圣经文本

 

Êxodo第23章:11

学习

       

11 mas no sétimo ano a deixarás descansar e ficar em pousio, para que os pobres do teu povo possam comer, e do que estes deixarem comam os animais do campo. Assim farás com a tua vinha e com o teu olival.

来自斯威登堡的著作

 

Arcanos Celestes#1736

学习本章节

  
/10837  
  

1736. Pela Palavra, vê-se claramente que o Senhor é JEHOVAH, Que aqui é chamado ‘o DEUS ALTÍSSIMO’; em Isaías:

“JEHOVAH Zebaoth [é] o nome d’Ele; e Teu Redentor, o Santo de Israel, é chamado o Deus de toda a terra” (Isaías 54:5);

onde claramente se diz que ‘o Redentor e o Santo de Israel’, Que é o Senhor só, é ‘JEHOVAH Zebaoth e o Deus de toda a terra’. No mesmo:

“Assim disse JEHOVAH, o Teu Redentor, o Santo de Israel: Eu [sou] JEHOVAH Teu Deus” (Isaías 48:17).

No mesmo:

“Eu auxiliar-te-ei, disse JEHOVAH, o Teu Redentor, o Santo de Israel” (Isaías 41:14).

Muitas vezes se diz o ‘Santo de Israel’ e o ‘Deus de Israel’; que o Senhor seja o Santo de Israel e o Deus de Israel é o que é muito evidente, porque:

“Viram o Deus de Israel, debaixo dos pés d’Ele [estava] como uma obra de pedra de safira, e como a substância do céu quanto à pureza” (Êxodo, 24:10).

[2] A Igreja Judaica não reconheceu outro por JEHOVAH e não deu esse nome a nenhum outro, porque ela adorou JEHOVAH como Deus único, e isso tanto mais quanto Ele era desconhecido da maior parte dentre eles, pois todos os ritos da igreja O representavam, e toda a Palavra, no sentido interno, O significava. Em Isaías:

“Absorverá a morte a perpetuidade, e enxugará o Senhor JEHOVIH as lágrimas de cima de todas as faces,... E se dirá nesse dia: Eis o nosso Deus aqui; nós O temos esperado, e salvar-nos-á; Este [é] JEHOVAH a Quem esperávamos, regozijemos e alegremo-nos na salvação d’Ele” (Isaías 25:8, 9);

onde se trata da vinda [ou Advento] do Senhor.

[3] No mesmo:

“Eis que o Senhor JEHOVIH virá em Sua força, e o braço d’Ele dominará sobre Ele mesmo;... Como um pastor apascentará o Seu rebanho, no Seu braço recolherá os cordeirinhos, e no Seu seio levá-los-á, as que amamentam conduzirá” (Isaías 40:10, 11);

onde evidentemente se trata da vinda do Senhor, Que é o ‘Senhor JEHOVIH’. ‘Ele virá em Sua força e o Seu braço dominará sobre Si mesmo’ designa que Ele vencerá os infernos por seu próprio poder; ‘apascentar o rebanho’, ‘recolher em Seus braços os cordeirinhos e levá-los em Seu seio’, ‘conduzirá as que dão de mamar’, são outras tantas expressões que se empregam para a designação de Seu Amor ou de Sua Misericórdia.

[4] No mesmo:

“Assim disse JEHOVAH, Que criou os céus; Ele, o Deus mesmo, que formou a terra e a fez, Ele Que a fortalece; não debalde a criou; para ser habitada a formou: Eu [sou] JEHOVAH, e não há outro. ...Não Sou Eu JEHOVAH, e há outro Deus além de mim? Deus Justo e Salvador não há além de Mim. Olhai para Mim e sede salvos, [vós] todos os confins da terra; porque Eu [sou] Deus e não há outro” (Isaías 45:18, 21, 22).

Aí se trata evidentemente do Senhor, que só Ele é JEHOVAH Deus; ‘criar os céus’ e ‘formar a terra’ é regenerar; assim, o ‘Criador do céu e da terra’ é o Regenerador (n. 16, 88, 472 e em outros lugares). Por isso o Senhor é chamado aqui e ali ‘Criador’, ‘Formador’, ‘Feitor’.

[5] No mesmo:

“Tu [és] o nosso Pai, porque Abrahão não nos conhece, e Israel não nos reconhece; Tu, ó JEHOVAH, [Tu és] nosso Pai, nosso Redentor, desde o século [é] o Teu nome” (Isaías 63:15,16) .

Aí se trata manifestamente do Senhor que, só, é Redentor. Em Moisés:

“Guarda-te das faces d’Ele e ouve a voz d’Ele, não O irrites, porque não tolerará a vossa prevaricação, porque o Meu nome está no meio d’Ele” (Êx. 23:21).

Viu-se que o ‘nome’ é a essência (n. 144, 145) e que ‘no meio’ é o íntimo (n. 1074).

[6] Em Isaías:

“Um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e será o Principado sobre o ombro d’Ele, será chamado o nome d’Ele, admirável, conselheiro, Deus, Herói, Pai da eternidade, Príncipe da paz” (Isaías 9:5, 6) .

Aí, é evidentemente o Senhor. Em Jeremias:

“Eis que dias virão, e suscitarei a Davi um gérmen justo, e reinará [como] rei; e inteligentemente agirá, e fará o juízo e a justiça na terra. Nos dias d’Ele, será salvo Judá, e Israel habitará em segurança; e o nome pelo qual O chamarão é o Seu: JEHOVAH nossa justiça” (Jeremias 23:5, 6);

onde é evidente que se trata do Senhor. Em Zacarias:

“Será JEHOVAH como Rei sobre toda a terra, nesse dia será JEHOVAH um; e o nome d’Ele um” (Zacarias 14:9).

Aí se trata evidentemente do Senhor; o nome designa a essência.

  
/10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém