Bible

 

Deuteronômio 4:30

Studie

       

30 Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz;

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 774

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

774. E TODA MADEIRA ODORÍFERA E TODO VASO DE MARFIM significa que eles não têm, mais essas coisas, porque eles não têm os bens e as verdades naturais, a que tais coisas correspondem.

Essas coisas são semelhantes àquelas que foram explicadas nos n. 772, 773, com a única diferença que pelas coisas mencionadas em primeiro lugar são entendidos os bens e as verdades espirituais, de que se fala no n. 772, e que, pelas coisas mencionadas em segundo lugar, são entendidos os bens e as verdades celestes, de que se acaba de falar (n. 773), e que pelas mencionadas agora, que são “a madeira odorífera e o vaso de marfim”, são entendidos os bens e as verdades naturais.

[2] Com efeito, há três graus de sabedoria e amor e, por conseguinte, três graus de verdade e de bem; o primeiro grau chama-se celeste, o segundo espiritual e o terceiro natural. Esses três graus estão por nascimento em cada homem e também estão no comum no céu e na Igreja. É por esta razão que os três céus, o supremo, o médio e o último, são inteiramente distintos entre si, segundo esses graus, como ocorre com a Igreja do Senhor nas terras.

Mas, qual é essa Igreja naqueles que estão no grau celestial, qual ela é naqueles que estão no grau espiritual e e qual ela é naqueles que estão no grau natural, não é aqui o lugar de expor, mas (a esse respeito) pode ser visto o livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA, Terceira Parte, onde se trata dos graus.

Aqui é suficiente declarar que nos que são de Babilónia não há bens e verdades espirituais, nem bens e verdades celes tiais, nem mesmo bens e verdades naturais. Que os espirituais são mencionados em primeiro lugar, é porque muitos dentre eles podem ser espirituais, desde que aceitem, de coração, a Palavra como santa, segundo dizem de boca, mas não podem tornar-se celestes, porque não se dirigem ao Senhor, mas a homens vivos e mortos e os cultuam. É por isso que os celestiais são mencionados em segundo lugar.

[3] Que pela “madeira odorífera” é significado o bem natural, é porque “a madeira” na Palavra significa o bem e “a pedra” a verdade, e porque “a madeira odorífera” tira sua denominação de “dois”, e “dois” também significa o bem. Que seja o bem natural, é porque a madeira não é um material de preço como o ouro, a prata, a pedra preciosa, a pérola, o fino linho, a púrpura, a seda e a escarlata.

Semelhantemente, a pedra (não é de preço). A mesma coisa ocorre com o marfim, pelo qual é significada a verdade natural. Que o marfim significa a verdade natural, é porque ele é branco e pode ser polido e porque ele é tirado da boca do elefante e faz também a sua força.

Para que “o marfim” seja a verdade natural do bem, que é significado pela “madeira odorífera”, diz-se “vaso de marfim”, porque pelo “vaso” é significado o que contém; aqui, a verdade que contém o bem.

[4] Que “a madeira” significa o bem, pode-se ver, de algum modo, segundo as seguintes afirmações.

Que as águas amargas em Marah tornaram-se doces por meio da madeira nele lançada (Êxodo 15:25).

Que as tábuas de pedra sobre as quais a Lei tinha sido inscrita foram depositadas em uma arca feita de madeira de sittim. (Êxodo 25:10-16).

Que o templo de Jerusalém foi coberto de madeira e revestido de madeira no interior (1 Reis 6:10, 15).

Que o altar no deserto foi feito de madeira (Êxodo 27:1, 6).

Além disso, por estas passagens:

“A pedra da parede clama e a trave de madeira responde” (Habacuque 2:11).

“Arrebatarão as tuas riquezas, saquearão as tuas mercadorias e lançarão no meio do mar as tuas pedras e a tua madeira” (Ezequiel 26:12).

“Ao profeta se disse que tomasse um pedaço de pau e escrevesse em cima o nome de Judah e dos filhos de Israel e também (que escrevesse sobre outro) o nome de José e de Efraim e os ajuntasse em um só

pedaço de pau” (Ezequiel 38:16, 17). “Bebemos nossas águas por dinheiro e nossa madeira (lenha) vem por preço” (Lamentações 5:4).

“Se alguém com o companheiro vier a um bosque e se o machado escapar do pau sobre o seu companheiro, de sorte que morra, ele fugirá para uma cidade de asilo” (Deuteronômio 19:5).

Isto porque “a madeira” significa o bem e, assim, ele não levou seu companheiro à morte pelo mal ou por má intenção, mas (ocorreu) por um erro, porque ele estava no bem. Além dessas, há muitas outras passagens.

[5] Mas pela “madeira”, no sentido oposto, é significado o mal e o que é maldito, como (no fato de) fazerem estátuas de madeira e as adorarem (Deuteronômio 4:23-28, Isaías 37:19Isaías 40:20Jeremias 10:3, 8Ezequiel 20:32) e depois (no fato do) enforcamento sobre a madeira ser uma maldição (Deuteronômio 21:22, 23).

Que o “marfim” significa a verdade natural, pode-se ver nos lugares onde ele é mencionado, como Ezequiel 27:6, 15

Amós 3:15, Amós 6:4, Salmo 45:8.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Amós 3

Studie

   

1 Ouvi esta palavra que o Senhor fala contra vós, filhos de Israel, contra toda a família que fiz subir da terra do Egito, dizendo:

2 De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.

3 Acaso andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?

4 Bramirá o leão no bosque, sem que tenha presa? Fará ouvir a sua voz o leão novo no seu covil, se nada tiver apanhado?

5 Cairá a ave no laço em terra, se não houver armadilha para ela? levantar-se-á da terra o laço, sem que tenha apanhado alguma coisa?

6 Tocar-se-á a trombeta na cidade, e o povo não estremecerá? Sucederá qualquer mal à cidade, sem que o Senhor o tenha feito?

7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

8 Bramiu o leão, quem não temerá? Falou o Senhor Deus, quem não profetizará?

9 Proclamai nos palácios de Asdode, e nos palácios da terra do Egito, e dizei: Ajuntai-vos sobre os montes de Samária, e vede que grandes alvoroços nela há, e que opressões no meio dela.

10 Pois não sabem fazer o que é reto, diz o Senhor, aqueles que entesouram nos seus palácios a violência e a destruição.

11 Portanto, o Senhor Deus diz assim: um inimigo cercará a tua terra; derrubará a tua fortaleza, e os teus palácios serão saqueados.

12 Assim diz o Senhor: Como o pastor livra da boca do leão as duas pernas, ou um pedacinho da orelha, assim serão livrados os filhos de Israel que habitam em Samária, junto com um canto do leito e um pedaço da cama.

13 Ouvi, e protestai contra a casa de Jacó, diz o Senhor Deus, o Deus dos exércitos:

14 Pois no dia em que eu punir as transgressões de Israel, também castigarei os altares de Betel; e as pontas do altar serão cortadas, e cairão por terra.

15 Derribarei a casa de inverno juntamente com a casa de verão; as casas de marfim perecerão, e as grandes casas terão fim, diz o Senhor.