Bible

 

Gênesis 36

Studie

   

1 Estas são as gerações de Esaú (este é Edom):

2 Esaú tomou dentre as filhas de Canaã suas mulheres: Ada, filha de Elom o heteu, e Aolíbama, filha de Ana, filha de Zibeão o heveu,

3 e Basemate, filha de Ismael, irmã de Nebaiote.

4 Ada teve de Esaú a Elifaz, e Basemate teve a Reuel; e Aolíbama teve a Jeús, Jalão e Corá; estes são os filhos de Esaú, que lhe nasceram na terra de Canaã.

6 Depois Esaú tomou suas mulheres, seus filhos, suas filhas e todas as almas de sua casa, seu gado, todos os seus animais e todos os seus bens, que havia adquirido na terra de Canaã, e foi-se para outra terra, apartando-se de seu irmão Jacó.

7 Porque os seus bens eram abundantes demais para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado.

8 Portanto Esaú habitou no monte de Seir; Esaú é Edom.

9 Estas, pois, são as gerações de Esaú, pai dos edomeus, no monte de Seir:

10 Estes são os nomes dos filhos de Esaú: Elifaz, filho de Ada, mulher de Esaú; Reuel, filho de Basemate, mulher de Esaú.

11 E os filhos de Elifaz foram: Temã, Omar, Zefô, Gatã e Quenaz.

12 Timna era concubina de Elifaz, filho de Esaú, e teve de Elifaz a Amaleque. São esses os filhos de Ada, mulher de Esaú.

13 Foram estes os filhos de Reuel: Naate e Zerá, Sama e Mizá. Foram esses os filhos de Basemate, mulher de Esaú.

14 Estes foram os filhos de Aolíbama, filha de Ana, filha de Zibeão, mulher de Esaú: ela teve de Esaú Jeús, Jalão e Corá.

15 São estes os chefes dos filhos de Esaú: dos filhos de Elifaz, o primogênito de Esaú, os chefes Temã, Omar, Zefô, Quenaz,

16 Corá, Gatã e Amaleque. São esses os chefes que nasceram a Elifaz na terra de Edom; esses são os filhos de Ada.

17 Estes são os filhos de Reuel, filho de Esaú: os chefes Naate, Zerá, Sama e Mizá; esses são os chefes que nasceram a Reuel na terra de Edom; esses são os filhos de Basemate, mulher de Esaú.

18 Estes são os filhos de Aolíbama, mulher de Esaú: os chefes Jeús, Jalão e Corá; esses são os chefes que nasceram a líbama, filha de Ana, mulher de Esaú.

19 Esses são os filhos de Esaú, e esses seus príncipes: ele é Edom.

20 São estes os filhos de Seir, o horeu, moradores da terra: Lotã, Sobal, Zibeão, Anás,

21 Disom, Eser e Disã; esses são os chefes dos horeus, filhos de Seir, na terra de Edom.

22 Os filhos de Lotã foram: Hori e Hemã; e a irmã de Lotã era Timna.

23 Estes são os filhos de Sobal: Alvã, Manaate, Ebal, Sefô e Onão.

24 Estes são os filhos de Zibeão: Aías e Anás; este é o Anás que achou as fontes termais no deserto, quando apascentava os jumentos de Zibeão, seu pai.

25 São estes os filhos de Ana: Disom e Aolíbama, filha de Ana.

26 São estes os filhos de Disom: Hendã, Esbã, Itrã e Querã.

27 Estes são os filhos de Eser: Bilã, Zaavã e Acã.

28 Estes são os filhos de Disã: Uz e Arã.

29 Estes são os chefes dos horeus: Lotã, Sobal, Zibeão, Anás,

30 Disom, Eser e Disã; esses são os chefes dos horeus que governaram na terra de Seir.

31 São estes os reis que reinaram na terra de Edom, antes que reinasse rei algum sobre os filhos de Israel.

32 Reinou, pois, em Edom Belá, filho de Beor; e o nome da sua cidade era Dinabá.

33 Morreu Belá; e Jobabe, filho de Zerá de Bozra, reinou em seu lugar.

34 Morreu Jobabe; e Husão, da terra dos temanitas, reinou em seu lugar.

35 Morreu Husão; e em seu lugar reinou Hadade, filho de Bedade, que feriu a Midiã no campo de Moabe; e o nome da sua cidade era Avite.

