Bible

 

Números 18

Studie

   

1 Depois disse o Senhor a Arão: Tu e teus filhos, e a casa de teu pai contigo, levareis a iniqüidade do santuário; e tu e teus filhos contigo levareis a iniqüidade do vosso sacerdócio.

2 Faze, pois, chegar contigo também teus irmãos, a tribo de Levi, a tribo de teu pai, para que se ajuntem a ti, e te sirvam; mas tu e teus filhos contigo estareis perante a tenda do testemunho.

3 Eles cumprirão as tuas ordens, e assumirão o encargo de toda a tenda; mas não se chegarão aos utensílios do santuário, nem ao altar, para que não morram, assim eles, como vós.

4 Mas se ajuntarão a ti, e assumirão o encargo da tenda da revelação, para todo o serviço da tenda; e o estranho não se chegará a vós.

5 Vós, pois, assumireis o encargo do santuário e o encargo do altar, para que não haja outra vez furor sobre os filhos de Israel.

6 Eis que eu tenho tomado vossos irmãos, os levitas, do meio dos filhos de Israel; eles vos são uma dádiva, feita ao Senhor, para fazerem o serviço da tenda da revelação.

7 Mas tu e teus filhos contigo cumprireis o vosso sacerdócio no tocante a tudo o que é do altar, e a tudo o que está dentro do véu; nisso servireis. Eu vos dou o sacerdócio como dádiva ministerial, e o estranho que se chegar será morto.

8 Disse mais o Senhor a Arão: Eis que eu te tenho dado as minhas ofertas alçadas, com todas as coisas santificadas dos filhos de Israel; a ti as tenho dado como porção, e a teus filhos como direito perpétuo.

9 Das coisas santíssimas reservadas do fogo serão tuas todas as suas ofertas, a saber, todas as ofertas de cereais, todas as ofertas pelo pecado e todas as ofertas pela culpa, que me entregarem; estas coisas serão santíssimas para ti e para teus filhos.

10 Num lugar santo as comerás; delas todo varão comerá; santas te serão.

11 Também isto será teu: a oferta alçada das suas dádivas, com todas as ofertas de movimento dos filhos de Israel; a ti, a teus filhos, e a tuas filhas contigo, as tenho dado como porção, para sempre. Todo o que na tua casa estiver limpo, comerá delas.

12 Tudo o que do azeite há de melhor, e tudo o que do mosto e do grão há de melhor, as primícias destes que eles derem ao Senhor, a ti as tenho dado.

13 Os primeiros frutos de tudo o que houver na sua terra, que trouxerem ao Senhor, serão teus. Todo o que na tua casa estiver limpo comerá deles.

14 Toda coisa consagrada em Israel será tua.

15 Todo primogênito de toda a carne, que oferecerem ao Senhor, tanto de homens como de animais, será teu; contudo os primogênitos dos homens certamente remirás; também os primogênitos dos animais imundos remirás.

16 Os que deles se houverem de remir, desde a idade de um mês os remirás, segundo a tua avaliação, por cinco siclos de dinheiro, segundo o siclo do santuário, que é de vinte jeiras.

17 Mas o primogênito da vaca, o primogênito da ovelha, e o primogênito da cabra não remirás, porque eles são santos. Espargirás o seu sangue sobre o altar, e queimarás a sua gordura em oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.

18 E a carne deles será tua, bem como serão teus o peito da oferta de movimento e a coxa direita.

19 Todas as ofertas alçadas das coisas sagradas, que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor, eu as tenho dado a ti, a teus filhos e a tuas filhas contigo, como porção, para sempre; é um pacto perpétuo de sal perante o Senhor, para ti e para a tua descendência contigo.

20 Disse também o Senhor a Arão: Na sua terra herança nenhuma terás, e no meio deles nenhuma porção terás; eu sou a tua porção e a tua herança entre os filhos de Israel.

21 Eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo serviço que prestam, o serviço da tenda da revelação.

22 Ora, nunca mais os filhos de Israel se chegarão à tenda da revelação, para que não levem sobre si o pecado e morram.

23 Mas os levitas farão o serviço da tenda da revelação, e eles levarão sobre si a sua iniqüidade; pelas vossas gerações estatuto perpétuo será; e no meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

24 Porque os dízimos que os filhos de Israel oferecerem ao Senhor em oferta alçada, eu os tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse que nenhuma herança teriam entre os filhos de Israel.

25 Disse mais o Senhor a Moisés:

26 Também falarás aos levitas, e lhes dirás: Quando dos filhos de Israel receberdes os dízimos, que deles vos tenho dado por herança, então desses dízimos fareis ao Senhor uma oferta alçada, o dízimo dos dízimos.

27 E computar-se-á a vossa oferta alçada, como o grão da eira, e como a plenitude do lagar.

28 Assim fareis ao Senhor uma oferta alçada de todos os vossos dízimos, que receberdes dos filhos de Israel; e desses dízimos dareis a oferta alçada do Senhor a Arão, o sacerdote.

29 De todas as dádivas que vos forem feitas, oferecereis, do melhor delas, toda a oferta alçada do Senhor, a sua santa parte.

30 Portanto lhes dirás: Quando fizerdes oferta alçada do melhor dos dízimos, será ela computada aos levitas, como a novidade da eira e como a novidade do lagar.

31 E o comereis em qualquer lugar, vós e as vossas famílias; porque é a vossa recompensa pelo vosso serviço na tenda da revelação.

32 Pelo que não levareis sobre vós pecado, se tiverdes alçado o que deles há de melhor; e não profanareis as coisas sagradas dos filhos de Israel, para que não morrais.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 485

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

485. APOCALIPSE, CAPÍTULO 11

1. E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA, E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS, E O ALTAR E OS ADORADORES NELE.

2. E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO, DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS, PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES, E PISARÃO A CIDADE SANTA QUARENTA E DOIS MESES.

3. E DAREI AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS E PROFETIZARÃO MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS, VESTIDAS DE SACOS.

4. ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA.

5. E SE ALGUÉM OS QUISER DANIFICAR, UM FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS; E SE ALGUÉM LHES QUISER CAUSAR DANO, É

NECESSÁRIO QUE ASSIM SEJA MORTO.

6. ESTES TÊM PODER DE FECHAR O CÉU, PARA QUE NÃO CAIA CHUVA NOS DIAS DA SUA PROFECIA; E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA MUDÁ-LAS EM SANGUE;

E FERIR A TERRA COM TODA A PRAGA, TANTAS QUANTAS VEZES QUISEREM.

7. E QUANDO TIVEREM DADO O SEU TESTEMUNHO, A BESTA, SUBINDO DO ABISMO, FARÁ GUERRA CONTRA ELES E OS VENCERÁ E OS MATARÁ.

8. E SEUS CORPOS (ESTARÃO) NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE, QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO, ONDE TAMBÉM NOSSO SENHOR FOI CRUCIFICADO.

9. E DENTRE OS POVOS E TRIBOS E LÍNGUAS E NAÇÕES VERÃO SEUS CORPOS TRÊS DIAS E MEIO, E ELES NÃO PERMITIRÃO QUE SEUS CORPOS SEJAM POSTOS EM SEPULCROS.

10. E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES E SE ALEGRARÃO, E ENVIARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS, PORQUE ESSES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA.

11. E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE SEUS PÉS, E UM GRANDE TEMOR CAIU SOBRE OS QUE OS VIRAM.

12. E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU, DIZENDO-LHES: SUBI AQUI; E SUBiRAM AO CÉU NUMA NUVEM E SEUS INIMIGOS OS VIRAM.

13. E NAQUELA HORA SE FEZ UM GRANDE TERREMOTO, E A DÉCIMA PARTE DA CIDADE CAIU, E FORAM MORTOS NO TERREMOTO SETE MIL NOMES DE HOMENS; E OS OUTROS SE ATEMORIZARAM E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU.

14. O SEGUNDO AI PASSOU; EIS QUE O TERCEIRO AI VEM LOGO.

15. E O SÉTIMO ANJO TOCOU (A TROMBETA) E SE FIZERAM GRANDES VOZES NO CÉU, DIZENDO: OS REINOS DO MUNDO TORNARAM-SE DE NOSSO SENHOR E DE SEU CRISTO, E REINARÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.

16. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, QUE ESTÃO SENTADOS NOS SEUS TRONOS DIANTE DE DEUS, CAÍRAM SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS,

17. DIZENDO; GRAÇAS TE DAMOS, SENHOR DEUS ONIPOTENTE, QUE ÉS, QUE ERAS E QUE VIRÁS, QUE TOMASTE O TEU GRANDE PODER E ENTRASTE NO REINO.

18. E AS NAÇÕES SE IRARAM; E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE JULGAR OS MORTOS E DE DAR RECOMPENSA AOS TEUS SERVOS, OS PROFETAS E OS SANTOS, E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, PEQUENOS E GRANDES; E DE PERDER OS QUE PERDEM A TERRA.

19. E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO; E FIZE- RAM-SE RELÂMPAGOS, E VOZES, E TROVÕES, E UM TERREMOTO E GRANDE SARAIVA.

SENTIDO ESPIRITUAL

CONTEÚDO DE TODO O CAPÍTULO

Trata-se, ainda, do estado da Igreja dos Reformados, constituída por aqueles que, estando interiormente na fé só, são contra os dois essenciais da Nova Igreja, a saber, que o Senhor Só é o Deus do céu e da terra e que o Seu Humano é Divino, e que se deve viver segundo os preceitos do Decálogo. Estes dois essenciais foram pregados diante deles (versículos 3-6). Mas foram inteiramente rejeitados (versículos 7-10). Eles foram ressuscitados pelo Senhor (versículos 11, 12). Os que rejeitaram pereceram (versículo 13). Pelo Novo Céu foi manifestado o estado na Nova Igreja (versículos 15-19).

CONTEÚDO DE CADA VERSÍCULO

1. E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA significa que lhe foram dados pelo Senhor a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo (n. 485). E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS, E O ALTAR E OS ADORADORES NELE significa a presença do Senhor e a Sua ordem para ver e conhecer o estado da Igreja no novo céu (n. 486).

2. E O ÁTRIO QUE ESTÁ FORA DO TEMPLO. DEIXA-O FORA E NÃO O MEÇAS significa que o estado da Igreja nas terras, tal qual ele é agora, deve ser removido e não ser conhecido (n. 487). PORQUE FOI DADO ÀS NAÇÕES significa porque o estado dessa Igreja foi destruído e assolado pelos males da vida (n. 488). E PISARÃO A CIDADE SANTA QUARENTA E DOiS MESES significa que isso dispersará toda a verdade da Palavra até que nada reste (n. 489).

3. E DAREI AS MINHAS DUAS TESTEMUNHAS significa aqueles que confessam e reconhecem de coração que o Senhor é o Deus do céu e da terra e que o Seu Humano é Divino e que são conjuntos a Ele por uma vida de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 490). E PROFETIZARÃO MIL DUZENTOS E SESSENTA DIAS significa que estas duas coisas, o reconhecimento do Senhor e a vida segundo os preceitos do Decálogo, que são os essenciais da Nova Igreja, serão ensinadas até o fim e no começo (n. 491). VESTIDAS DE SACOS significa o luto, durante esse tempo, por causa da não recepção da verdade (n. 492).

4. ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA significa o amor e a inteligência, ou a caridade e a fé, pelo Senhor, neles (n. 493).

5. E SE ALGUÉM OS QUISER DANIFICAR, UM FOGO SAIRÁ DA SUA BOCA E DEVORARÁ OS SEUS INIMIGOS significa. que quem quiser destruir esses dois essenciais da Nova

Igreja perecerá pelo amor infernal (n. 494). E SE ALGUÉM LHES QUISER CAUSAR DANO É NECESSÁRIO QUE ASSIM SEJA MORTO significa que aquele que os condena é igualmente condenado (n. 495).

6. ESTES TÊM O PODER DE FECHAR O CÉU. PARA QUE NÃO CAIA CHUVA NOS DIAS DA SUA PROFECIA significa que aqueles que têm aversão por estes dois essenciais não podem receber verdade alguma vinda do céu (n. 496). E TÊM PODER SOBRE AS ÁGUAS PARA MUDÁ-LAS EM SANGUE significa que os que têm aversão por eles falsificam as verdades da Palavra (n. 497). E FERIR A TERRA COM TODA A PRAGA. TANTAS QUANTAS VEZES QUISEREM significa que os que querem destruídos se precipitam nos males e nas falsidades de todo o gênero cada vez e quantas vezes fizerem isso. (n. 498).

