Bible

 

Gênesis 3:14

Studie

       

14 Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 264

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

264. Que "a concepção e o parto dos filhos" não sejam tomados na Palavra de outro modo senão no sentido espiritual, a saber, que a "concepção" é o pensamento e a imaginação [figmentum] do coração, e "filhos" são os veros, pode-se ver por estas expressões que estão em Oséias:

..." Efraim, como ave voará a glória deles, desde o parto, não só do útero, mas também da concepção. Ainda que tenham criado seus filhos, contudo os desfilharei, para que não sejam homem; porque também, ai deles! pois que me retirarei deles" (Oséias 9:11-12), onde "Efraim" significa os inteligentes ou a inteligência do vero, e "filhos" os próprios veros. É semelhante à outra passagem a respeito de Efraim ou do inteligente que se tornou insensato:

"Dores da parturiente lhe vieram; ele [é] um filho não sábio, porque a tempo ele não estará na fenda da madre dos filhos" (Oséias 13:13).

E em Isaías:

"Envergonha-te, ó Sidon, porque disse o mar, a fortificação do mar, dizendo: Não tive dor de parto, nem pari, nem criei jovens, nem fiz crescer meninas. Como com a notícia do Egito, haverá dor de parto segundo a notícia de Tiro" (Isaías 23:4-5);

onde "Sidon" é aqueles que estiveram nas cognições da fé e as perderam pelos conhecimentos, e, por conseguinte, se tornaram estéreis.

[2] E no mesmo profeta:

"Antes que tivesse dor de parto, ela pariu; e antes que lhe viesse a dor, deu à luz um macho. Quem ouviu tal coisa? Quem viu coisa igual? Acaso teve a terra dor de parto num só dia? ... E não farei parir? disse JEHOVAH; Eu, que faço parir, porventura fecharei [o útero]? disse o teu DEUS" (Isaías 66:7-9), onde se trata da regeneração e os "filhos" significam, semelhantemente, os veros da fé. Os bens e veros, por serem as concepções e os partos do casamento celeste, são chamados "filhos" também pelo SENHOR, em Mateus:

"Quem semeia a boa semente é o Filho do Homem, o campo é o mundo, mas a semente são os filhos do reino" (Mateus 13:37-38);

e os bens e veros da fé salvífica se chamam "filhos de Abraham" (João 8:39), pois a "semente" é a fé, como foi dito no 255; por isso os "filhos," que são da semente, são os bens e veros da fé. Daí vem também que o SENHOR, por Ser a Semente Mesma, chamou-Se Filho do Homem, isto é, a fé da Igreja.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém