Bible

 

Gênesis 15

Studie

   

1 Depois destas coisas veio a palavra do Senhor a Abrão numa visão, dizendo: Não temas, Abrão; eu sou o teu escudo, o teu galardão será grandíssimo.

2 Então disse Abrão: Ó Senhor Deus, que me darás, visto que morro sem filhos, e o herdeiro de minha casa é o damasceno Eliézer?

3 Disse mais Abrão: A mim não me tens dado filhos; eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.

4 Ao que lhe veio a palavra do Senhor, dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que sair das tuas entranhas, esse será o teu herdeiro.

5 Então o levou para fora, e disse: Olha agora para o céu, e conta as estrelas, se as podes contar; e acrescentou-lhe: Assim será a tua descendência.

6 E creu Abrão no Senhor, e o Senhor imputou-lhe isto como justiça.

7 Disse-lhe mais: Eu sou o Senhor, que te tirei de Ur dos caldeus, para te dar esta terra em herança.

8 Ao que lhe perguntou Abrão: Ó Senhor Deus, como saberei que hei de herdá-la?

9 Respondeu-lhe: Toma-me uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho.

10 Ele, pois, lhe trouxe todos estes animais, partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu.

11 E as aves de rapina desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava.

12 Ora, ao pôr do sol, caiu um profundo sono sobre Abrão; e eis que lhe sobrevieram grande pavor e densas trevas.

13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;

14 sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.

15 Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.

16 Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.

17 Quando o sol já estava posto, e era escuro, eis um fogo fumegante e uma tocha de fogo, que passaram por entre aquelas metades.

18 Naquele mesmo dia fez o Senhor um pacto com Abrão, dizendo: Â tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até o grande rio Eufrates;

19 e o queneu, o quenizeu, o cadmoneu,

20 o heteu, o perizeu, os refains,

21 o amorreu, o cananeu, o girgaseu e o jebuseu.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1823

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1823. ‘Toma uma novilha de três anos, e uma cabra de três anos, e um carneiro de três anos’; que signifique as coisas que são representativas das coisas celestes da igreja, é o que se faz evidente pela significação desses mesmos animais nos sacrifícios. Ninguém que pensar sensatamente pode crer que os diversos animais que eram sacrificados significassem apenas sacrifícios, ou que o boi e o bezerro ou o vitelo tivessem a mesma significação que a ovelha, o cabrito, a cabra; e estes a mesma que o cordeiro; e que a rola e os filhotes das pombas tivessem também a mesma, quando a verdade é que cada animal teve a sua significação específica; o que se pode ver satisfatoriamente pelo fato de que nunca um era oferecido no lugar do outro, e que são nomeados expressamente os que deviam ser oferecidos nos holocaustos, nos sacrifícios de cada dia, nos sábados e nas festas, os que deviam sê-lo nos sacrifícios voluntários, votivos e eucarísticos, os que deviam sê-lo nos sacrifícios expiatórios da culpa e do pecado, os que deviam sê-lo nos sacrifícios de purificação; o que certamente não teria tido lugar a não ser que cada animal tivesse representado e significado alguma coisa de celeste ou de espiritual.

[2] Mas seria muito longo expor aqui o que cada um deles significa especificamente; basta que se saiba que aqui os animais significam as coisas celestes, e que os pássaros, as espirituais, e que por cada um é significado algum celeste e espiritual específico. A própria igreja e todas as coisas da Igreja Judaica eram os representativos das coisas que pertencem ao Reino do Senhor, onde só há o celeste e o espiritual, isto é, somente o que diz respeito ao amor e à fé, como também se pode ver suficientemente pela significação dos animais puros e úteis de que se falou (n. 45, 46, 142, 143, 246, 714, 776), os quais, por terem significado o bens celestes nas igrejas antiquíssimas, tornaram-se, mais tarde, representativos na igreja, quando o culto foi somente externo e que esse culto era considerado e reconhecido como representativo.

[3] Como aqui se trata do estado da igreja e se prediz qual deverá ser o estado futuro, mostrou-se por semelhantes representativos, diante de Abrão, absolutamente como é narrado aqui; mas a verdade é que tais coisas é que são significadas no sentido interno. Cada um pode saber e pensar, pois, para que teria servido tomar uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho, dividi-los em duas partes e colocá-los como foi dito, se todas e cada uma dessas coisas não tivessem sido significativas? Mas o que elas significam, é o que se vai dar a conhecer na continuação.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém