Bible

 

Gênesis 17

Studie

   

1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;

2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.

3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:

4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;

5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;

6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.

8 Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus.

9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

10 Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vugar para aquele que me

11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.

12 Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo.

14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.

15 Disse Deus a Abraão: Quanto a Sarai, tua, mulher, não lhe chamarás mais Sarai, porem Sara será o seu nome.

16 Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho; sim, abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela.

17 Ao que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara, que tem noventa anos?

18 Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!

19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele.

20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.

21 O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro.

22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus diante dele.

23 Logo tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa e a todos os comprados por seu dinheiro, todo varão entre os da casa de Abraão, e lhes circuncidou a carne do prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio;

25 E Ismael, seu filho, tinha treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio.

26 No mesmo dia foram circuncidados Abraão e seu filho Ismael.

27 E todos os homens da sua casa, assim os nascidos em casa, como os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 598

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

598. (VERSÍCULO 13) E FAZ GRANDES SINAIS significa testemunhos de que as coisas que eles ensinam são verdades, e entretanto são falsidades. Por “sinais” são significados testemunhos de que são verdades, porque outrora se faziam sinais para atestar a verdade. Mas depois que os sinais e os milagres cessaram, resta apenas a sua significação, que é o testemunho da verdade. Aqui, entretanto, pelos “sinais” são significados os testemunhos, da parte da besta ou do falso profeta, de que as suas falsidades eram verdades, uma vez que, depois das confirmações, elas não aparecem de outro modo.

Que os testemunhos de que alguma coisa é verdadeira são significados pelos “sinais”, pode ver-se nas seguintes passagens:

“Na consumação do século, surgirão falsos Cristos e falsos profetas:

farão grandes sinais e prodígios e induzirão em erro, se possível, até os eleitos” (Mateus 24:24 e Marcos 13:22). “Terríveis serão também os sinais do céu; haverá sinais no sol, na lua e nos astros, retumbando o mar e as ondas (Lucas 21:11, 25).

“Jehovah torna vãos os sinais dos mentirosos. Ele enlouquece os adivinhos, faz tornar atrás os sábios e torna sua ciência tola” (Isaías 44:25).

“Não aprendais o caminho das nações e não vos consterneis pelos sinais dos céus” (Jeremias 10:2).

“São espíritos de demónios operadores de sinais, a fim de reuní-los para a guerra daquele grande dia” (Apocalipse 16:14). “Foi presa a besta e com ela o falso profeta, que fez sinais diante dela e seduziu” (Apocalipse 19:20).

[2] Que “os sinais” foram testemunhos de que (alguma coisa) é verdade, vê-se, ainda, pelas seguintes passagens:

“Os discípulos disseram a Jesus: Que sinal fazes para crermos em Ti?

Que operas?” (João 6:30-33).

“Os judeus, os escribas e os fariseus pediam um sinal ao Senhor a fim de saberem se Ele era o Cristo” (Mateus 12:38-40Mateus 16:1-4Marcos 8:11, 12, Lucas 11:16. 29, 30 — João 2:16, 18, 19).

“Os discípulos disseram a Jesus; Qual é o sinal da Tua vinda e da consumação do século?” (Mateus 24:3, Marcos 13:4).

“Se não creem em ti e não escutam a voz do primeiro sinal contudo crerão na voz do último sinal” (Êxodo 4:8, 9).

(A voz do sinal é um testemunho).

“Puseram entre eles as palavras dos Seus sinais” (Salmo 105:27).

“Disse a Acaz; Pede para ti um sinal de Jehovah” (Isaías 7:11, 14).

“Isto é para ti um sinal de Jehovah: Eis farei retroceder a sombra dos graus, que descerá nos graus de Acaz para o sol” (Isaías 38:7, 8).

“Disse Ezequias; Que sinal (terei) que subirei à casa de Jehovah? (Isaías 38:22).

“Isto será um sinal pará vós, que Eu vos farei uma visita neste lugar, para que saibais em que consistem Minhas palavras” (Jeremias 44:29, 30).

“Jehovah, faze para mim um sinal bom, para que vejam os que me odeiam e sejam envergonhados"' (Salmo 86:17). “Anunciai-nos as coisas que acontecerão, para que ponhamos nossos corações; indicai um sinal no futuro, para que saibamos que deuses sois” (Isaías 41:22, 23).

“Rugirão os inimigos no meio de tua festa; eles puseram seus sinais como sinais” (Salmo 74:3, 4, 9).

(E em outros lugares como Isaías 45:11, 13, Jeremias 32:20, 21, Ezequiel 4:3, Salmo 65:6-8, Salmo 78:42, 43Êxodo 7:3Números 14:11, 12, Deuteronômio 4:34, Deuteronômio 13:1-3, Juízes 6:17, 21; 1 Samuel 2:34; 1 Samuel 14:10, Marcos 16:17, 18, 20, Lucas 2:11, 12, 16).

Coisas semelhantes são significadas pelos “sinais da aliança” (referidos] em Gênesis 9:13, Gênesis 17:11Ezequiel 20:12, 20.

[3] Por essas passagens, pode-se ver. claramente que pelos “grandes sinais” feitos por essa besta do dragão não são entendidos sinais, mas testemunhos, por eles, que as coisas que eles ensinam são verdades. Com efeito, cada herege que se confirmou nas falsidades afirma, depois da confirmação, que suas falsidades são verdades, pois então ele não vê mais as verdades, porque a confirmação da falsidade é a negação da verdade e a verdade que é negada perde a sua luz. Enquanto mais as falsidades brilham pela luz da confirmação, que é uma luz quimérica, tanto mais a luz da verdade se torna escuridão (veja-se o n. 566).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987