Bible

 

Ezequiel 38

Studie

   

1 Veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, dirige o teu rosto para Gogue, terra de Magogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal, e profetiza contra ele,

3 e dize: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu sou contra ti, ó Gogue, príncipe e chefe de Meseque e Tubal;

4 e te farei voltar, e porei anzóis nos teus queixos, e te levarei a ti, com todo o teu exército, cavalos e cavaleiros, todos eles vestidos de armadura completa, uma grande companhia, com pavês e com escudo, manejando todos a espada;

5 Pérsia, Cuche, e os de Pute com eles, todos com escudo e capacete;

6 Gomer, e todas as suas tropas; a casa de Togarma no extremo norte, e todas as suas tropas; sim, muitos povos contigo.

7 Prepara-te, sim, dispõe-te, tu e todas as tuas companhias que se reuniram a ti, e serve-lhes tu de guarda.

8 Depois de muitos dias serás visitado. Nos últimos anos virás à terra que é restaurada da guerra, e onde foi o povo congregado dentre muitos povos aos montes de Israel, que haviam estado desertos por longo tempo; mas aquela terra foi tirada dentre os povos, e todos os seus moradores estão agora seguros.

9 Então subirás, virás como uma tempestade, far-te-ás como uma nuvem para cobrir a terra, tu e todas as tuas tropas, e muitos povos contigo.

10 Assim diz o Senhor Deus: Acontecerá naquele dia que terás altivos projetos no teu coração, e maquinarás um mau designio.

11 E dirás: Subirei contra a terra das aldeias não muradas; irei contra os que estão em repouso, que habitam seguros, habitando todos eles sem muro, e sem ferrolho nem portas;

12 a fim de tomares o despojo, e de arrebatares a presa, e tornares a tua mão contra os lugares desertos que agora se acham habitados, e contra o povo que foi congregado dentre as nações, o qual adquiriu gado e bens, e habita no meio da terra.

13 Sabá, e Dedã, e os mercadores de Társis, com todos os seus leões novos, te dirão: Vens tu para tomar o despojo? Ajuntaste o teu bando para arrebatar a presa, para levar a prata e o ouro, para tomar o gado e os bens, para saquear grande despojo?

14 Portanto, profetiza, ó filho do homem, e dize a Gogue: Assim diz o Senhor Deus: Acaso naquele dia, quando o meu povo Israel habitar seguro, não o saberás tu?

15 Virás, pois, do teu lugar, lá do extremo norte, tu e muitos povos contigo, montados todos a cavalo, uma grande companhia e um exército numeroso;

16 e subirás contra o meu povo Israel, como uma nuvem, para cobrir a terra. Nos últimos dias hei de trazer-te contra a minha terra, para que as nações me conheçam a mim, quando eu tiver vindicado a minha santidade em ti, ó Gogue, diante dos seus olhos.

17 Assim diz o Senhor Deus: Não és tu aquele de quem eu disse nos dias antigos, por intermédio de meus servos, os profetas de Israel, os quais naqueles dias profetizaram largos anos, que te traria contra eles?

18 Naquele dia, porém, quando vier Gogue contra a terra de Israel, diz o Senhor Deus, a minha indignação subirá às minhas narinas.

19 Pois no meu zelo, no ardor da minha ira falei: Certamente naquele dia haverá um grande tremor na terra de Israel;

20 de tal sorte que tremerão diante da minha face os peixes do mar, as aves do céu, os animais do campo, e todos os répteis que se arrastam sobre a terra, bem como todos os homens que estão sobre a face da terra; e os montes serão deitados abaixo, e os precipícios se desfarão, e todos os muros desabarão por terra.

21 E chamarei contra ele a espada sobre todos os meus montes, diz o Senhor Deus; a espada de cada um se voltará contra seu irmão.

22 Contenderei com ele também por meio da peste e do sangue; farei chover sobre ele e as suas tropas, e sobre os muitos povos que estão com ele, uma chuva inundante, grandes pedras de saraiva, fogo e enxofre.

23 Assim eu me engrandecerei e me santificarei, e me darei a conhecer aos olhos de muitas nações; e saberão que eu sou o Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 405

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

405. (VERSÍCULO 9) E MORREU A TERÇA PARTE DAS CRIATURAS QUE TINHAM VIDA NO MAR significa que aqueles que viveram e vivem nessa fé não podem ser reformados nem receber a vida. Pela “terça parte” são significados todos eles, como acima. Pelas “criaturas” são entendidos os que podem ser reformados (n. 290), porque “criar” significa reformar (n. 254). Por “tendo vida” é significado poder receber a vida pela reforma. Por “morreu” é significado que aqueles que vivem nessa fé não podem (ser reformados), isso porque todos são reformados pela fé unida à caridade, por conseguinte pela fé da caridade. Ninguém é reformado pela fé só, porque a caridade é a vida da fé.

[2] Como as afeições e, por conseguinte, as percepções e os pensamentos dos espíritos e dos anjos, no mundo espiritual, aparecem de longe em forma de animais ou de criaturas sobre a terra as quais são chamadas bestas, de criaturas no ar chamadas aves, e de crituras no mar chamadas peixes, assim “bestas, aves e peixes” são muitas vezes nomeados na Palavra e por eles não se entende outra coisa, como na seguintes passagens:

“Litígio de Jehovah com os habitantes da terra, porque não h á verdade, não há misericórdia, não há conhecimento de Deus: definhar á todo o habitante nela; quanto à besta do campo, quanto à ave dos céus e até os peixes do mar serão colhidos” (Oséias 4:1, 3).

“Consumirei homem e besta, a ave dos céus e os peixes do mar, os escândalos com os ímpios” (Sofonias 1:3).

“Haverá grande terremoto sobre a terra de Israel e estremecerão diante de Mim os peixes do mar, a ave dos céus e a besta do campo” (Ezequiel 28:18-20).

“Fizeste-O dominar sobre as obras de Tuas mãos; tudo puseste sob os pés d'Ele: as bestas dos campos, a ave do _céu e o peixe do mar, passando pelo caminho dos mares” (Salmo 8:6-8) (Isto foi dito do Senhor).

“Interroga, peço-te, as bestas e elas te ensinarão, ou as aves do céu e elas te anunciarão, e os peixes do mar e eles te narrarão.

Quem não sabe por todas estas coisas que a mão de Jehovah fez isso?” (12:7-9).

(Além dessas, em muitas outras passagens).

[3] Portanto, por “peixes” ou “criaturas do mar”, de que se trata aqui, se entendem as afeições e os pensamentos dos homens que estão nas verdades comuns e, assim, participam mais do natural que do espiritual. São eles que se entendem por “peixes” nas passagens precedentes e também nas que se seguem:

“Pela Minha repreensão seco o mar, transformo os rios em deserto, apodrece seu peixe e morrerá pela sede” (50:2)

“Ó rei do Egito, baleia grande, que te deitas no meio dos teus rios, tu disseste: Meu é o rio e o fiz para mim. Por isso farei atar o peixe dos teus rios às tuas escamas e deixarei no deserto a ti e a todo o peixe dos teus rios” (Ezequiel 29:3. 4, 5).

Estas coisas foram ditas ao rei do Egito, porque “o Egito” significa o natural separado do espiritual e, por conseguinte, “os peixes de seus rios” significam os que estão nos doutrinais e, por esses doutrinais, na fé separada, fé que é somente uma ciência. Por causa dessa separação sucedeu, entre os milagres feitos no Egito, “que suas águas foram mudadas em sangue e que, consequentemente, os peixes morreram” (Êxodo 7:17-25, Salmo 105:29).

[4] Ainda (sobre o assunto), lemos, em Habacuque 1:14-16;

“Por que fazes o homem como os peixes do mar? Todo o homem arrebata e ajunta em uma rede”.

Aqui, “peixes” significam aqueles que estão nas verdades comuns e na fé separada da caridade.

Mas “os peixes” também significam aqueles que estão nas verdades comuns e na fé conjunta à caridade (nas seguintes passagens):

“Ele me disse; Estas águas que saem para o limite ocidental vêm para o mar, de onde vem que toda a alma que rasteja viverá e o peixe será numeroso em extremo; estão sobre ele pescadores com expansão de redes; o peixe será dele segundo sua espécie, como o peixe do grande mar numeroso em extremo”. (Ezequiel 47:1, 8-10).

“Jesus disse: O reino dos céus é semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda a espécie... Os bons são recolhidos em vasos e os maus lançados fora” (Mateus 13:47-49).

“Reconduzirei os filhos de Israel à sua terra e enviarei para muitos pescadores que os pescarão” (Jeremias 16:15, 16).

[5] Aquele, pois, que sabe que tais homens e tais coisas são representadas por “peixes” pode compreender porque o Senhor tinha escolhido pescadores para discípulos e lhes tinha dito “Vinde a Mim e farei de vós pescadores de homens” (Mateus 4:18, 19; Marcos 1:16, 17);

Porque os discípulos, quando o Senhor abençoou, recolheram uma grande quantidade de peixes e porque o Senhor disse a Pedro: Não temas; doravante pescarás homens (Lucas 5:2-10);

Porque o Senhor, quando quiseram exigir d’Ele um tributo, disse a Pedro que fosse ao mar, recolhesse um peixe e desse o estáter que encontrasse no peixe por Ele e por Pedro (Mateus 17:24-27);

Porque o Senhor, depois da ressurreição, deu aos discípulos um peixe e pão para comer (João 21:2-13);

Porque lhes disse que fossem por todo o mundo e pregassem o evangelho a todas as criaturas (Marcos 16:15).

Com efeito, as nações que eles convertiam estavam apenas nas verdades comuns e estavam mais no natural do que no espiritual.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987