Bible

 

Gênesis 17

Studie

   

1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;

2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.

3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:

4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;

5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;

6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.

8 Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus.

9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

10 Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vugar para aquele que me

11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.

12 Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo.

14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.

15 Disse Deus a Abraão: Quanto a Sarai, tua, mulher, não lhe chamarás mais Sarai, porem Sara será o seu nome.

16 Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho; sim, abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela.

17 Ao que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara, que tem noventa anos?

18 Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!

19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele.

20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.

21 O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro.

22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus diante dele.

23 Logo tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa e a todos os comprados por seu dinheiro, todo varão entre os da casa de Abraão, e lhes circuncidou a carne do prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio;

25 E Ismael, seu filho, tinha treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio.

26 No mesmo dia foram circuncidados Abraão e seu filho Ismael.

27 E todos os homens da sua casa, assim os nascidos em casa, como os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 598

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

598. (VERSÍCULO 13) E FAZ GRANDES SINAIS significa testemunhos de que as coisas que eles ensinam são verdades, e entretanto são falsidades. Por “sinais” são significados testemunhos de que são verdades, porque outrora se faziam sinais para atestar a verdade. Mas depois que os sinais e os milagres cessaram, resta apenas a sua significação, que é o testemunho da verdade. Aqui, entretanto, pelos “sinais” são significados os testemunhos, da parte da besta ou do falso profeta, de que as suas falsidades eram verdades, uma vez que, depois das confirmações, elas não aparecem de outro modo.

Que os testemunhos de que alguma coisa é verdadeira são significados pelos “sinais”, pode ver-se nas seguintes passagens:

“Na consumação do século, surgirão falsos Cristos e falsos profetas:

farão grandes sinais e prodígios e induzirão em erro, se possível, até os eleitos” (Mateus 24:24 e Marcos 13:22). “Terríveis serão também os sinais do céu; haverá sinais no sol, na lua e nos astros, retumbando o mar e as ondas (Lucas 21:11, 25).

“Jehovah torna vãos os sinais dos mentirosos. Ele enlouquece os adivinhos, faz tornar atrás os sábios e torna sua ciência tola” (Isaías 44:25).

“Não aprendais o caminho das nações e não vos consterneis pelos sinais dos céus” (Jeremias 10:2).

“São espíritos de demónios operadores de sinais, a fim de reuní-los para a guerra daquele grande dia” (Apocalipse 16:14). “Foi presa a besta e com ela o falso profeta, que fez sinais diante dela e seduziu” (Apocalipse 19:20).

[2] Que “os sinais” foram testemunhos de que (alguma coisa) é verdade, vê-se, ainda, pelas seguintes passagens:

“Os discípulos disseram a Jesus: Que sinal fazes para crermos em Ti?

Que operas?” (João 6:30-33).

“Os judeus, os escribas e os fariseus pediam um sinal ao Senhor a fim de saberem se Ele era o Cristo” (Mateus 12:38-40Mateus 16:1-4Marcos 8:11, 12, Lucas 11:16. 29, 30 — João 2:16, 18, 19).

“Os discípulos disseram a Jesus; Qual é o sinal da Tua vinda e da consumação do século?” (Mateus 24:3, Marcos 13:4).

“Se não creem em ti e não escutam a voz do primeiro sinal contudo crerão na voz do último sinal” (Êxodo 4:8, 9).

(A voz do sinal é um testemunho).

“Puseram entre eles as palavras dos Seus sinais” (Salmo 105:27).

“Disse a Acaz; Pede para ti um sinal de Jehovah” (Isaías 7:11, 14).

“Isto é para ti um sinal de Jehovah: Eis farei retroceder a sombra dos graus, que descerá nos graus de Acaz para o sol” (Isaías 38:7, 8).

“Disse Ezequias; Que sinal (terei) que subirei à casa de Jehovah? (Isaías 38:22).

“Isto será um sinal pará vós, que Eu vos farei uma visita neste lugar, para que saibais em que consistem Minhas palavras” (Jeremias 44:29, 30).

“Jehovah, faze para mim um sinal bom, para que vejam os que me odeiam e sejam envergonhados"' (Salmo 86:17). “Anunciai-nos as coisas que acontecerão, para que ponhamos nossos corações; indicai um sinal no futuro, para que saibamos que deuses sois” (Isaías 41:22, 23).

“Rugirão os inimigos no meio de tua festa; eles puseram seus sinais como sinais” (Salmo 74:3, 4, 9).

(E em outros lugares como Isaías 45:11, 13, Jeremias 32:20, 21, Ezequiel 4:3, Salmo 65:6-8, Salmo 78:42, 43Êxodo 7:3Números 14:11, 12, Deuteronômio 4:34, Deuteronômio 13:1-3, Juízes 6:17, 21; 1 Samuel 2:34; 1 Samuel 14:10, Marcos 16:17, 18, 20, Lucas 2:11, 12, 16).

Coisas semelhantes são significadas pelos “sinais da aliança” (referidos] em Gênesis 9:13, Gênesis 17:11Ezequiel 20:12, 20.

[3] Por essas passagens, pode-se ver. claramente que pelos “grandes sinais” feitos por essa besta do dragão não são entendidos sinais, mas testemunhos, por eles, que as coisas que eles ensinam são verdades. Com efeito, cada herege que se confirmou nas falsidades afirma, depois da confirmação, que suas falsidades são verdades, pois então ele não vê mais as verdades, porque a confirmação da falsidade é a negação da verdade e a verdade que é negada perde a sua luz. Enquanto mais as falsidades brilham pela luz da confirmação, que é uma luz quimérica, tanto mais a luz da verdade se torna escuridão (veja-se o n. 566).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Juízes 6

Studie

   

1 Mas os filhos de Israel fizeram o que era mau aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão de Midiã por sete anos.

2 Prevalecia, pois, a mão de Midiã sobre Israel e, por causa de Midiã, fizeram os filhos de Israel para si as covas que estão nos montes, as cavernas e as fortalezas.

3 Porque sucedia que, havendo Israel semeado, subiam contra ele os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente;

4 e, acampando-se contra ele, destruíam o produto da terra até chegarem a Gaza, e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.

5 Porque subiam com os seus rebanhos e tendas; vinham em multidão, como gafanhotos; tanto eles como os seus camelos eram inumeráveis; e entravam na terra, para a destruir.

6 Assim Israel se enfraqueceu muito por causa dos midianitas; então os filhos de Israel clamaram ao Senhor.

7 E sucedeu que, clamando eles ao Senhor por causa dos midianitas,

8 enviou-lhes o Senhor um profeta, que lhes disse: Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Do Egito eu vos fiz subir, e vos tirei da casa da servidão;

9 livrei-vos da mão dos egípcios, e da mão de todos quantos vos oprimiam, e os expulsei de diante de vós, e a vós vos dei a sua terra.

10 Também eu vos disse: Eu sou o Senhor vosso Deus; não temais aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Mas não destes ouvidos à minha voz.

11 Então o anjo do Senhor veio, e sentou-se debaixo do carvalho que estava em Ofra e que pertencia a Joás, abiezrita, cujo filho Gideão estava malhando o trigo no lagar para o esconder dos midianitas.

12 Apareceu-lhe então o anjo do Senhor e lhe disse: O Senhor é contigo, ó homem valoroso.

13 Gideão lhe respondeu: Ai, senhor meu, se o senhor é conosco, por que tudo nos sobreveio? e onde estão todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o senhor subir do Egito? Agora, porém, o senhor nos desamparou, e nos entregou na mão de Midiã.

14 Virou-se o Senhor para ele e lhe disse: Vai nesta tua força, e livra a Israel da mão de Midiã; porventura não te envio eu?

15 Replicou-lhe Gideão: Ai, senhor meu, com que livrarei a Israel? eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai.

16 Tornou-lhe o Senhor: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como a um só homem.

17 Prosseguiu Gideão: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo.

18 Rogo-te que não te apartes daqui até que eu volte trazendo do meu presente e o ponha diante de ti. Respondeu ele: Esperarei até que voltes.

19 Entrou, pois, Gideão, preparou um cabrito e fez, com uma e efa de farinha, bolos ázimos; pôs a carne num cesto e o caldo numa panela e, trazendo para debaixo do carvalho, lho apresentou.

20 Mas o anjo de Deus lhe disse: Toma a carne e os bolos ázimos, e põe-nos sobre esta rocha e derrama-lhes por cima o caldo. E ele assim fez.

21 E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado que tinha na mão, e tocou a carne e os bolos ázimos; então subiu fogo da rocha, e consumiu a carne e os bolos ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu-lhe da vista.

22 Vendo Gideão que era o anjo do Senhor, disse: Ai de mim, Senhor Deus! pois eu vi o anjo do Senhor face a face.

23 Porém o Senhor lhe disse: Paz seja contigo, não temas; não morrerás.

24 Então Gideão edificou ali um altar ao Senhor, e lhe chamou Jeová-Salom; e ainda até o dia de hoje está o altar em Ofra dos abiezritas.

25 Naquela mesma noite, disse o Senhor a Gidão: Toma um dos bois de teu pai, a saber, o segundo boi de sete anos, e derriba o altar de Baal, que é de teu pai, e corta a asera que está ao pé dele.

26 Edifica ao Senhor teu Deus um altar no cume deste lugar forte, na forma devida; toma o segundo boi, e o oferece em holocausto, com a lenha da asera que cortares

27 Então Gideão tomou dez homens dentre os seus servos, e fez como o Senhor lhe dissera; porém, temendo ele a casa de seu pai e os homens daquela cidade, não o fez de dia, mas de noite.

28 Levantando-se, pois, os homens daquela cidade, de madrugada, eis que estava o altar de Baal derribado, cortada a asera que estivera ao pé dele, e o segundo boi oferecido no altar que fora edificado.

29 Pelo que disseram uns aos outros: Quem fez isto? E, depois de investigarem e inquirirem, disseram: Gideão, filho de Joás, é quem fez isto.

30 Então os homens daquela cidade disseram a Joás: Tira para fora teu filho, para que morra, porque derribou o altar de Baal e cortou a asera que estava ao pé dele.

31 Joás, porém, disse a todos os que se puseram contra ele: Contendereis vós por Baal? livrá-lo-eis vós? Qualquer que por ele contender, ainda esta manhã será morto; se ele é deus, por si mesmo contenda, pois foi derribado o seu altar.

32 Pelo que naquele dia chamaram a Gidão Jerubaal, dizendo: Baal contenda contra ele, pois derribou o seu altar.

33 Então todos os midianitas, os amalequitas e os filhos do oriente se ajuntaram e, passando o Jordão, acamparam no vale de Jizreel.

34 Mas o Espírito do Senhor apoderou-se de Gideão; e tocando ele a trombeta, os abiezritas se ajuntaram após ele.

35 E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; e ainda enviou mensageiros a Aser, a Zebulom e a Naftali, que lhe saíram ao encontro.

36 Disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste,

37 eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar enxuta, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste.

38 E assim foi; pois, levantando-se de madrugada no dia seguinte, apertou o velo, e espremeu dele o orvalho, que encheu uma taça.

39 Disse mais Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira se ainda falar só esta vez. Permite que só mais esta vez eu faça prova com o velo; rogo-te que só o velo fique enxuto, e em toda a terra haja orvalho.

40 E Deus assim fez naquela noite; pois só o velo estava enxuto, e sobre toda a terra havia orvalho.