Bible

 

Jeremias 51:40

Studie

       

40 Fá-los-ei descer como cordeiros ao matadouro, como carneiros e bodes.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 770

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

770. Essa Religiosidade é chamada “cidade forte”, porque ela se tinha fortificado extremamente, pois se fortificara não somente pela multidão de nações e povos que a reconhecem, mas também por muitas outras coisas, como por um grande número de mosteiros e, neles, exércitos de monges (isso é dito porque eles chamam seu ministério serviço militar); por posses de riquezas sem medida e sem saciedade; depois pelo Tribunal da Inquisição; e, além disso, pelas ameaças e terrores, principalmente quanto ao Purgatório, para onde dizem que cada um irá; pela extinção da luz do Evangelho e, em consequência, pela cegueira nas coisas espirituais, que se efetua por proibições e inibições da leitura da Palavra;

pelas missas ditas em uma língua desconhecida do vulgo; por várias santidades externas; pelo culto aos mortos e a suas estátuas, culto gravado no povo, que é mantido na ignorância a respeito de Deus e por diversas pompas nos externos. Assim, por todas estas coisas eles ficam numa fé corporal sobre a santidade de todas as coisas dessa Religiosidade.

[2] Daí vem que se ignora inteiramente o que nessa Religiosidade está oculto. Na verdade, essa Religiosidade é absolutamente tal qual

édescrita acima por estas palavras:

“A mulher estava vestida de púrpura e escarlata, e adornada de ouro, e de pedras preciosas e de pérolas, tendo um copo de ouro na mão, cheio de abominações e da imundície de sua escortação” (Apocalipse 17:4).

Mas, ainda que Babilónia assim se tivesse fortificado, o que se estendeu semelhantemente ao mundo espiritual (como se mostrará no n. 772), entretanto, no dia do Juízo Final, ela foi inteiramente destruída. Sobre sua devastação, assim profetiza Jeremias:

“Se Babel subir aos céus e se fortificar o alto de sua força, Comigo virão os devastadores” (Jeremias 51:53).

“Os homens fortes de Babel se sentam nos baluartes: seu poder é dado ao esquecimento, queimaram suas habitações, fo ram quebradas suas barreiras. A cidade foi tomada por uma extremidade. Até a muralha de Babel caiu.” (Jeremias 51:30, 31, 44).

“Subitamente caiu Babel e foi quebrada: uivai sobre ela, tomai bálsamo para sua dor. Porventura sarará?” (Jeremias 51:8).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987