Bible

 

Gênesis 15

Studie

   

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?

3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.

8 Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la?

9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.

13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;

14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.

16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.

17 Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;

19 e o queneu, o quenizeu, o cadmoneu,

20 o heteu, o perizeu, os refains,

21 o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1823

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1823. ‘Toma uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos’; que signifique as coisas que são representativas das coisas celestes da igreja, é o que se faz evidente pela significação desses mesmos animais nos sacrifícios. Ninguém que pensar sensatamente pode crer que os diversos animais que eram sacrificados significassem apenas sacrifícios, ou que o boi e o bezerro ou o vitelo tivessem a mesma significação que a ovelha, o cabrito, a cabra; e estes a mesma que o cordeiro; e que a rola e os filhotes das pombas tivessem também a mesma, quando a verdade é que cada animal teve a sua significação específica; o que se pode ver satisfatoriamente pelo fato de que nunca um era oferecido no lugar do outro, e que são nomeados expressamente os que deviam ser oferecidos nos holocaustos, nos sacrifícios de cada dia, nos sábados e nas festas, os que deviam sê-lo nos sacrifícios voluntários, votivos e eucarísticos, os que deviam sê-lo nos sacrifícios expiatórios da culpa e do pecado, os que deviam sê-lo nos sacrifícios de purificação; o que certamente não teria tido lugar a não ser que cada animal tivesse representado e significado alguma coisa de celeste ou de espiritual.

[2] Mas seria muito longo expor aqui o que cada um deles significa especificamente; basta que se saiba que aqui os animais significam as coisas celestes, e que os pássaros, as espirituais, e que por cada um é significado algum celeste e espiritual específico. A própria igreja e todas as coisas da Igreja Judaica eram os representativos das coisas que pertencem ao Reino do Senhor, onde só há o celeste e o espiritual, isto é, somente o que diz respeito ao amor e à fé, como também se pode ver suficientemente pela significação dos animais puros e úteis de que se falou (n. 45, 46, 142, 143, 246, 714, 776), os quais, por terem significado o bens celestes nas igrejas antiquíssimas, tornaram-se, mais tarde, representativos na igreja, quando o culto foi somente externo e que esse culto era considerado e reconhecido como representativo.

[3] Como aqui se trata do estado da igreja e se prediz qual deverá ser o estado futuro, mostrou-se por semelhantes representativos, diante de Abrão, absolutamente como é narrado aqui; mas a verdade é que tais coisas é que são significadas no sentido interno. Cada um pode saber e pensar, pois, para que teria servido tomar uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho, dividi-los em duas partes e colocá-los como foi dito, se todas e cada uma dessas coisas não tivessem sido significativas? Mas o que elas significam, é o que se vai dar a conhecer na continuação.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 714

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

714. Que por 'toda besta limpa' sejam significadas as afeições do bem, vê-se pelo que foi dito e mostrado anteriormente a respeito das bestas, 45-46, 142-143, 246. Que as afeições sejam assim significadas é porque o homem, considerado em si mesmo e em seu proprium, não é mais que uma besta, semelhante a ela nos sentidos, semelhante nos apetites, semelhante nas cobiças e também semelhante nas afeições, quaisquer que sejam. Seus amores bons, mesmo os melhores deles, também são semelhantes, como amar os amigos de sua espécie, amar os filhos e amar o cônjuge, de modo que em nada diferem, absolutamente. Mas o que faz com que ele seja homem e mais do que as bestas é o fato de ter vida interior, que não existe nem pode jamais existir nas bestas. Essa vida é a vida da fé e do amor proveniente do Senhor. Se essa vida não estivesse em cada uma das coisas que ele tem em comum com as bestas, ele nunca poderia ser outra coisa. Seja, por exemplo, somente o amor para com os amigos. Se os amasse somente por sua causa e não houvesse algo mais celeste ou mais Divino no amor, não poderia por isso ser chamado homem, porque é semelhante o caso com as bestas. Assim em relação a todos os restantes. Por isso, se em sua vontade não houvesse a vida do amor proveniente do Senhor, nunca seria homem. Pela vida que tem do Senhor é que vive após a morte, porque o Senhor o ajunta a Si e assim pode estar no Seu céu com os anjos e viver na eternidade. E ainda que o homem viva como uma fera e nem ame coisa alguma senão a si e o que se refere a si, a misericórdia do Senhor é tanta, por ser Divina e infinita, que Ele não o deixa, mas continuamente inspira por meio dos anjos a Sua vida, que, ainda que o homem não possa receber de outro modo, faz, todavia, com que ele possa pensar, refletir e entender se há um bem ou mal moral, civil, mundano e corpóreo e, assim, se há um vero e um falso.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém