Bible

 

Números 17

Studie

   

1 Então disse o Senhor a Moisés:

2 Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreve o nome de cada um sobre a sua vara.

3 O nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça das casas de seus pais terá uma vara.

4 E as porás na tenda da revelação, perante o testemunho, onde venho a vós.

5 Então brotará a vara do homem que eu escolher; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.

6 Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel, e todos os seus príncipes deram-lhe varas, cada príncipe uma, segundo as casas de seus pais, doze varas; e entre elas estava a vara de Arão.

7 E Moisés depositou as varas perante o Senhor na tenda do testemunho.

8 Sucedeu, pois, no dia seguinte, que Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, brotara, produzira gomos, rebentara em flores e dera amêndoas maduras.

9 Então Moisés trouxe todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles olharam, e tomaram cada um a sua vara.

10 Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para se guardar por sinal contra os filhos rebeldes; para que possas fazer acabar as suas murmuraçoes contra mim, a fim de que não morram.

11 Assim fez Moisés; como lhe ordenara o Senhor, assim fez.

12 Então disseram os filhos de Israel a Moisés: Eis aqui, nós expiramos, perecemos, todos nós perecemos.

13 Todo aquele que se aproximar, sim, todo o que se aproximar do tabernáculo do Senhor, morrerá; porventura pereceremos todos?

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 485

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

485. APOCALIPSE, CAPÍTULO 11

1. E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA, E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS, E O ALTAR E OS ADORADORES NELE.

2. E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO, DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS, PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES, E PISARÃO A CIDADE SANTA QUARENTA E DOIS MESES.

3. E DAREI AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS E PROFETIZARÃO MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS, VESTIDAS DE SACOS.

4. ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA.

5. E SE ALGUÉM OS QUISER DANIFICAR, UM FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS; E SE ALGUÉM LHES QUISER CAUSAR DANO, É

NECESSÁRIO QUE ASSIM SEJA MORTO.

6. ESTES TÊM PODER DE FECHAR O CÉU, PARA QUE NÃO CAIA CHUVA NOS DIAS DA SUA PROFECIA; E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA MUDÁ-LAS EM SANGUE;

E FERIR A TERRA COM TODA A PRAGA, TANTAS QUANTAS VEZES QUISEREM.

7. E QUANDO TIVEREM DADO O SEU TESTEMUNHO, A BESTA, SUBINDO DO ABISMO, FARÁ GUERRA CONTRA ELES E OS VENCERÁ E OS MATARÁ.

8. E SEUS CORPOS (ESTARÃO) NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE, QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO, ONDE TAMBÉM NOSSO SENHOR FOI CRUCIFICADO.

9. E DENTRE OS POVOS E TRIBOS E LÍNGUAS E NAÇÕES VERÃO SEUS CORPOS TRÊS DIAS E MEIO, E ELES NÃO PERMITIRÃO QUE SEUS CORPOS SEJAM POSTOS EM SEPULCROS.

10. E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES E SE ALEGRARÃO, E ENVIARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS, PORQUE ESSES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA.

11. E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE SEUS PÉS, E UM GRANDE TEMOR CAIU SOBRE OS QUE OS VIRAM.

12. E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU, DIZENDO-LHES: SUBI AQUI; E SUBiRAM AO CÉU NUMA NUVEM E SEUS INIMIGOS OS VIRAM.

13. E NAQUELA HORA SE FEZ UM GRANDE TERREMOTO, E A DÉCIMA PARTE DA CIDADE CAIU, E FORAM MORTOS NO TERREMOTO SETE MIL NOMES DE HOMENS; E OS OUTROS SE ATEMORIZARAM E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU.

14. O SEGUNDO AI PASSOU; EIS QUE O TERCEIRO AI VEM LOGO.

15. E O SÉTIMO ANJO TOCOU (A TROMBETA) E SE FIZERAM GRANDES VOZES NO CÉU, DIZENDO: OS REINOS DO MUNDO TORNARAM-SE DE NOSSO SENHOR E DE SEU CRISTO, E REINARÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.

16. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, QUE ESTÃO SENTADOS NOS SEUS TRONOS DIANTE DE DEUS, CAÍRAM SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS,

17. DIZENDO; GRAÇAS TE DAMOS, SENHOR DEUS ONIPOTENTE, QUE ÉS, QUE ERAS E QUE VIRÁS, QUE TOMASTE O TEU GRANDE PODER E ENTRASTE NO REINO.

18. E AS NAÇÕES SE IRARAM; E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE JULGAR OS MORTOS E DE DAR RECOMPENSA AOS TEUS SERVOS, OS PROFETAS E OS SANTOS, E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, PEQUENOS E GRANDES; E DE PERDER OS QUE PERDEM A TERRA.

19. E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO; E FIZE- RAM-SE RELÂMPAGOS, E VOZES, E TROVÕES, E UM TERREMOTO E GRANDE SARAIVA.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Trata-se, ainda, do estado da Igreja dos Reformados, constituída por aqueles que, estando interiormente na fé só, são contra os dois essenciais da Nova Igreja, a saber, que o Senhor Só é o Deus do céu e da terra e que o Seu Humano é Divino, e que se deve viver segundo os preceitos do Decálogo. Estes dois essenciais foram pregados diante deles (versículos 3-6). Mas foram inteiramente rejeitados (versículos 7-10). Eles foram ressuscitados pelo Senhor (versículos 11, 12). Os que rejeitaram pereceram (versículo 13). Pelo Novo Céu foi manifestado o estado na Nova Igreja (versículos 15-19).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA significa que lhe foram dados pelo Senhor a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo (n. 485). E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS, E O ALTAR E OS ADORADORES NELE significa a presença do Senhor e a Sua ordem para ver e conhecer o estado da Igreja no novo céu (n. 486).

2. E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO. DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS significa que o estado da Igreja nas terras, tal qual ele é agora, deve ser removido e não ser conhecido (n. 487). PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES significa porque o estado dessa Igreja foi destruído e assolado pelos males da vida (n. 488). E PISARÃO A CIDADE SANTA QUARENTA E DOiS MESES significa que isso dispersará toda a verdade da Palavra até que nada reste (n. 489).

3. E DAREI AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS significa aqueles que confessam e reconhecem de coração que o Senhor é o Deus do céu e da terra e que o Seu Humano é Divino e que são conjuntos a Ele por uma vida de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 490). E PROFETIZARÃO MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS significa que estas duas coisas, o reconhecimento do Senhor e a vida segundo os preceitos do Decálogo, que são os essenciais da Nova Igreja, serão ensinadas até o fim e no começo (n. 491). VESTIDAS DE SACOS significa o luto, durante esse tempo, por causa da não recepção da verdade (n. 492).

4. ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA significa o amor e a inteligência, ou a caridade e a fé, pelo Senhor, neles (n. 493).

5. E SE ALGUÉM OS QUISER DANIFICAR, UM FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS significa. que quem quiser destruir esses dois essenciais da Nova

Igreja perecerá pelo amor infernal (n. 494). E SE ALGUÉM LHES QUISER CAUSAR DANO É NECESSÁRIO QUE ASSIM SEJA MORTO significa que aquele que os condena é igualmente condenado (n. 495).

6. ESTES TÊM O PODER DE FECHAR O CÉU. PARA QUE NÃO CAIA CHUVA NOS DIAS DA SUA PROFECIA significa que aqueles que têm aversão por estes dois essenciais não podem receber verdade alguma vinda do céu (n. 496). E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA MUDÁ-LAS EM SANGUE significa que os que têm aversão por eles falsificam as verdades da Palavra (n. 497). E FERIR A TERRA COM TODA A PRAGA. TANTAS QUANTAS VEZES QUISEREM significa que os que querem destruídos se precipitam nos males e nas falsidades de todo o gênero cada vez e quantas vezes fizerem isso. (n. 498).

7. E QUANDO TIVEREM DADO O SEU TESTEMUNHO significa depois que o Senhor tiver ensinado esses dois essenciais da Nova Igreja (n. 499). A BESTA, SUBINDO DO ABISMO. FARÁ GUERRA CONTRA ELES E OS VENCERÁ E OS MATARÁ significa que os que estão nos internos da doutrina sobre o fé só rejeitarão esses dois ensinamentos (n. 500).

8. E SEUS CORPOS ESTARÃO NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE significa que esses dois essenciais foram inteiramente rejeitados (n. 501).

QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO significa os dois amores infernais, que são o amor de dominar derivado do amor de si e o amor de reinar derivado do orgulho da própria inteligência, os quais estão na Igreja onde Deus não é um, onde o Senhor não é adorado e onde não se vive de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 502, 503). ONDE TAMBÉM NOSSO SENHOR FOI CRUCIFICADO significa o não reconhecimento do Divino Humano do Senhor e, assim, o estado de rejeição (n. 504).

9. E DENTRE OS POVOS E TRIBOS E LÍNGUAS E NAÇÕES VERÃO SEUS CORPOS TRÊS DIAS E MEIO significa: quando todos aqueles, que estiveram e estiverem pela fé só nas falsidades da doutrina e nos males da vida, no fim da Igreja que ainda existe e no começo da Nova (Igreja), tenham ouvido e ouvirão falar desses dois essenciais (n. 505).

E ELES NÃO PERMITIRÃO QUE SEUS CORPOS SEJAM POSTOS EM SEPULCROS significa que eles condenaram e condenarão esses essenciais (n. 506).

10. E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES E SE ALEGRARÃO significa o prazer da afeição do coração e da alma, na Igreja, nos que estavam na fé sá (n. 507). E ENVIARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS signi fica a consociacão pelo amor e pela amizade (n. 508). PORQUE ESSES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA significa que esses dois essenciais da Nova Igreja, por causa de sua oposição aos dois essenciais recebidos na Igreja dos Reformados, são menosprezados, desdenhados e odiados (n. 509).

11. E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE OS SEUS PÉS significa que esses dois essenciais, quando a Nova Igreja começa e progride, são vivificados pelo Senhor naqueles que recebem (n. 510). E UM GRANDE TEMOR CAIU SOBRE OS QUE OS VIRAM significa a comoção da mente e a consternação por causa das Divinas Verdades (n. 511).

12. E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU DIZENDO- -LHES: SUBI AQUI significa esses dois essenciais da Nova Igreja transportados pelo Senhor no céu, de onde eles são e onde eles estão, e a sua defesa (n. 512). E SUBIRAM AO CÉU NUMA NUVEM significa o transporte no céu e a conjunção com o Senhor lá, pela Divina Verdade da Palavra no sentido da letra (n. 513). E SEUS INIMIGOS OS VIRAM significa que os que estão na fé separada da caridade ouviram esses essenciais, mas persistiram em suas falsidades (n. 514).

13. E NAQUELA HORA SE FEZ UM GRANDE TERREMOTO E A DÉCIMA PARTE DA CIDADE CAIU significa que então se fez neles uma notável mudança de estado e que, arrancados do céu, eles foram precipitados no inferno (n. 515). E FORAM MORTOS NO TERREMOTO SETE MIL NOMES DE HOMENS significa que todos os que confessaram a fé só, e que, por isso consideraram como nada as obras da caridade, pereceram (n. 516). E OS OUTROS SE ATEMORIZARAM E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU significa que os que viram a destruição deles reconheceram o Senhor e foram separados (n. 517).

14. O SEGUNDO AI PASSOU; EIS QUE O TERCEIRO AI VEM LOGO significa a lamentação sobre o estado perverso da Igreja e a lamentação final, de que se fala a seguir (n. 518).

15. E O SÉTIMO ANJO TOCOU (A TROMBETA) significa o exame e a manifestação do estado da Igreja depois da consumação, quando se efetua a vinda do Senhor e de Seu Reino (n. 519). E SE FIZERAM GRANDES VOZES NO CÉU DIZENDO: OS REINOS DO MUNDO TORNARAM-SE DE NOSSO SENHOR E DE SEU CRISTO, E REINARÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa as celebrações pelos anjos porque o céu e a Igreja se tornaram o céu e a Igreja do Senhor, como eles tinham sido desde o começo, e porque agora também eles se tornaram o céu e a Igreja de Seu Divino Humano e, em consequência, por que o Senhor agora, quanto ao Divino e quanto ao Humano, reinará eternamente sobre o céu e a Igreja (n. 520).

16. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, QUE ESTÃO SENTADOS NOS SEUS TRONOS DIANTE DE DEUS, CAÍRAM SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS significa o reconhecimento, por todos os anjos do céu, de que o Senhor é o Deus do céu e da terra, e uma adoração profunda (n. 521).

17. DIZENDO: GRAÇAS TE DAMOS, SENHOR DEUS ONIPOTENTE, QUE ÉS, QUE ERAS E QUE VIRÁS significa a confissão e a glorificação pelos anjos do céu de que o Senhor é Aquele Que é, Que vive, Que pode por Si Mesmo e Que governa todas as coisas, porque Só Ele é Eterno e Infinito (n. 522). QUE TOMASTE O TEU GRANDE PODER E ENTRASTE NO REINO significa o novo céu e a Nova Igreja, onde Ele ser á reconhecido como Deus Único (n. 523).

18. E AS NAÇÕES SE IRARAM significa que os que estão na fé só, por conseguinte, nos males da vida, se encolerizaram e infestaram os que são contra sua fé (n. 524). E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE JULGAR OS MORTOS significa a sua destruição e o Juízo Final sobre aqueles em quem não há vida alguma espiritual (n. 525). E DE DAR RECOMPENSA AOS TEUS SERVOS, OS PROFETAS E OS SANTOS significa a felicidade da vida eterna naqueles que estão nas verdades da doutrina derivadas da Palavra e na vida segundo essas verdades (n. 526). E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, PEQUENOS E GRANDES significa os que amam as coisas pertencentes ao Senhor em maior ou menor grau (n. 527). E DE PERDER OS QUE PERDEM A TERRA significa lançar no inferne os que destruíram a Igreja (n. 528).

19. E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO significa o novo céu, no qual o Senhor é adorado em Seu Divino Humano e no qual se vive de acordo com os preceitos de Seu Decálogo, o que constitui os dois essenciais da Nova Igreja, pelos quais há conjunção (n. 529). E SE FIZERAM RELÂMPAGOS E VOZES E TROVÕES E UM TERREMOTO E GRANDE SARAIVA significa então, nos lugares inferiores, raciocínios, comoções e falsificações do bem e da verdade (n. 530).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA significa que lhe foram dados pelo Senhor a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo. Pela “cana” é significado um poder fraco como o que o homem tem por si próprio, e pela “vara” é significado um poder efetivo como aquele que o homem tem pelo Senhor. Portanto, por “ter sido dada uma cana semelhante a uma vara” é significado o poder dado pelo Senhor. Que sejam a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo, é evidente pelo que se segue neste capítulo até o fim.

[2] Que por cana ou caniço é significado um poder fraco como o que o homem tem por si mesmo, vê-se nas seguintes passagens:

“Eis, tu te confiaste sobre a vara de caniço quebrado, sobre o Egito, sobre o qual, quando um homem se apóia, entra-lhe na mão e a fura” (Isaías 36:6).

“Para que conheçam os habitantes do Egito que Eu sou Jehovah, porque eles foram uma vara de caniço para a casa de Israel. Quando te tiveram nas mãos. tu te rachaste e lhes furaste todo o ombro” (Ezequiel 29:6, 7).

Pelo “Egito” é significado o homem natural, que confia em suas próprias forças. Por isso, ele é chamado “vara de caniço quebrado”, por “caniço” é significado um poder fraco em Isaías:

“Ele não quebrará o caniço contuso e não apagará o linho que fumega” (42:3).

[3] Entretanto, por “vara” é significado o poder efetivo que vem do Senhor, aqui o poder de conhecer o estado da Igreja, porque com a vara João “media o templo e o altar” e por “medir” é significado conhecer e por “templo e altar” é significada a Igreja, como se mostrará adiante. Pela “vara” é significado o poder, porque a madeira, de que eram feitos os bastões na Igreja entre os antigos, significa o bem, e porque ela está em lugar da mão direita e a sustenta e a “mão direita” significa o poder. Daí vem que o cetro é um bastão curto e por “cetro” é significado o poder do rei. “Cetro” e “bastão” são também a mesma palavra na língua hebraica.

[4] Que “a vara” significa o poder, é evidente por estas passagens:

“Dizei como se quebrou a vara de força, a vara de honra. Desce da glória e assenta-te na sede” (Jeremias 48:17, 18). “Jehovah te enviará a vara da tua força de Sião” (Salmo 110:2).

“Feriste com varas a cabeça dos infiéis” (Habacuque 3:14).

“Israel, vara da herança de Jehovah” (Jeremias 10:16; Jeremias 51:19).

“A Tua vara e o Teu cajado me consolam” (Salmo 23:4). “Jehovah quebrou a vara dos ímpios” (Isaías 9:4; Isaías 14:5; Salmo 125:3).

O Meu povo interroga a madeira e a sua vara lhe responde” (Osélas

4:12).

“Jehovah tira de Jerusalém toda a vara de pão e toda a vara de água” (Isaías 3:1; Ezequiel 4:16; Ezequiel 5:16; 14:13; Salmo 105:16; Levítico 26:26).

Pela “vara de pão e água” é significado o poder do bem e da verdade e por “Jerusalém” a Igreja. Pela “vara de Levi sobre a qual havia o nome de Aharão e que, na tenda, produziu flores e amêndoas” (Números 17:2-10) não é significada outra coisa, no sentido espiritual, senão o poder da verdade e do bem, porque Levi e Aharão significam a verdade e o bem da Igreja.

[5] Que “a vara” significa poder, vê-se claramente pelo poder da vara de Moisés (da qual se diz)

Que, por essa vara estendida, as águas foram mudadas em sangue (Êxodo 7:20)

Que por ela as rãs subiram sobre a terra do Egito (Êxodo 8:1 e seguintes)

Que por ela houve piolhos (Êxodo 8:16 e seguintes)

Que por ela houve trovões e saraiva (Êxodo 9:23 e seguintes) Que por ela houve gafanhotos (Êxodo 10:12 e seguintes) Que por ela o mar de Suph se abriu e voltou (Êxodo 14:16, 21, 26)

Que por ela as águas correram da rocha de Horeb (Êxodo 17:5 e seguintes; Números 20:7-13)

Que por ela. na mão de Moisés, Josué prevaleceu sobre os amalequitas (Êxodo 17:9-12)

Que peia vara do anjo saiu fogo da rocha (Juízes 6:21).

Segundo essas passagens, é evidente que pela “vara” é significado o poder, e em muitas outras também, como em Isaías 10:5, 24, 26, Isaías 11:4, Isaías 14:5

Isaías 30:31, 32, Ezequiel 19:10-14Lamentações 3:1, Miquéias 7:14, Zacarias 10:11Números 21:18.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987