7. E QUANDO TIVEREM DADO O SEU TESTEMUNHO significa depois que o Senhor tiver ensinado esses dois essenciais da Nova Igreja (n. 499). A BESTA, SUBINDO DO ABISMO. FARÁ GUERRA CONTRA ELES E OS VENCERÁ E OS MATARÁ significa que os que estão nos internos da doutrina sobre o fé só rejeitarão esses dois ensinamentos (n. 500).

8. E SEUS CORPOS ESTARÃO NA PRAÇA DA CIDADE GRANDE significa que esses dois essenciais foram inteiramente rejeitados (n. 501).

QUE É CHAMADA ESPIRITUALMENTE SODOMA E EGITO significa os dois amores infernais, que são o amor de dominar derivado do amor de si e o amor de reinar derivado do orgulho da própria inteligência, os quais estão na Igreja onde Deus não é um, onde o Senhor não é adorado e onde não se vive de acordo com os preceitos do Decálogo (n. 502, 503). ONDE TAMBÉM NOSSO SENHOR FOI CRUCIFICADO significa o não reconhecimento do Divino Humano do Senhor e, assim, o estado de rejeição (n. 504).

9. E DENTRE OS POVOS E TRIBOS E LÍNGUAS E NAÇÕES VERÃO SEUS CORPOS TRÊS DIAS E MEIO significa: quando todos aqueles, que estiveram e estiverem pela fé só nas falsidades da doutrina e nos males da vida, no fim da Igreja que ainda existe e no começo da Nova (Igreja), tenham ouvido e ouvirão falar desses dois essenciais (n. 505).

E ELES NÃO PERMITIRÃO QUE SEUS CORPOS SEJAM POSTOS EM SEPULCROS significa que eles condenaram e condenarão esses essenciais (n. 506).

10. E OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA SE REGOZIJARÃO SOBRE ELES E SE ALEGRARÃO significa o prazer da afeição do coração e da alma, na Igreja, nos que estavam na fé sá (n. 507). E ENVIARÃO PRESENTES UNS AOS OUTROS signi fica a consociacão pelo amor e pela amizade (n. 508). PORQUE ESSES DOIS PROFETAS ATORMENTARAM OS QUE HABITAM SOBRE A TERRA significa que esses dois essenciais da Nova Igreja, por causa de sua oposição aos dois essenciais recebidos na Igreja dos Reformados, são menosprezados, desdenhados e odiados (n. 509).

11. E DEPOIS DOS TRÊS DIAS E MEIO, UM ESPÍRITO DE VIDA (VINDO) DE DEUS ENTROU NELES E ELES SE PUSERAM SOBRE OS SEUS PÉS significa que esses dois essenciais, quando a Nova Igreja começa e progride, são vivificados pelo Senhor naqueles que recebem (n. 510). E UM GRANDE TEMOR CAIU SOBRE OS QUE OS VIRAM significa a comoção da mente e a consternação por causa das Divinas Verdades (n. 511).

12. E OUVIRAM UMA GRANDE VOZ DO CÉU DIZENDO- -LHES: SUBI AQUI significa esses dois essenciais da Nova Igreja transportados pelo Senhor no céu, de onde eles são e onde eles estão, e a sua defesa (n. 512). E SUBIRAM AO CÉU NUMA NUVEM significa o transporte no céu e a conjunção com o Senhor lá, pela Divina Verdade da Palavra no sentido da letra (n. 513). E SEUS INIMIGOS OS VIRAM significa que os que estão na fé separada da caridade ouviram esses essenciais, mas persistiram em suas falsidades (n. 514).

13. E NAQUELA HORA SE FEZ UM GRANDE TERREMOTO E A DÉCIMA PARTE DA CIDADE CAIU significa que então se fez neles uma notável mudança de estado e que, arrancados do céu, eles foram precipitados no inferno (n. 515). E FORAM MORTOS NO TERREMOTO SETE MIL NOMES DE HOMENS significa que todos os que confessaram a fé só, e que, por isso consideraram como nada as obras da caridade, pereceram (n. 516). E OS OUTROS SE ATEMORIZARAM E DERAM GLÓRIA AO DEUS DO CÉU significa que os que viram a destruição deles reconheceram o Senhor e foram separados (n. 517).

14. O SEGUNDO AI PASSOU; EIS QUE O TERCEIRO AI VEM LOGO significa a lamentação sobre o estado perverso da Igreja e a lamentação final, de que se fala a seguir (n. 518).

15. E O SÉTIMO ANJO TOCOU (A TROMBETA) significa o exame e a manifestação do estado da Igreja depois da consumação, quando se efetua a vinda do Senhor e de Seu Reino (n. 519). E SE FIZERAM GRANDES VOZES NO CÉU DIZENDO: OS REINOS DO MUNDO TORNARAM-SE DE NOSSO SENHOR E DE SEU CRISTO, E REINARÁ NOS SÉCULOS DOS SÉCULOS significa as celebrações pelos anjos porque o céu e a Igreja se tornaram o céu e a Igreja do Senhor, como eles tinham sido desde o começo, e porque agora também eles se tornaram o céu e a Igreja de Seu Divino Humano e, em consequência, por que o Senhor agora, quanto ao Divino e quanto ao Humano, reinará eternamente sobre o céu e a Igreja (n. 520).

16. E OS VINTE E QUATRO ANCIÃOS, QUE ESTÃO SENTADOS NOS SEUS TRONOS DIANTE DE DEUS, CAÍRAM SOBRE SUAS FACES E ADORARAM A DEUS significa o reconhecimento, por todos os anjos do céu, de que o Senhor é o Deus do céu e da terra, e uma adoração profunda (n. 521).

17. DIZENDO: GRAÇAS TE DAMOS, SENHOR DEUS ONIPOTENTE, QUE ÉS, QUE ERAS E QUE VIRÁS significa a confissão e a glorificação pelos anjos do céu de que o Senhor é Aquele Que é, Que vive, Que pode por Si Mesmo e Que governa todas as coisas, porque Só Ele é Eterno e Infinito (n. 522). QUE TOMASTE O TEU GRANDE PODER E ENTRASTE NO REINO significa o novo céu e a Nova Igreja, onde Ele ser á reconhecido como Deus Único (n. 523).

18. E AS NAÇÕES SE IRARAM significa que os que estão na fé só, por conseguinte, nos males da vida, se encolerizaram e infestaram os que são contra sua fé (n. 524). E VEIO A TUA IRA E O TEMPO DE JULGAR OS MORTOS significa a sua destruição e o Juízo Final sobre aqueles em quem não há vida alguma espiritual (n. 525). E DE DAR RECOMPENSA AOS TEUS SERVOS, OS PROFETAS E OS SANTOS significa a felicidade da vida eterna naqueles que estão nas verdades da doutrina derivadas da Palavra e na vida segundo essas verdades (n. 526). E AOS QUE TEMEM O TEU NOME, PEQUENOS E GRANDES significa os que amam as coisas pertencentes ao Senhor em maior ou menor grau (n. 527). E DE PERDER OS QUE PERDEM A TERRA significa lançar no inferne os que destruíram a Igreja (n. 528).

19. E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO significa o novo céu, no qual o Senhor é adorado em Seu Divino Humano e no qual se vive de acordo com os preceitos de Seu Decálogo, o que constitui os dois essenciais da Nova Igreja, pelos quais há conjunção (n. 529). E SE FIZERAM RELÂMPAGOS E VOZES E TROVÕES E UM TERREMOTO E GRANDE SARAIVA significa então, nos lugares inferiores, raciocínios, comoções e falsificações do bem e da verdade (n. 530).

EXPLICAÇÃO

(VERSÍCULO 1) E FOI-ME DADA UMA CANA SEMELHANTE A UMA VARA significa que lhe foram dados pelo Senhor a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo. Pela “cana” é significado um poder fraco como o que o homem tem por si próprio, e pela “vara” é significado um poder efetivo como aquele que o homem tem pelo Senhor. Portanto, por “ter sido dada uma cana semelhante a uma vara” é significado o poder dado pelo Senhor. Que sejam a faculdade e o poder de conhecer e ver o estado da Igreja no céu e no mundo, é evidente pelo que se segue neste capítulo até o fim.

[2] Que por cana ou caniço é significado um poder fraco como o que o homem tem por si mesmo, vê-se nas seguintes passagens:

“Eis, tu te confiaste sobre a vara de caniço quebrado, sobre o Egito, sobre o qual, quando um homem se apóia, entra-lhe na mão e a fura” (Isaías 36:6).

“Para que conheçam os habitantes do Egito que Eu sou Jehovah, porque eles foram uma vara de caniço para a casa de Israel. Quando te tiveram nas mãos. tu te rachaste e lhes furaste todo o ombro” (Ezequiel 29:6, 7).

Pelo “Egito” é significado o homem natural, que confia em suas próprias forças. Por isso, ele é chamado “vara de caniço quebrado”, por “caniço” é significado um poder fraco em Isaías:

“Ele não quebrará o caniço contuso e não apagará o linho que fumega” (42:3).

[3] Entretanto, por “vara” é significado o poder efetivo que vem do Senhor, aqui o poder de conhecer o estado da Igreja, porque com a vara João “media o templo e o altar” e por “medir” é significado conhecer e por “templo e altar” é significada a Igreja, como se mostrará adiante. Pela “vara” é significado o poder, porque a madeira, de que eram feitos os bastões na Igreja entre os antigos, significa o bem, e porque ela está em lugar da mão direita e a sustenta e a “mão direita” significa o poder. Daí vem que o cetro é um bastão curto e por “cetro” é significado o poder do rei. “Cetro” e “bastão” são também a mesma palavra na língua hebraica.

[4] Que “a vara” significa o poder, é evidente por estas passagens:

“Dizei como se quebrou a vara de força, a vara de honra. Desce da glória e assenta-te na sede” (Jeremias 48:17, 18). “Jehovah te enviará a vara da tua força de Sião” (Salmo 110:2).

“Feriste com varas a cabeça dos infiéis” (Habacuque 3:14).

“Israel, vara da herança de Jehovah” (Jeremias 10:16; Jeremias 51:19).

“A Tua vara e o Teu cajado me consolam” (Salmo 23:4). “Jehovah quebrou a vara dos ímpios” (Isaías 9:4; Isaías 14:5; Salmo 125:3).

O Meu povo interroga a madeira e a sua vara lhe responde” (Osélas

4:12).

“Jehovah tira de Jerusalém toda a vara de pão e toda a vara de água” (Isaías 3:1; Ezequiel 4:16; Ezequiel 5:16; 14:13; Salmo 105:16; Levítico 26:26).

Pela “vara de pão e água” é significado o poder do bem e da verdade e por “Jerusalém” a Igreja. Pela “vara de Levi sobre a qual havia o nome de Aharão e que, na tenda, produziu flores e amêndoas” (Números 17:2-10) não é significada outra coisa, no sentido espiritual, senão o poder da verdade e do bem, porque Levi e Aharão significam a verdade e o bem da Igreja.

[5] Que “a vara” significa poder, vê-se claramente pelo poder da vara de Moisés (da qual se diz)

Que, por essa vara estendida, as águas foram mudadas em sangue (Êxodo 7:20)

Que por ela as rãs subiram sobre a terra do Egito (Êxodo 8:1 e seguintes)

Que por ela houve piolhos (Êxodo 8:16 e seguintes)

Que por ela houve trovões e saraiva (Êxodo 9:23 e seguintes) Que por ela houve gafanhotos (Êxodo 10:12 e seguintes) Que por ela o mar de Suph se abriu e voltou (Êxodo 14:16, 21, 26)

Que por ela as águas correram da rocha de Horeb (Êxodo 17:5 e seguintes; Números 20:7-13)

Que por ela. na mão de Moisés, Josué prevaleceu sobre os amalequitas (Êxodo 17:9-12)

Que peia vara do anjo saiu fogo da rocha (Juízes 6:21).

Segundo essas passagens, é evidente que pela “vara” é significado o poder, e em muitas outras também, como em Isaías 10:5, 24, 26, Isaías 11:4, Isaías 14:5

Isaías 30:31, 32, Ezequiel 19:10-14Lamentações 3:1, Miquéias 7:14, Zacarias 10:11Números 21:18.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987