Bible

 

Juízes 9:57

Studie

       

57 como também fez tornar sobre a cabeça dos homens de Siquém todo o mal que fizeram; e veio sobre eles a maldição de Jotão, filho de Jerubaal.

Komentář

 

Os nossos afectos e amores

Napsal(a) Joe David (strojově přeloženo do Português)

"Mother Nursing her Child by the Fireplace" by Albert Neuhuys

Provavelmente todos nós temos uma ideia geral do que são os afectos. Ainda assim, é útil concentrar-se diretamente neles, para desenvolver uma compreensão do papel que eles desempenham no nosso desenvolvimento espiritual.

Um afecto é uma resposta a algo que te afecta, que tem um efeito mental e espiritual sobre ti. Cada um de nós tem toda uma colecção única de afectos que faz de nós o que somos. Os mais fortes destes, podemos chamar de amores. Posso dizer que amo os meus netos, e quando penso em cada um deles, isso me afeta de uma maneira diferente. Eu também tenho afeição por morangos, mas a classificação dessa afeição é muito mais baixa do que a de um neto! O que está no íntimo de uma pessoa, a mente ou espírito que viverá no mundo espiritual, é esta coleção de amores.

Este amor pode ser pensado como uma árvore, uma única coisa, mas uma com muitos ramos e muitos galhos pequenos nas extremidades. Todos estes galhos podem ser pensados como afectos, ou "continuações de amor" (Arcana Coelestia 3938), o amor que é a árvore completa. Cada afecto, ou galho, é singular e diferente, mas todos eles estão ligados para formar a árvore. (Quando as árvores são mencionadas na Palavra, alguma caracterização humana geral ou tipo de amor é o que é representado. Veja os juízes, 9:7-20.)

Os afectos podem estar ligados a coisas físicas ou mentais, mas o próprio afecto é espiritual. Você pode ter afeição por um móvel, porque é bem proporcionado e bonito, ou porque você mesmo o construiu, ou porque pertencia à sua avó e a gaveta inferior era onde ela guardava os brinquedos especiais para você. Num plano superior, você pode ter afeição pela verdade. Quando você ouve algo ou lê algo que clica em sua mente e faz você ver claramente algo sobre o qual você estava se perguntando, você tem um sentimento de deleite porque agora você entende. Mas independentemente do avião em que estão, vocês podem ver que todos têm incontáveis afeições de todos os tipos, e se contemplarem os seus próprios, podem ver que vocês, o verdadeiro você, é o total de todos eles, mas que alguns são mais poderosos do que outros, mais importantes para vocês.

Todos nós costumamos ter afeições malignas assim como boas. Podemos querer vingança sobre as pessoas que nos magoaram, podemos querer mais coisas só para tê-las, podemos querer o nosso próprio caminho, independentemente de quem magoamos. Se pensarmos nos nossos afectos e quais são mais poderosos que os outros, podemos ser avisados sobre quem somos e, portanto, temos motivação para mudar para melhor.

Uma das coisas que torna os seres humanos algo único é que podemos tentar mudar a nossa natureza. Começamos com uma mistura de afectos - alguns maus, e outros bons. Se tivermos sorte, os nossos pais e amigos ajudam a encorajar os bons e a eliminar os maus. À medida que amadurecemos, começamos a assumir a responsabilidade e a fazer mais escolhas próprias. Podemos ver coisas em nós mesmos que não gostamos, e tentar construir hábitos que nos afastem dos amores destrutivos, e que nos levem para os bons.

Se a nossa própria mistura de afectos é dirigida principalmente pelo amor ao Senhor, e amando o nosso próximo, estamos no caminho para o céu. Se é dirigido principalmente por um amor a nós mesmos, não estamos em um bom caminho e precisamos mudar de direção.

(Odkazy: Arcanos Celestes 1016 [3], 1895, 2363)