IBhayibheli

 

Gênesis 13:1

Funda

       

1 Subiu, pois, Abrão do Egito para o Negebe, levando sua mulher e tudo o que tinha, e Ló o acompanhava.

Okususelwe Emisebenzini kaSwedenborg

 

Arcanos Celestes #1586

Funda lesi Sigaba

  
Yiya esigabeni / 10837  
  

1586. Que ‘toda ela [era] irrigada’ signifique que os bens e os veros podiam crescer nele, vê-se pela significação de ‘um lugar irrigado’. Ver o que se disse (n. 108).

  
Yiya esigabeni / 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém

Okususelwe Emisebenzini kaSwedenborg

 

Arcanos Celestes #108

Funda lesi Sigaba

  
Yiya esigabeni / 10837  
  

108. Quando os antiqüíssimos comparavam o homem a um jardim, também comparavam a sabedoria e as coisas que pertencem à sabedoria a rios. E não só comparavam, mas as chamavam assim, pois tal era a sua linguagem. Sucedeu de modo semelhante mais tarde, nos Profetas, que ora comparavam, ora nomeavam assim.

Como em Isaías:

"Levantar-se-á nas trevas a tua luz, e a tua escuridão será como a luz do dia... e serás como um jardim regado, e como uma fonte de águas cujas águas não faltarão" (Isaías 58:10-11), onde se trata daqueles que recebem a fé e o amor.

Depois:

"Como vales são plantadas, como jardins junto ao rio; como sândalos JEHOVAH plantou, como cedros junto às águas" (Números 24:6), onde se trata dos regenerados.

Em Jeremias:

"Bem-aventurado o varão que confia em JEHOVAH... será como árvore plantada junto às águas, e sobre o ribeiro estende suas raízes" (Jeremias 17:7-8).

Elas não são comparadas ao jardim e à árvore em Ezequiel, mas assim referidas:

"As águas fizeram-na crescer, a profundeza das águas a exaltou; um rio corria ao redor de sua planta, e seus canais de água enviou a todas as árvores do campo... tornou-se bela em sua grandeza, no comprimento dos seus ramos, porque sua raiz era para muitas águas. Os cedros não a obscureciam no jardim de DEUS, os abertos não igualavam os seus ramos e os plátanos não eram como seus galhos. Nenhuma árvore no jardim de DEUS lhe era igual em sua beleza; bela a fiz na multidão de seus ramos, e invejavam-na todas as árvores do Éden, que estavam no jardim de DEUS" (Ezequiel 31:4, 7-9).

Por aí se vê que os antiqüíssimos, quando comparavam o homem ou, o que é o mesmo, as coisas que estão no homem, a um jardim, também ajuntavam as águas e os rios que o irrigavam, e pelas "águas e os rios" entendiam as coisas que o fazem crescer.

  
Yiya esigabeni / 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém