Bible

 

Lamentações 3:14

Studie

       

14 Fui feito um objeto de escárnio para todo o meu povo, e a sua canção o dia todo.

Bible

 

Salmos 69:13

Studie

       

13 Eu, porém, faço a minha oração a ti, ó Senhor, em tempo aceitável; ouve-me, ó Deus, segundo a grandeza da tua benignidade, segundo a fidelidade da tua salvação.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 572

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

572. (VERSÍCULO 2) E A BESTA QUE VI ERA SEMELHANTE A UM LEOPARDO significa uma heresia destruidora da Igreja, porque ela provém das verdades falsificadas da Palavra. Por “bestas”, em geral.

são significados os homens quanto às afeições (n. 567) e por “leopardo” é significada a afeição ou cobica de falsificar as verdades da Palavra e, como essa besta é feroz e mata os animais inofensivos, ela significa também uma heresia destruidora da Igreja. As verdades falsificadas da Palavra são significadas pelo “leopardo” por causa de suas manchas pretas e brancas: Dor suas manchas pretas são significadas as falsidades e pelo branco, entre elas. é significada a verdade. Daí. como essa besta é feroz e cruel, ela significa as verdades falsificadas da Palavra e, assim, destruídas.

O “leopardo” tem significação semelhante nas seguintes passagens:

“Mudará o etíope a sua pele e o leopardo as suas manchas? Também podeis fazer o bem, tendo sido ensinados a fazer o mal?” (Jeremias 13:23).

“O leão dos matos feriu os grandes, o lobo dos campos os devastará, o leopardo espreita contra as suas cidades; quem sair será despedaçado, porque se tornaram fortes as transgressões” (Jeremias 5:6).

“O leopardo espreita contra as cidades”, isto é, contra as verdades da doutrina; “a cidade” é a doutrina (n. 194).

“Porque eles Me esqueceram, tornei-Me para eles como um leão, e como um leopardo sobre o caminho observarei” (Oséias 13:6, 7).

”O caminho” também significa a verdade (n. 176).

“O lobo habitará com o cordeiro e o leopardo com o cabrito” (Isaías 11:6).

Aí se trata do reino vindouro do Senhor; “o cabrito” é a verdade genuína da Igreja e “o leopardo” é essa verdade falsificada.

“A terceira besta subindo do mar era como um leopardo que tinha quatro asas nas costas” (Daniel 7:6).

Sobre as quatro bestas vistas por Daniel, vide a seguir (n. 574).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987