Bible

 

Jeremias 48:23

Studie

       

23 sobre Quiriataim, Bete-Gamul, e BeteMeom;

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 672

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

672. (VERSÍCULO 7) E UM DOS QUATRO ANIMAIS DEU AOS SETE ANJOS SETE TAÇAS DE OURO significa que essas verdades e esses bens, pelos quais os males e as falsidades da Igreja são descobertos, são tirados do sentido da letra da Palavra. Que “os quatro animais”, que são querubins, significam a Palavra nos últimos e os guardas para que as suas verdades e os seus bens reais não sejam violados, vê-se no n. 239. E, como as verdades e os bens interiores da Palavra são guardados pelo sentido de sua letra, é por isso que esse sentido da Palavra é significado por “um dos quatro animais”. Pelas “sete taças” é significada a mesma coisa que pelas “sete pragas”, porque elas são os continentes, e pelos continentes, na Palavra, são significadas as mesmas coisas que pelos conteúdos; assim pelo “copo” a mesma coisa que pelo “vinho” e pelo “prato” a mesma coisa que pela “comida”. Que pelos “copos”, “cálices”, “taças”, “pratos” são significadas as mesmas coisas que pelos conteúdos, veremos no que se segue. A significação dos sete anjos foi explicada anteriormente.

“Foram-lhes dadas sete taças”, porque se trata do influxo da verdade e do bem na Igreja, a fim de descobrir os males e as falsidades; e os bens e as verdades nus não podem influir, porque eles não são recebidos, mas as verdades revestidas, tais como se encontram no sentido da letra da Palavra (são recebidas); e, além disso, o Senhor opera sempre segundo os íntimos pelos últimos, ou no pleno. Por isso, “foram dadas taças aos anjos”, pelas quais são significados as verdades e os bens nelas contidos, tais como se acham no sentido da letra da Palavra e pelos quais as falsidades e os males são descobertos. Que o sentido da letra da Palavra é o continente, vê-se no opúsculo DOUTRINA DA NOVA JERUSALÉM SOBRE A ESCRITURA SANTA (n. 27-36, 37-49).

[2] Que por “taças”, “pratos”, “copos”, “cálices” e “odres” são significadas as coisas neles contidas, pode-se ver pelas seguintes passagens:

“Disse Jehovah: Toma o cálice da ira da Minha mão e faze beber a todas as nações. Quando recusarem tomar o cálice, dirás: Bebendo, bebereis” (Jeremias 25:15, 16, 28).

“Cálice de ouro, Babel, nas mãos de Jehovah, embriagando toda a terra” (Jeremias 51:7).

“Porei o cálice da irmã na tua mão; de embriaguez e de tristeza serás cheia pelo cálice da devastação, pelo cálice de tua irmã

Samaria” (Ezequiel 23:31-34).

“O cálice de Jehovah te circundará, para que esteja o vómito sobre tua glória” (Habaeuque 2:16).

“Também para ti, filha de Edom, passará o cálice; tu te embiagarás e te descobrirás” (Lamentações 4:21).

“Jehovah fará chover sobre os ímpios ventos de tempestade; a porção de seu cálice” (Salmo 11:6).

“Um cálice na mão de Jehovah, e Ele misturou o vinho, encheu-o com a mistura e o derramou; todos os ímpios da terra o beberão” (Salmo 75:8).

“Aqueles que adoram a besta beberão do vinho da ira de Deus misturado ao vinho puro no copo da Sua cólera” (Apocalipse 14:10).

“Desperta, levanta-te, Jerusalém, tu que bebeste da mão de Jehovah o cálice da Sua ira; bebeste a borra do cálice do tremor” (Isaías 51:17).

“A mulher tendo um cálice de ouro na mão, cheio de abominações e da imundície da escoriação” (Apocalipse 17:4). “Duplicai-lhe o dobro; no copo que ela misturou, misturai-lhe o dobro” (Apocalipse 18:6).

“Eu ponho Jerusalém num cálice de tremor para todos os povos” (Zacarias 12:2).

“Fariseu cego, limpa primeiro o interior do copo, para que também faça o exterior limpo” (Mateus 23:25, 26Lucas 11:39).

“Jesus disse aos filhos de Zebedeu: Podeis beber o copo que eu vou beber?” (Mateus 20:22, 23, Marcos 10:38, 39). “Jesus disse a Pedro; O cálice que o Pai me deu, não o beberei eu?” (João 18:11).

“Jesus disse em Gethsemane: Se possível, passa de Mim este cálice” (Mateus 26:39, 42, 44).

“Jesus, tomando o copo (deu-lhes), dizendo: Bebei dele todos; este é o Meu sangue do Novo Testamento” (Mateus 26:27, 28Marcos 14:23, 24, Lucas 22:17).

“Jehovah é meu cálice; Tu sustentas a minha sorte” (Salmo 16:5).

“Prepararás uma mesa diante de mim, o meu cálice transbordará” (Salmo 23:5).

“Que restituirei a Jehovah? Tomarei o cálice da salvação” (Salmo 116:12, 13).

“Beber do cálice da consolação” (Jeremias 16:7).

O que é significado pelo “cálice” e pelo “copo” também é significado pela “taça” e até pelo “odre” (Mateus 9:17, Lucas 5:37, 38, Jeremias 13:12, Jeremias 48:12 e Habaeuque 2:15).

Por “taças”, “turíbulos” e “cofrezinhos” em que havia perfumes (incenso) é significada a mesma coisa que pelos perfumes. Em geral, os vasos de todo o gênero significam a mesma coisa que o seu conteúdo.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987