Från Swedenborgs verk

 

Apocalipse Revelado #50

Studera detta avsnitt

  
/ 962  
  

50. E SUA VOZ COMO A VOZ DE MUITAS AGUAS significa a Divina Verdade Natural. Que “a voz”, quando vem do Senhor, significa a Divina Verdade vimos acima (n. 37); que as “águas” significam as verdades, e especialmente as verdades naturais, que são os conhecimentos provenientes da Palavra, vê-se em muitas passagens da Palavra, das quais serão mencionadas as seguintes:

“A terra se encherá da ciência de Jehovah como as águas cobrem o mar” (Isaías 11:9)

“Então tirarei águas com alegria das fontes de salvação” (Isaias 12:3)

“Quem anda na justiça e pronuncia coisas retas... o pão lhe será dado e sua água fiel” (Isaías 33:15, 16)

“Os pobres e os necessitados procurando águas, mas nada; sua língua seca de sede; abrirei rios sobre as colinas e porei nascentes no meio dos vaies; tornarei os desertos em lagos de éguas e a terra seca em fontes de água, para que vejam, reconheçam, considerem e compreendam” (Isaías 41:17. 18, 20)

“Derramarei águas sobre o sequioso e regatos sobre o árido, derramarei o Meu Espírito” (Isaías 44:3)

“Tua luz se levantará nas trevas, para que sejas como um Jardim regado e como um manancial, cujas águas não faltarão” (Isaías 58:10, 11)

“Dois males cometeu o Meu povo: deixaram a Mim, fonte das águas vivas, para cavarem para si covas que não retêm as águas” (Jeremias 2:13)

“Os poderosos mandaram os menores buscar águas; estes vieram às covas e não acharam águas; voltaram com os seus vasos vazios” (Jeremias 14:3)

“Abandonaram a fonte das águas vivas: Jehovah” (Jeremias 17:13)

“Com pranto virão e com pranto os conduzirei; levá-los-ei à fonte das águas por um caminho reto” (Jeremias 31 ;9) “Romperei o bastão do pão e eles beberão as águas por medida e com estupor, para que definhem por causa da iniquidade” (Ezequiel 4:16, 17 e 12:18, 19; Isaías 51:14)

“Eis dias virão em que mandarei uma fome sobre a terra; não fome de pão nem sede de água, mas para ouvir as palavras de Jehovah; eles vagarão de mar em mar e correrão daqui para acolá, para ouvirem a palavra de Jehovah e não a encontrarão; nesse dia desfalecerão as virgens e os jovens pela sede” (Amós 8:11, 12, 13)

“Nesse dia, sairão águas vivas de Jerusalém” (Zacarias 14:8) “Jehovah é o meu pastor; levar-me-á para águas tranquilas” (Salmo 23,1, 2)

“Não terão sede; águas da pedra fará correr para eles; ferirá a pedra para que corram as águas” (Isaías 48:21)

“Ó Deus, de manhã Te busco; minha alma tem sede, cansada sem as águas” (Salmo 68:1)

“Jehovah envia a Palavra, faz soprar o vento para que as águas fluam” (Salmo 147:18, 19)

“Louvai Jehovah céus dos céus e águas acima dos céus” (Salmo 148:4)

“Sentado junto à fonte de Jacó, Jesus disse à mulher: Quem beber desta água tornará a ter sede, mas quem beber da água que Eu lhe der não terá sede durante a eternidade, e a água que Eu der se tomar á uma fonte de água jorrando para a vida eterna” (João 4:7-15)

“Jesus disse: Se alguém tiver sede, venha a Mim e beba; quem crer em Mim, como diz a Escritura, de seu ventre fluirão rios de água viva” (João 7:37, 38)

“Ao sedento se dará água da fonte da vida gratuitamente” (Apocalipse 21:6)

“Mostrou-lhe o rio da égua da vida saindo do trono de Deus e do Cordeiro” (Apocalipse 22:1)

“O Espírito e a noiva dizem (vem), e quem ouve diga “vem”, e quem tem sede venha e quem quiser receba a água da vida gratuitamente” (Apocalipse 22:17).

Nessas passagens, por “águas” se entendem verdades, de onde se torna claro que “uma voz de muitas águas” significa a Divina Verdade do Senhor na Palavra, como nas seguintes passagens:

“Eis, a glória do Deus de Israel vem pelo caminho do oriente e a voz d'Ele como a voz de muitas águas, e a terra é iluminada pela glória d'Ele” (Ezequiel 43,2)

“Ouvi uma voz do céu como a voz de muitas águas” (Apocalipse 14:2)

“A voz de Jehovah sobre as águas; Jehovah sobre muitas águas” (Salmo 29:3).

