Bible

 

Gênesis 14:2

Studie

       

2 que estes fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birsa, rei de Gomorra, a Sinabe, rei de Admá, a Semeber, rei de Zeboim, e ao rei de Belá (esta é Zoar).

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1735

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1735. ‘Bendito [seja] o DEUS ALTÍSSIMO’; que signifique o Homem Interno do Senhor, é o que se faz evidente pelo que acaba de ser dito sobre o Homem Interno. JEHOVAH, na Antiga Igreja, era chamado ‘o DEUS ALTÍSSIMO’, porque a altura representava o interno e por isso mesmo O significava. Assim, o ‘Altíssimo’ significava o íntimo; daí o culto da Antiga Igreja sobre as elevações, as montanhas, as colinas. O íntimo está absolutamente, em ralação ao exterior e ao externo, como o Altíssimo está em relação ao inferior e ao ínfimo. O Altíssimo, ou Íntimo, é o celeste do amor ou o Amor mesmo; JEHOVAH, ou o Interno do Senhor, era o Celeste mesmo do Amor, isto é, o Amor mesmo, ao qual não convém outros atributos senão os que pertencem ao puro amor, por conseguinte, à pura misericórdia para com todo o gênero humano, a qual O leva a querer salvar todos os homens, fazê-los felizes na eternidade e transportar para eles tudo que é d’Ele. Assim, pelo forte poder do amor, atrair para o céu por pura misericórdia, isto é, para Si todos que querem segui-Lo. Este Amor mesmo é JEHOVAH; não há absolutamente senão o Amor só que possa ser chamado ‘Eu Sou’ ou ‘Ele É’.

[2] É desse Amor que procede o ‘Ser’ de toda vida, isto é, a Vida mesma, porque ela está no Amor, ou pertence ao Amor mesmo; e como somente JEHOVAH é o Ser da vida, ou a Vida mesma, porque só Ele é o Amor, tudo em geral e em particular tira daí o seu ser ou a sua vida, e ninguém pode ser e pode viver por si mesmo senão JEHOVAH somente, isto é, o Senhor só; e como não há senão o Senhor somente que possa ser e viver por Si mesmo, é por uma ilusão dos sentidos que aos homens parece que eles vivem por si próprios. Os anjos percebem claramente que eles vivem não por si mesmos, mas pelo Senhor, porque eles vivem no Ser da vida do Senhor, pois eles vivem em Seu Amor. Contudo, mais do que todos os outros, eles estão com uma felicidade inefável, na aparência como se vivessem por si mesmos. É, pois, isso viver no Senhor, o que nunca é possível se não se vive em Seu Amor, isto é, na caridade para com o próximo.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém