Bible

 

Ezequiel 38:12

Studie

       

12 a fim de tomares o despojo, e de arrebatares a presa, e tornares a tua mão contra os lugares desertos que agora se acham habitados, e contra o povo que foi congregado dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 405

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

405. (VERSÍCULO 9) E MORREU A TERÇA PARTE DAS CRIATURAS QUE TINHAM VIDA NO MAR significa que aqueles que viveram e vivem nessa fé não podem ser reformados nem receber a vida. Pela “terça parte” são significados todos eles, como acima. Pelas “criaturas” são entendidos os que podem ser reformados (n. 290), porque “criar” significa reformar (n. 254). Por “tendo vida” é significado poder receber a vida pela reforma. Por “morreu” é significado que aqueles que vivem nessa fé não podem (ser reformados), isso porque todos são reformados pela fé unida à caridade, por conseguinte pela fé da caridade. Ninguém é reformado pela fé só, porque a caridade é a vida da fé.

[2] Como as afeições e, por conseguinte, as percepções e os pensamentos dos espíritos e dos anjos, no mundo espiritual, aparecem de longe em forma de animais ou de criaturas sobre a terra as quais são chamadas bestas, de criaturas no ar chamadas aves, e de crituras no mar chamadas peixes, assim “bestas, aves e peixes” são muitas vezes nomeados na Palavra e por eles não se entende outra coisa, como na seguintes passagens:

“Litígio de Jehovah com os habitantes da terra, porque não h á verdade, não há misericórdia, não há conhecimento de Deus: definhar á todo o habitante nela; quanto à besta do campo, quanto à ave dos céus e até os peixes do mar serão colhidos” (Oséias 4:1, 3).

“Consumirei homem e besta, a ave dos céus e os peixes do mar, os escândalos com os ímpios” (Sofonias 1:3).

“Haverá grande terremoto sobre a terra de Israel e estremecerão diante de Mim os peixes do mar, a ave dos céus e a besta do campo” (Ezequiel 28:18-20).

“Fizeste-O dominar sobre as obras de Tuas mãos; tudo puseste sob os pés d'Ele: as bestas dos campos, a ave do _céu e o peixe do mar, passando pelo caminho dos mares” (Salmo 8:6-8) (Isto foi dito do Senhor).

“Interroga, peço-te, as bestas e elas te ensinarão, ou as aves do céu e elas te anunciarão, e os peixes do mar e eles te narrarão.

Quem não sabe por todas estas coisas que a mão de Jehovah fez isso?” (12:7-9).

(Além dessas, em muitas outras passagens).

[3] Portanto, por “peixes” ou “criaturas do mar”, de que se trata aqui, se entendem as afeições e os pensamentos dos homens que estão nas verdades comuns e, assim, participam mais do natural que do espiritual. São eles que se entendem por “peixes” nas passagens precedentes e também nas que se seguem:

“Pela Minha repreensão seco o mar, transformo os rios em deserto, apodrece seu peixe e morrerá pela sede” (50:2)

“Ó rei do Egito, baleia grande, que te deitas no meio dos teus rios, tu disseste: Meu é o rio e o fiz para mim. Por isso farei atar o peixe dos teus rios às tuas escamas e deixarei no deserto a ti e a todo o peixe dos teus rios” (Ezequiel 29:3. 4, 5).

Estas coisas foram ditas ao rei do Egito, porque “o Egito” significa o natural separado do espiritual e, por conseguinte, “os peixes de seus rios” significam os que estão nos doutrinais e, por esses doutrinais, na fé separada, fé que é somente uma ciência. Por causa dessa separação sucedeu, entre os milagres feitos no Egito, “que suas águas foram mudadas em sangue e que, consequentemente, os peixes morreram” (Êxodo 7:17-25, Salmo 105:29).

[4] Ainda (sobre o assunto), lemos, em Habacuque 1:14-16;

“Por que fazes o homem como os peixes do mar? Todo o homem arrebata e ajunta em uma rede”.

Aqui, “peixes” significam aqueles que estão nas verdades comuns e na fé separada da caridade.

Mas “os peixes” também significam aqueles que estão nas verdades comuns e na fé conjunta à caridade (nas seguintes passagens):

“Ele me disse; Estas águas que saem para o limite ocidental vêm para o mar, de onde vem que toda a alma que rasteja viverá e o peixe será numeroso em extremo; estão sobre ele pescadores com expansão de redes; o peixe será dele segundo sua espécie, como o peixe do grande mar numeroso em extremo”. (Ezequiel 47:1, 8-10).

“Jesus disse: O reino dos céus é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda a espécie... Os bons são recolhidos em vasos e os maus lançados fora” (Mateus 13:47-49).

“Reconduzirei os filhos de Israel à sua terra e enviarei para muitos pescadores que os pescarão” (Jeremias 16:15, 16).

[5] Aquele, pois, que sabe que tais homens e tais coisas são representadas por “peixes” pode compreender porque o Senhor tinha escolhido pescadores para discípulos e lhes tinha dito “Vinde a Mim e farei de vós pescadores de homens” (Mateus 4:18, 19; Marcos 1:16, 17);

Porque os discípulos, quando o Senhor abençoou, recolheram uma grande quantidade de peixes e porque o Senhor disse a Pedro: Não temas; doravante pescarás homens (Lucas 5:2-10);

Porque o Senhor, quando quiseram exigir d’Ele um tributo, disse a Pedro que fosse ao mar, recolhesse um peixe e desse o estáter que encontrasse no peixe por Ele e por Pedro (Mateus 17:24-27);

Porque o Senhor, depois da ressurreição, deu aos discípulos um peixe e pão para comer (João 21:2-13);

Porque lhes disse que fossem por todo o mundo e pregassem o evangelho a todas as criaturas (Marcos 16:15).

Com efeito, as nações que eles convertiam estavam apenas nas verdades comuns e estavam mais no natural do que no espiritual.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987