Quando se sabe que, na Palavra, por “águas” são entendidas as verdades no homem natural, pode-se compreender o que é significado por abluções na Igreja Israelita e também o que é significado pelo batismo, bem como o que é significado por estas palavras do Senhor em João:

“Se um homem não for gerado da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus” (3:5)

“Da água” significa pelas verdades e “do Espírito” significa pela vida segundo as verdades. Que “águas” no sentido oposto significam falsidades, será visto posteriormente.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bibeln

 

Isaías 58:11

Studie

       

11 O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.

Bibeln

 

Ezequiel 43

Studie

   

1 Então me levou à porta, à porta que dá para o oriente.

2 E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandecia com a glória dele.

3 E a aparência da visão que tive era como a da visão que eu tivera quando ele veio destruir a cidade; eram as visões como a que tive junto ao rio Quebar; e caí com o rosto em terra.

4 E a glória do Senhor entrou no templo pelo caminho da porta oriental.

5 E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do Senhor encheu o templo.

6 Então ouvi uma voz que me foi direita de dentro do templo; e um homem se achava de pé junto de mim.

7 E disse-me: Filho do homem, este é o lugar do meu trono, e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo, nem eles nem os seus reis, com as suas prostituições e com os cadáveres dos seus reis, nos seus altos,

8 pondo o seu limiar ao pé do meu limiar, e os seus umbrais junto aos meus umbrais, e havendo apenas um muro entre mim e eles. Contaminaram o meu santo nome com as abominações que têm cometido; por isso eu os consumi na minha ira.

9 Agora lancem eles para longe de mim a sua prostituição e os cadáveres dos seus reis; e habitarei no meio deles para sempre.

10 Tu pois, ó filho do homem, mostra aos da casa de Israel o templo, para que se envergonhem das suas iniqüidades; e meçam o modelo.

11 E se eles se envergonharem de tudo quanto têm feito, faze- lhes saber a forma desta casa, a sua figura, as suas saídas e as suas entradas, e todas as suas formas; todas as suas ordenanças e todas as suas leis; escreve isto à vista deles, para que guardem toda a sua forma, e todas as suas ordenanças e as cumpram.

12 Esta é a lei do templo: Sobre o cume do monte todo o seu contorno em redor será santíssimo. Eis que essa é a lei do templo.

13 São estas as medidas do altar em côvados (o côvado é um côvado e um palmo): a parte inferior será de um côvado de altura e um côvado de largura, e a sua borda, junto a sua extremidade ao redor, de um palmo; e esta será a base do altar.

14 E do fundo, desde o chão até a saliência de baixo, será de dois côvados, e de largura um côvado; e desde a pequena saliência até a saliência grande será de quatro côvados, e a largura de um côvado.

15 E o altar superior será de quatro côvados; e da lareira do altar para cima se levantarão quatro pontas.

16 E a lareira do altar terá doze côvados de comprimento, e doze de largura, quadrado nos quatro lados.

17 E a saliência terá catorze côvados de comprimento e catorze de largura, nos seus quatro lados; e a borda, ao redor dela, será de meio côvado; e o fundo dela será de um côvado, ao redor; e os seus degraus darão para o oriente.

18 E disse-me: Filho do homem, assim diz o Senhor Deus: São estas as ordenanças para o altar, no dia em que o fizerem, para oferecerem sobre ele holocausto e para espargirem sobre ele sangue.

19 Aos sacerdotes levitas que são da linhagem de Zadoque, os quais se chegam a mim para me servirem, diz o Senhor Deus, darás um bezerro para oferta pelo pecado.

20 E tomarás do seu sangue, e o porás sobre as quatro pontas do altar, sobre os quatro cantos da saliência e sobre a borda ao redor; assim o purificarás e os expiarás.

21 Então tomarás o novilho da oferta pelo pecado, o qual será queimado no lugar da casa para isso ordenado, fora do santuário.

22 E no segundo dia oferecerás um bode, sem mancha, para oferta pelo pecado; e purificarão o altar, como o purificaram com o novilho.

23 Quando acabares de o purificar, oferecerás um bezerro, sem mancha, e um carneiro do rebanho, sem mancha.

24 Trá-los-ás, pois, perante o Senhor; e os sacerdotes deitarão sal sobre eles, e os oferecerão em holocausto ao Senhor.

25 Durante sete dias prepararás cada dia um bode como oferta pelo pecado; também prepararão eles um bezerro, e um carneiro do rebanho, sem mancha.

26 Por sete dias expiarão o altar, e o purificarão; assim o consagrarão.

27 E, cumprindo eles estes dias, será que, ao oitavo dia, e dali em diante, os sacerdotes oferecerão sobre o altar os vossos holocaustos e as vossas ofertas pacíficas; e vos aceitarei, diz o Senhor Deus.