Bible

 

Deuteronômio 4:30

Studie

       

30 Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então nos últimos dias voltarás para o Senhor teu Deus, e ouvirás a sua voz;

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 774

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

774. E TODA MADEIRA ODORÍFERA E TODO VASO DE MARFIM significa que eles não têm, mais essas coisas, porque eles não têm os bens e as verdades naturais, a que tais coisas correspondem.

Essas coisas são semelhantes àquelas que foram explicadas nos n. 772, 773, com a única diferença que pelas coisas mencionadas em primeiro lugar são entendidos os bens e as verdades espirituais, de que se fala no n. 772, e que, pelas coisas mencionadas em segundo lugar, são entendidos os bens e as verdades celestes, de que se acaba de falar (n. 773), e que pelas mencionadas agora, que são “a madeira odorífera e o vaso de marfim”, são entendidos os bens e as verdades naturais.

[2] Com efeito, há três graus de sabedoria e amor e, por conseguinte, três graus de verdade e de bem; o primeiro grau chama-se celeste, o segundo espiritual e o terceiro natural. Esses três graus estão por nascimento em cada homem e também estão no comum no céu e na Igreja. É por esta razão que os três céus, o supremo, o médio e o último, são inteiramente distintos entre si, segundo esses graus, como ocorre com a Igreja do Senhor nas terras.

Mas, qual é essa Igreja naqueles que estão no grau celestial, qual ela é naqueles que estão no grau espiritual e e qual ela é naqueles que estão no grau natural, não é aqui o lugar de expor, mas (a esse respeito) pode ser visto o livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA, Terceira Parte, onde se trata dos graus.

Aqui é suficiente declarar que nos que são de Babilónia não há bens e verdades espirituais, nem bens e verdades celes tiais, nem mesmo bens e verdades naturais. Que os espirituais são mencionados em primeiro lugar, é porque muitos dentre eles podem ser espirituais, desde que aceitem, de coração, a Palavra como santa, segundo dizem de boca, mas não podem tornar-se celestes, porque não se dirigem ao Senhor, mas a homens vivos e mortos e os cultuam. É por isso que os celestiais são mencionados em segundo lugar.

[3] Que pela “madeira odorífera” é significado o bem natural, é porque “a madeira” na Palavra significa o bem e “a pedra” a verdade, e porque “a madeira odorífera” tira sua denominação de “dois”, e “dois” também significa o bem. Que seja o bem natural, é porque a madeira não é um material de preço como o ouro, a prata, a pedra preciosa, a pérola, o fino linho, a púrpura, a seda e a escarlata.

Semelhantemente, a pedra (não é de preço). A mesma coisa ocorre com o marfim, pelo qual é significada a verdade natural. Que o marfim significa a verdade natural, é porque ele é branco e pode ser polido e porque ele é tirado da boca do elefante e faz também a sua força.

Para que “o marfim” seja a verdade natural do bem, que é significado pela “madeira odorífera”, diz-se “vaso de marfim”, porque pelo “vaso” é significado o que contém; aqui, a verdade que contém o bem.

[4] Que “a madeira” significa o bem, pode-se ver, de algum modo, segundo as seguintes afirmações.

Que as águas amargas em Marah tornaram-se doces por meio da madeira nele lançada (Êxodo 15:25).

Que as tábuas de pedra sobre as quais a Lei tinha sido inscrita foram depositadas em uma arca feita de madeira de sittim. (Êxodo 25:10-16).

Que o templo de Jerusalém foi coberto de madeira e revestido de madeira no interior (1 Reis 6:10, 15).

Que o altar no deserto foi feito de madeira (Êxodo 27:1, 6).

Além disso, por estas passagens:

“A pedra da parede clama e a trave de madeira responde” (Habacuque 2:11).

“Arrebatarão as tuas riquezas, saquearão as tuas mercadorias e lançarão no meio do mar as tuas pedras e a tua madeira” (Ezequiel 26:12).

“Ao profeta se disse que tomasse um pedaço de pau e escrevesse em cima o nome de Judah e dos filhos de Israel e também (que escrevesse sobre outro) o nome de José e de Efraim e os ajuntasse em um só

pedaço de pau” (Ezequiel 38:16, 17). “Bebemos nossas águas por dinheiro e nossa madeira (lenha) vem por preço” (Lamentações 5:4).

“Se alguém com o companheiro vier a um bosque e se o machado escapar do pau sobre o seu companheiro, de sorte que morra, ele fugirá para uma cidade de asilo” (Deuteronômio 19:5).

Isto porque “a madeira” significa o bem e, assim, ele não levou seu companheiro à morte pelo mal ou por má intenção, mas (ocorreu) por um erro, porque ele estava no bem. Além dessas, há muitas outras passagens.

[5] Mas pela “madeira”, no sentido oposto, é significado o mal e o que é maldito, como (no fato de) fazerem estátuas de madeira e as adorarem (Deuteronômio 4:23-28, Isaías 37:19Isaías 40:20Jeremias 10:3, 8Ezequiel 20:32) e depois (no fato do) enforcamento sobre a madeira ser uma maldição (Deuteronômio 21:22, 23).

Que o “marfim” significa a verdade natural, pode-se ver nos lugares onde ele é mencionado, como Ezequiel 27:6, 15

Amós 3:15, Amós 6:4, Salmo 45:8.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987