IBhayibheli

 

Ezequiel 17:20

Funda

       

20 E estenderei sobre ele a minha rede, e ficará preso no meu laço; e o levarei a Babilônia, e ali entrarei em juízo com ele por causa da traição que cometeu contra mim.

Okususelwe Emisebenzini kaSwedenborg

 

Arcanos Celestes #40

Funda lesi Sigaba

  
Yiya esigabeni / 10837  
  

40. Pelos "répteis" que as águas produzem são significados os conhecimentos que pertencem ao homem externo. Pelas "aves" em geral, as coisas racionais e também as intelectuais, estas últimas pertencendo ao homem interno. Que "os répteis das águas ou peixes" signifiquem os conhecimentos, vê-se em Isaías:

"Vim, e nenhum varão. Por Minha repreensão farei secar o mar, tornarei os rios em deserto. Fétido será o seu peixe, por não haver água, e morrerá de sede. Vestirei os céus de negridão" (Isaías 50:2-3).

[2] É ainda mais claro em Ezequiel, onde o SENHOR descreve o novo templo ou uma nova Igreja em geral e o homem da Igreja ou regenerado, pois todo aquele que é regenerado é um templo do SENHOR. Assim se diz:

"O SENHOR JEHOVAH disse a mim: Estas águas que sairão para o limite em direção ao Oriente... e virão ao mar, no mar conduzidas, e sãs tornar-se-ão as águas.

"E sucederá que toda alma vivente que rastejar por onde quer que venha a água dos rios, viverá. E haverá peixe em quantidade mui grande, porque ali chegarão estas águas. E sararão, e tudo viverá por onde vier o rio.

"E sucederá que estarão de pé sobre ele pescadores desde Engedi até En-Eglaim; estarão com redes estendidas. Seu peixe será segundo a sua espécie, como o peixe do grande mar, em mui grande quantidade" (Ezequiel 47:8-10).

Os "pescadores desde Engedi até En-Eglaim com redes estendidas" significam aqueles que ensinam as verdades da fé ao homem natural.

[3] Que as "aves" signifiquem as coisas racionais e intelectuais, isto consta nos Profetas, como em Isaías:

..."Que chama do oriente o pássaro [volucrem], da terra longínqua o varão do Meu conselho" (Isaías 46:11).

Em Jeremias:

"Vi, e eis, nenhum homem, e todas as aves dos céus fugiram" (Jeremias 4:25).

Em Ezequiel:

"Plantarei um rebento de um alto cedro, e ele produzirá ramo e dará fruto, e tornar-se-á um cedro magnífico, e debaixo dele habitarão todas as aves de todas as asas; à sombra de seus ramos habitarão" (Ezequiel 17:23).

E em Oséias, onde se trata da Nova Igreja ou do regenerado:

"E farei por eles uma aliança, naquele dia, com a fera do campo, e com a ave dos céus, e com tudo o que se move no humo" (Oséias 2:18).

Que a "fera" não signifique uma fera nem a "ave" uma ave, qualquer um pode ver, porquanto o SENHOR firma uma aliança nova com eles.

  
Yiya esigabeni / 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém