião” (Salmo 110:2).

“Feriste com varas a cabeça dos infiéis” (Habacuque 3:14).

“Israel, vara da herança de Jehovah” (Jeremias 10:16; Jeremias 51:19).

“A Tua vara e o Teu cajado me consolam” (Salmo 23:4). “Jehovah quebrou a vara dos ímpios” (Isaías 9:4; Isaías 14:5; Salmo 125:3).

O Meu povo interroga a madeira e a sua vara lhe responde” (Osélas

4:12).

“Jehovah tira de Jerusalém toda a vara de pão e toda a vara de água” (Isaías 3:1; Ezequiel 4:16; Ezequiel 5:16; 14:13; Salmo 105:16; Levítico 26:26).

Pela “vara de pão e água” é significado o poder do bem e da verdade e por “Jerusalém” a Igreja. Pela “vara de Levi sobre a qual havia o nome de Aharão e que, na tenda, produziu flores e amêndoas” (Números 17:2-10) não é significada outra coisa, no sentido espiritual, senão o poder da verdade e do bem, porque Levi e Aharão significam a verdade e o bem da Igreja.

[5] Que “a vara” significa poder, vê-se claramente pelo poder da vara de Moisés (da qual se diz)

Que, por essa vara estendida, as águas foram mudadas em sangue (Êxodo 7:20)

Que por ela as rãs subiram sobre a terra do Egito (Êxodo 8:1 e seguintes)

Que por ela houve piolhos (Êxodo 8:16 e seguintes)

Que por ela houve trovões e saraiva (Êxodo 9:23 e seguintes) Que por ela houve gafanhotos (Êxodo 10:12 e seguintes) Que por ela o mar de Suph se abriu e voltou (Êxodo 14:16, 21, 26)

Que por ela as águas correram da rocha de Horeb (Êxodo 17:5 e seguintes; Números 20:7-13)

Que por ela. na mão de Moisés, Josué prevaleceu sobre os amalequitas (Êxodo 17:9-12)

Que peia vara do anjo saiu fogo da rocha (Juízes 6:21).

Segundo essas passagens, é evidente que pela “vara” é significado o poder, e em muitas outras também, como em Isaías 10:5, 24, 26, Isaías 11:4, Isaías 14:5

Isaías 30:31, 32, Ezequiel 19:10-14Lamentações 3:1, Miquéias 7:14, Zacarias 10:11Números 21:18.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 502

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

502. QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO significa os dois amores infernais, que são o amor de dominar derivado do amor de si e o amor de reinar derivado do orgulho da própria inteligência, os quais estão na Igreja onde Deus não é um, onde o Senhor não é adorado e onde não se vive de acordo com os preceitos do Decálogo. Por “Sodo- ma”. no sentido espiritual, é significado o amor de dominar derivado do amor de si, como se vai mostrar, e por “Egito”, no sentido espiritual, é significado o amor de reinar derivado do orgulho da própria inteligência, como também se vai mostrar; como esses dois amores têm esse significado, por isso se diz “espiritualmente Sodoma e Egito”. Esses dois amores estão na Igreja onde Deus não é um, onde o Senhor não é adorado e onde não se vive de acordo com os preceitos do Decálogo, porque o homem nasce nesses dois amores e vem nesses amores quando cresce e, assim, esses amores não podem ser afastados senão por Deus Salvador e pela vida de acordo com os Seus preceitos. E eles não podem ser afastados por Deus Salvador exceto se o homem se dirigir a Ele, e não há vida de acordo com os Seus preceitos, a menos que o homem seja conduzido por Ele. A vida pode ser dada, mas não uma vida em que haja alguma coisa do céu e da Igreja; esta vida só é dada por Aquele que é a Vida Mesma. Que o Senhor é esta vida, pode-se ver em João (1:1, 4; 5:26; 6:33, 35 e seguintes — 11:25, 26; 14:6, 19), e em muitos outros lugares.

[2] Nos dias de hoje não se sabe que o amor de dominar derivado do amor de si e o amor de reinar derivado do orgulho da própria inteligência são as cabeças de todos os amores do inferno e, assim, as cabeças de todos os males e, por conseguinte, de todas as falsidades na Igreja. Os prazeres desses amores, que excedem os prazeres de todas as voluptuo- sidades da mente, fazem que não se saiba (o que são), quando, entretanto, eles são “espiritualmente Sodoma e Egito”. Que “Sodoma” é o amor de dominar derivado do amor de si, pode-se ver pela descrição de Sodoma em Moisés. Quando os anjos foram lá, os habitantes quiseram fazer-lhes violência na casa de Lot, tendo caído do céu sobre eles uma chuva de fogo e enxofre (Gênesis 19:1 e seguintes). Por “fogo e enxofre” é; significado esse amor com as suas concupiscências.

Vi coisas semelhantes quando, no dia do Juízo Final, as cidades e as sociedades compostas de espíritos foram derribadas e eles foram precipitados no inferno. Esses amores e seus males são significados por “Sodoma e Gomorra” nestas passagens: Isaías 1:10Isaías 3:8, 9 — isaías 13:19, Jeremias 23:14, 49:18, 50:37, 40Lamentações 4:6, Ezequiel 16:46-50, Amós 4:11 Sofonias 2:9, 10, Deuteronômio 29:23, 32:32, Mateus 10:14, 15Mateus 11:23, Marcos 6:11, Lucas 10:10-12, 17:28, 29.

[3] Que este amor é significado por “Sodoma” é coisa ignorada no mundo, mas (o leitor) deve reter e lembrar-se disso quando chegar ao mundo dos espíritos, o que se efetuará depois da morte, e será plenamente confirmado.

Mas cumpre saber que há o amor da dominação derivado do amor de si e o amor da dominação derivado do amor dos usos; este amor é celeste mas aquele é infernal. Por isso, quando um faz a cabeça o outro faz os pés, isto é, quando o amor da dominação derivado do amor de si faz a cabeça, o amor da dominação derivado do amor dos usos, que é também o amor de ser útil ao próximo pelo Senhor, faz primeiro os pés, depois as solas dos pés e, finalmente, é calcado aos pés; mas quando o amor da dominação derivado do amor dos usos, que é, como se disse, o amor celeste, faz a cabeça, o amor da dominação derivado do amor de si, que é, como se disse, o amor infernal, faz primeiro os pés, depois as solas dos pés e, finalmente, é calcado aos pés. Mas esses dois amores dificilmente podem ser discriminados pelo homem neste mundo, e isso porque as suas formas externas são semelhantes.

Contudo, eles são discernidos pelo fato de que esse amor celeste está naqueles que se dirigem ao Senhor e vivem de acordo com os preceitos do Decálogo, e de que esse amor inferna! está naqueles que não se dirigem ao Senhor e não vivem segundo os preceitos do Decálogo.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987