Bible

 

Josué 3:12

Studie

       

12 Tomai, pois, agora doze homens das tribos de Israel, de cada tribo um homem;

Komentář

 

Explorando o significado de Joshua 3

Napsal(a) New Christian Bible Study Staff, Julian Duckworth (strojově přeloženo do Português)

Josué Capítulo 3: Os israelitas atravessam o rio Jordão

Neste capítulo, os israelitas atravessam o rio Jordão por meio de um milagre. As águas do rio ficam retidas para criar um terreno seco para caminhar. Este milagre acontece várias vezes no Antigo Testamento, começando com a travessia do Mar Vermelho no Êxodo. E, como veremos, isso também significa coisas para nós.

Todo o povo de Israel se move para a margem do rio Jordão e para o acampamento (ver Arcanos Celestes 6537). Então são dadas várias ordens: mover-se somente quando vêem os sacerdotes carregando a arca mover-se primeiro; manter-se bem longe da arca; consagrar-se; escolher doze homens, um de cada tribo. Aos sacerdotes é dito que carreguem a arca à frente do povo e que entrem nas águas do rio.

Estas instruções detalhadas são importantes para nós, no trabalho de regeneração. No final do verso Josué 3:4 diz algo muito revelador, que "você não passou por aqui antes". Na verdade, não o fizemos; o trabalho de regeneração é novo para nós e nos leva a coisas que ainda não experimentamos. Ver a arca indo adiante ilustra nossa própria necessidade de manter os comandos e verdades do Senhor em nossa visão e objetivos.

Mantermo-nos bem longe da arca também é importante porque não devemos misturar a nossa visão do que fazemos, com a visão do Senhor do que devemos fazer - a arca contém os dez mandamentos e deve ser sempre vista (Arcanos Celestes 6724).

O texto diz: "Não se aproxime, para saber o caminho pelo qual deve ir". (Josué 3:4) Também é dito ao povo que se consagrem, que se tornem santos. Isso teria incluído a lavagem, que significa limpar nossa mente e ações de qualquer coisa que vá contra Deus.

A última ordem que o povo recebe é para escolher doze homens, um de cada tribo. Isso será importante no próximo capítulo, quando doze pedras memoriais forem tiradas do rio Jordão.

Dizem aos padres que carregam a arca que entrem e se molhem. Para nós isso significa que nossa dedicação a Deus e nossas mais elevadas intenções (o "sacerdote" em nós) devem entrar em contato com as águas correntes do rio Jordão (as primeiras verdades espirituais, primeiro porque o Jordão é um limite).

Quando os sacerdotes fazem isso, as águas param imediatamente rio acima, fazendo com que todos passem em segurança enquanto os sacerdotes estão parados (ver Arcanos Celestes 1664[7]). Quando nossa dedicação a Deus se encaixa com as verdades de Deus para nossa vida e nos unimos, temos o ideal celestial e agora iremos adiante. (Doutrina de Vida para a Nova Jerusalém 55[3]).

Nos versículos 9 a 13 Josué lembra o povo do que está fazendo agora. Eles estão atravessando para Canaã, "e o Deus vivo está entre vós e ele expulsará sem falta os cananeus, hititas, hivitas, perizeus, girgashitas, amoritas e jebuseus", que, para nós, representam os erros, fraquezas, ilusões, truques e enganos da nossa natureza humana, como ela é antes de pertencermos a Deus. "Eis que a arca da aliança do Senhor de toda a terra está a passar diante de vós para o Jordão."

Este capítulo é a nossa primeira acção e determinação no início da nossa regeneração ou novo nascimento. Vai levar-nos daqui até lá, para nunca mais voltarmos. É uma transição de um lado da nossa vida para o outro (Arcanos Celestes 7779[3]). E todo o Israel atravessou em solo seco. Cada um de nós é "todo Israel" porque há muitas partes para nós; amamos, pensamos, acreditamos, valorizamos, agimos, fazemos coisas úteis, partilhamos, trabalhamos e brincamos, e todas estas e muitas outras farão parte da nossa vida espiritual que se avizinha.

Bible

 

Josué 3:4

Studie

       

4 (haja, contudo, entre vós e ela, uma distância de dois mil côvados, e não vos chegueis a ela), para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir, porquanto por este caminho nunca dantes passastes.