36 Morreu Hadade; e Sâmela de Masreca reinou em seu lugar.

37 Morreu Sâmela; e Saul de Reobote junto ao rio reinou em seu lugar.

38 Morreu Saul; e Baal-Hanã, filho de Acbor, reinou em seu lugar.

39 Morreu Baal-Hanã, filho de Acbor; e Hadar reinou em seu lugar; e o nome da sua cidade era Paú; e o nome de sua mulher era Meetabel, filha de Matrede, filha de Me-Zaabe.

40 Estes são os nomes dos chefes dos filhos de Esaú, segundo as suas famílias, segundo os seus lugares, pelos seus nomes: os chefes Timna, Alva, Jetete,

41 Aolíbama, Elá, Pinom,

42 Quenaz, Temã, Mibzar,

43 Magdiel e Irão; esses são os chefes de Edom, segundo as suas habitações, na terra ,da sua possessão. Este é Esaú, pai dos edomeus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1463

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1463. Que ‘peregrinar’ seja instruir-se, vê-se, na Palavra, pela significação de peregrinar, que é instruir-se, e isso vem de que, no céu, a peregrinação e a emigração, ou a caminhada para ir de um lugar para outro, não é outra coisa senão uma mudança de estado, como já se mostrou (n. 1376, 1379); por isso é que todas as vezes que, na Palavra, se apresentam as palavras de caminhada, peregrinação , translação de um lugar para outro lugar, não vem à ideia dos anjos outra coisa senão uma mudança de estado tal que existe nelas. As mudanças de estado pertencem tanto aos pensamentos quanto às afeições; as mudanças de estado dos pensamentos são cognições que, no mundo dos espíritos, se estabelecem por intermédio das instruções; eis também a razão de que os homens da Antiquíssima Igreja, porque tinham comunicação com o céu angélico, não percebiam também outra coisa pela palavra ‘peregrinar’; portanto, aqui, estas palavras: “Abrão desceu ao Egito para peregrinar ali”, não significam outra coisa senão a instrução do Senhor.

[2] O mesmo sucede com a migração de Jacó e de seus filhos ao Egito, como se vê em Isaías:

“Assim disse o Senhor JEHOVIH: Ao Egito desceu o Meu povo no princípio para peregrinar, e Asshur o oprimiu sem causa” (Isaías 52:4);

onde ‘Asshur’ designa os raciocínios. É também daí que os que eram preparados para entrar na Igreja Judaica eram chamados ‘peregrinos peregrinando’ no meio deles; a respeito deles se ordenou que eles seriam considerados como indígenas (Êxodo 12:48, 49. Levítico 24:22. Números 15:13-16, 26, 29; 19:10). A esse respeito se fala assim em Ezequiel:

“Dividiremos esta terra entre vós segundo as tribos de Israel. E será [que], segundo a sorte dividi-la-eis em herança para vós e os peregrinos que peregrinam no meio de vós, ... e serão para vós como o indígena dentre os filhos de Israel; convosco [eles] lançarão a sorte para a herança no meio das tribos de Israel. E será [que], na tribo com a qual o peregrino peregrinou, ali dareis a herança dele” (Ezequiel 47:21-23);

onde se trata da Nova Jerusalém, ou do Reino do Senhor; pelos ‘peregrinos que peregrinam’ entendem-se os que se deixam instruir, por conseguinte, as nações. Que sejam os que se instruem, vê-se por isto que se diz: “Na tribo com a qual ele peregrinou, ali se lhe dará a herança”. A ‘tribo’ designa as coisas que pertencem à fé.

[3] Por ‘peregrinar’ [ou ‘migrar’], compreende-se também alguma coisa da significação de ‘caminhar’ e de ‘habitar’; ‘caminhar’ significa as regras e a ordem da vida, e ‘habitar’ significa viver, como já se viu (n. 1293). Por isso é que a terra de Canaã é também chamada ‘terra das peregrinações’ de Abrahão, de Isaque e de Jacó (Gênesis 28:4; 36:7; 37:1; Êx. 6:4). E Jacó disse ao faraó:

“Os dias dos anos das minhas peregrinações [são cento e trinta anos]; poucos e maus foram os dias dos anos da minha vida, e não chegaram aos dias dos anos da vida dos meus pais, nos dias das peregrinações deles” (Gênesis 47:9);

onde a ‘peregrinação’ designa a vida e as instruções.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém