Aus Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #2

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 962  
  

2. (Apocalipse 1:1) "A revelação de Jesus Cristo" significa as predições pelo Senhor sobre Ele Mesmo e sobre Sua igreja, tal qual ela será em seu termo e tal qual ela vai ser depois, tanto nos céus como na terra. Pela 'Revelação de Jesus Cristo' são significadas todas as predições que, por virem do Senhor, são chamadas Revelação de Jesus Cristo. Que elas sejam relativas ao Senhor e à Sua igreja é o que ficará patente pelas explicações. No Apocalipse não se trata dos estados sucessivos da igreja e muito menos dos estados sucessivos dos reinos, como alguns acreditavam até agora, mas trata-se, desde o começo até o fim, do último estado da igreja nos céus e na terra, e então do Juízo Final e, depois disso, da Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Que esta Nova Igreja seja o objetivo dessa obra é patente. Por isso as coisas que são mencionadas antes tratam do estado da igreja tal como ele é imediatamente antes dessa Nova Igreja. Mas em que série se trata dela pode-se ver pelo 'Conteúdo de cada capítulo' e mais distintamente pela 'Explicação de cada versículo'.

  
/ 962  
  

HDPF

Aus Swedenborgs Werken

 

Apocalipse Revelado #62

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 962  
  

62. "E tenho as chaves do inferno e da morte" significa que somente Ele pode salvar. Pelas 'chaves' é significado o poder de abrir e fechar, aqui o poder de abrir o inferno, para que o homem seja tirado de lá, e fechar, de modo que, quando o homem for tirado, ele não possa entrar novamente. Com efeito, o homem é nascido em males de todo o gênero, assim no inferno, porque os males são o inferno, do qual o Senhor tem o poder de tirá-lo, depois de abrir o inferno. Entende-se por 'ter as chaves do inferno e da morte' não o poder de lançar no inferno, mas o poder de salvar, porque essa afirmação vem depois das palavras 'Eis que sou vivo pelos séculos dos séculos', pelas quais é significado que somente o Senhor é a vida eterna (n. 60 acima) e também porque o Senhor nunca lança alguém no inferno, mas é o próprio homem que nele se precipita. Por 'chaves' é significado também o poder de abrir e fechar nas seguintes passagens: 3:7, 9:1, 20:1; Isaías 22:21, 22; Mateus 16:19 e Lucas 11:52. O poder do Senhor se exerce não somente sobre o céu, mas também sobre o inferno porque o inferno é conservado na ordem e, em conexão, por oposição ao céu. Por isso, Quem governa um deve necessariamente governar o outro. De outro modo, o homem não poderia ser salvo. Ser salvo é ser tirado do inferno.

  
/ 962  
  

HDPF

Aus Swedenborgs Werken

 

Doutrina de Escritura Santa #5

studieren Sie diesen Abschnitt

  
/ 118  
  

5. II. Na Palavra há um sentido espiritual até hoje desconhecido. Isso se dirá na seguinte ordem: (i.) O que é o sentido espiritual;

(ii.) Esse sentido está em todas e cada uma das coisas da Palavra.

(iii.) É por esse sentido que a Palavra foi divinamente inspirada e é santa em cada vocábulo;

(iv.) Esse sentido foi desconhecido até hoje;

(v.) E não será concedido daqui em diante a ninguém, exceto quem estiver nos veros genuínos pelo Senhor.

(i.) O que é o sentido espiritual. O sentido espiritual não é esse que brilha do sentido da letra da Palavra quando se perscruta e explica a Palavra para confirmar algum dogma da igreja. Esse é o sentido literal da Palavra. O sentido espiritual, porém, não aparece no sentido da letra; está dentro dele como a alma no corpo, como o pensamento nos olhos e como a afeição na face, quando agem em comum como a causa e o efeito. Esse sentido, principalmente, faz com que a Palavra seja espiritual não somente para os homens, mas também para os anjos. Por isso, por esse sentido a Palavra comunica com os céus.

  
/ 118  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes, Ltda. Curitiba, Brasil