Bible

 

Ezequiel 22:17

Studie

       

17 De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:

Bible

 

Miquéias 6:12

Studie

       

12 Pois os ricos da cidade estão cheios de violência, e os seus habitantes falam mentiras, e a lingua deles é enganosa na sua boca.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 488

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

488. Que o "dia" signifique os estados no geral, e os "anos" os estados no particular, pode-se ver também, pela Palavra, como foi dito; em Ezequiel:

"Fizeste aproximar os Teus dias e vieste até os Teus anos" (Ezequiel 22:4);

onde se trata dos que fazem abominação e enchem a medida de pecados; assim, aqui, os "dias" no geral e os "anos" no particular são predicados aos estados dos tais.

Em David:

"Dias acrescentarás aos dias do rei; seus anos como de geração e geração" (Salmos 61:6);

onde se trata do SENHOR e do Seu reino; onde também os "dias" e os "anos" em lugar dos estados do Seu reino. como no mesmo:

"Pensei nos dias do antigo, nos anos dos séculos" (Salmos 77:5);

onde "os dias do antigo" são os estados da Igreja Antiqüíssima e os "anos dos séculos" os estados da Igreja Antiga.

Em Isaías:

"Os dias da vingança (estão) no Meu coração, e o ano dos Meus redimidos vem" (Isaías 63:4);

trata-se dos últimos tempos, onde "os dias da vingança" estão em lugar do estado de condenação e "os anos dos redimidos," do estado de beatitude. Semelhantemente, no mesmo:

"A proclamar o ano do beneplácito de JEHOVAH, e o dia da vingança do nosso DEUS; a consolar todos os que choram" (Isaías 61:2);

onde também os "dias," bem como os "anos," são ditos e significam os estados.

Em Jeremias:

"Renova os nossos dias como na antigüidade" (Lamentações 5:21);

onde é evidente que se trata do estado.

Em Joel:

"Vem o dia de JEHOVAH, porque (está) próximo; dia de trevas e de escuridão, dia de nuvem e de obscuridade, como tal não existiu no século, e depois dele não acrescentará jamais nos anos de geração e geração" (Joel 2:1-2, 11);

onde o "dia" é tomado pelo estado de trevas, de escuridão, de nuvem e de obscuridade, de cada um no particular e todos no geral.

Em Zacarias:

"Removerei a iniquidade desta terra em um dia. Naquele dia clamareis, e um homem ao seu companheiro, para debaixo da vinha e para debaixo da figueira" (Zacarias 3:9-10).

Em outro lugar:

"Haverá um dia, ele é conhecido de JEHOVAH; não (será) dia, nem noite; e sucederá que no tempo da tarde haverá luz" (Zacarias 14:7);

onde é evidente que os estados são tratados, por que foi dito que "haverá" um dia, não será dia nem noite, no tempo da tarde, luz."

Também, pelas coisas que estão no Decálogo:

"Honra teu pai e mãe, para que sejam prolongados os teus dias, e para que te vá bem sobre o humo" (Deuteronômio 5:16; Deuteronômio 25:15);

onde "prolongar os dias" não significa longevidade, mas um estado feliz. No sentido da letra não se pode ver outra coisa senão que o dia significa tempo, mas no sentido interno significa estado. Os anjos, que estão no sentido interno da Palavra, não sabem o que é tempo, porque, para eles, não é o sol nem a lua que distinguem os tempos; por conseqüência, não sabem o que são dias e ano, mas o que são os estados e suas mutações. Por isso, diante dos anjos, que estão no sentido interno da Palavra, desaparece tudo o que é da matéria, do espaço e do tempo. Como as coisas que estão no sentido da letra, em Ezequiel:

"Próximo está o dia e próximo o dia de JEHOVAH; dia de nuvem, será o tempo das nações" (Ezequiel 30:3);

e em Joel:

"Ah, dia! porque próximo (está) o dia de JEHOVAH, assim como a devastação" (Joel 1:15);

onde o "dia de nuvem" está em lugar das nuvens, ou falsidade; o "dia das nações," em lugar das nações, ou malícias; o "dia de JEHOVAH," das devastações. Quando a noção de tempo é removida, fica a noção dos estados das coisas, as quais existiram naquele tempo. Semelhantemente se dá com os dias e os anos tantas vezes nomeados neste capítulo.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém