Bible

 

Joel 2:18

Studie

       

18 Então o Senhor teve zelo da sua terra, e se compadeceu do seu povo.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 598

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

598. Que "achou graça ao olhos de JEHOVAH" signifique que o SENHOR tinha previsto que, assim, o gênero humano poderia ser salvo. A misericórdia do Senhor envolve e visa à salvação de todo o gênero humano; é semelhante também com a graça, e por isso a salvação do gênero humano é aí significada. "Noach" significa não somente uma nova Igreja, mas também a fé dessa Igreja, que era a fé da caridade. Assim, o SENHOR previu que, pela fé da caridade, o gênero humano poderia ser salvo. Sobre essa fé se falará na seqüência.

[2] Mas "misericórdia" e "graça" são distintas na Palavra e, de fato, segundo a diferença dos que as recebem. A misericórdia se aplica àqueles que são celestes, mas a graça àqueles que são espirituais. Porquanto os celestes não reconhecem outra coisa senão a misericórdia, e os espirituais mal reconhecem outra coisa que não a graça. Os celestes não sabem o que é graça, os espirituais mal sabem o que é misericórdia, a qual fazem uma com a graça. Isso acontece por causa da humilhação de uns e outros, que difere assim: os que estão em humilhação de coração imploram a misericórdia do SENHOR; os que, porém, estão na humilhação do pensamento pedem a graça, e, se imploram misericórdia, isso fazem num estado de tentação ou fazem-no de boca somente, não de coração. Como a Igreja nova chamada Noach não foi celeste, mas espiritual, por isso se diz que acharam não misericórdia, mas "graça aos olhos de JEHOVAH."

[3] Que na Palavra se faça distinção entre misericórdia e graça, vê-se por muitos lugares onde se diz que JEHOVAH é misericordioso e cheio de graça, como no Salmos 103:8; Salmos 111:4; Salmos 112:4 e Joel 2:3. Distingue-se de modo semelhante em outro lugar, como em Jeremias:

"Assim disse JEHOVAH: Achou graça no deserto o povo dos restantes da espada, indo para o repouso que lhe devia ser dado, Israel. De longe JEHOVAH me apareceu; e com amor eterno te amei, por isso te atraí com misericórdia" (Jeremias 31:2-3), onde a "graça" é atribuída ao espiritual, e a "misericórdia" ao celeste.

Em Isaías:

"Por isso Se deterá JEHOVAH para vos dar graça, e por isso Se levantará para ter misericórdia de vós" (Isaías 30:18), onde a "graça," semelhantemente, se refere ao espiritual, e a "misericórdia" ao celeste. Na seqüência, onde se trata de Ló e dos anjos:

"Eis, peço, teu servo achou graça aos teus olhos, e grande fizeste a tua misericórdia, que fizeste a mim, vivificando a minha alma" (Gênesis 19:19).

Que "graça" se refira aos espirituais, que são da fé ou do entendimento, vê-se também aqui, pois foi dito que "tinha achado graça aos teus olhos." Que a "misericórdia," por outro lado, se refira aos celestes, que são do amor ou da vontade, vê-se pelo que foi dito, que "tinha feito misericórdia e tinha vivificado a alma."

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém