Bible

 

Deuteronômio 32:25

Studie

       

25 Por fora devastará a espada, e por dentro o pavor, tanto ao mancebo como à virgem, assim à criança de peito como ao homem encanecido.

Komentář

 

Terreno

  
"Plowing in the Nivernais" by Auguste-François Bonheur

Existe alguma diferença no significado entre "terra" e "solo"? No início não parece; ambos se referem ao solo que compõe a massa terrestre do planeta que habitamos.

Mas se pensarmos bem, os significados são sombreados em diferentes direcções. Nós tendemos a usar "terra" num sentido mais geral - significando todo o solo em toda a parte ou qualquer solo em qualquer lugar. "Terra" é mais específico, referindo-se à porção de terra em que nos encontramos, ou a alguma porção de terra que pretendemos cultivar ou usar de outra forma.

E assim está na Bíblia. "Terra" refere-se ao exterior de uma pessoa ou de uma comunidade - seus pensamentos e ações cotidianas - em um sentido amplo e geral. "Terra" refere-se às partes de nossas vidas externas que estão prontas para o cultivo, prontas para serem postas em uso.

O cultivo, claro, envolve afrouxar o solo (quebrando nossos hábitos e pensamentos distrativos) e plantar sementes (verdadeiros conceitos e idéias que brotam de um desejo de ser bom). À medida que essas sementes começam a crescer, nós começamos a ser verdadeiramente úteis.

Em resumo, então, "terra" na Bíblia pode significar uma pessoa ou comunidade que é receptiva aos ensinamentos do Senhor. Pode também significar uma pessoa ou igreja que tenha recebido o ensinamento do Senhor e o esteja pondo em uso.

(Odkazy: Arcanos Celestes 94, 268, 345, 377, 566, 1068, 2327, 6135 [1-2], 6154)

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 268

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

268. Que o "humo" signifique o homem externo, pode-se ver pelo que foi dito anteriormente a respeito da "terra," do "humo" e do "campo." Quando o homem é regenerado, não se chama mais "terra," mas "humo," porque nele são implantadas sementes celestes. Também é comparado ao humo e chamado "humo" em várias passagens na Palavra. É no homem externo, ou em sua afeição e memória, que são implantadas as sementes do bem e do vero, e não no homem interno, porque no interno não há coisa alguma própria do homem, mas no externo. No interno estão os bens e veros que, quando parecem não estar mais presentes, então o homem é externo ou corpóreo; ainda que estejam ocultos no interno pelo SENHOR, o homem não o sabe, pois não se mostram a não ser quando o externo morre, por assim dizer, como costuma acontecer nas tentações, nos infortúnios, nas doenças e na hora da morte. O racional também pertence ao homem externo (118) e é em si mesmo uma espécie de intermediário entre o interno e o externo, pois o interno opera pelo racional no corpóreo externo. Quando, todavia, o racional consente, então ele separa o externo do interno a tal ponto que não se sabe mais que existe um interno nem, por conseguinte, o que é a inteligência e a sabedoria que são do interno.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém