Bibeln

 

Ezequiel 4:17

Studie

       

17 até que lhes falte o pão e a água, e se espantem uns com os outros, e se definhem na sua iniqüidade.

Från Swedenborgs verk

 

Apocalipse Revelado #351

Studera detta avsnitt

  
/ 962  
  

351. DA TRIBO DE RUBEM DOZE MIL ASSINALADOS significa a sabedoria proveniente do amor celeste naqueles que estarão no Novo Céu e na Nova Igreja do Senhor. “Rubem” significa, no sentido supremo, a onisciência; no sentido espiritual, significa a sabedoria, a inteligência e a ciência e, ainda, a fé; no sentido natural, significa a vista. Aqui, porém, “Rubem” significa a sabedoria, porque ele vem depois de Judá, por quem é significado o amor celeste, e o amor celeste, produz a sabedoria. Com efeito, não há amor sem a sua consorte, que é a ciência, ou a inteligência, ou a sabedoria. A companheira do amor natural é a ciência, a do amor espiritual , é a inteligência e a do amor celestial é a sabedoria.

[2] “Rubem” significa todas elas, porque seu nome vem de “vista”, e a vista espiritual-natural é a ciência, a vista espiritual é a inteligência e a vista celestial a sabedoria. “Rubem” também era o primogénito de Jacob, e é por isso que Israel o chamou de “seu vigor, o começo de sua força, excelente em eminência e excelente em valor” (Gênesis 49:3). Tal é também a sabedoria proveniente do amor celeste. Como Rubem, por causa de sua primogenitura, significava e, por conseguinte, representava sabedoria do homem da Igreja, é por isso que “ele exortou seus irmãos a que não matassem José e se afligiu quando José não foi encontrado na cova” (Gênesis 37:21, 22, 29). Pela mesma razão, “sua tribo acampava no sul e (os acampamentos do sul) eram chamados o acampamento de Rubem” (Números 2:10-16). O “sul” também significa a sabedoria proveniente do amor. Por isso, aqueles que estão nessa sabedoria habitam na parte sul do céu (vejam-se os números 148-150 do livro CÉU E INFERNO). Esta sabedoria é significada por “Rubem” no profético de Débora e Baraque, nestes termos:

“Nos grupos de Rubem há grandes resoluções de coração.

Por que te assentas, Issacar, no meio dos fardos, para ouvir o silvo das tropas? Nos grupos de Rubem, onde há grandes pesquisas de coração” (Juízes 5:15, 16).

“Os grupos de Rubem” são os conhecimetnos de todo o gênero, os quais pertencem à sabedoria.

[3] Como todas as tribos significam também os opostos, assim também a tribo de Rubem; no sentido oposto, ela significa a sabedoria separada do amor e também, por conseguinte, a fé separada da caridade. Por isso, Rubem “foi amaldiçoado por Israel, seu pai” (Génesis 49:3, 4) e, por isso, “ele foi privado de seu direito de primogenitura” (I Crónicas 5:1). Ver, a respeito, o número 17. É por isso, também, que “lhe foi dada uma herança além do Jordão e não na terra de Canaã, tendo os filhos de José (Efraim e Manassés) sido reconhecidos em lugar de Rubem e Simeão” (Gênesis 48:5). Contudo, ele reteve a representação e, por conseguinte, a significação de sabedoria.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bibeln

 

Revelação 7

Studie

   

1 Depois disto vi quatro anjos em pé nos quatro cantos da terra, retendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, nem sobre o mar, nem contra árvore alguma.

2 E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, tendo o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, quem fora dado que danificassem a terra e o mar,

3 dizendo: Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Deus.

4 E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel:

5 da tribo de Judá havia doze mil assinalados; da tribo de Rúben, doze mil; da tribo de Gade, doze mil;

6 da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil;

7 da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil;

8 da tribo de Zabulom, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil assinalados.

9 Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos;

10 e clamavam com grande voz: Salvação ao nosso Deus, que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro.

11 E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,

12 dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

13 E um dos anciãos me perguntou: Estes que trajam as compridas vestes brancas, quem são eles e donde vieram?

14 Respondi-lhe: Meu Senhor, tu sabes. Disse-me ele: Estes são os que vêm da grande tribulação, e levaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu santuário; e aquele que está assentado sobre o trono estenderá o seu tabernáculo sobre eles.

16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum;

17 porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.