Bible

 

Gênesis 17

Studie

   

1 Quando Abrão tinha noventa e nove anos, apareceu-lhe o Senhor e lhe disse: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença, e sê perfeito;

2 e firmarei o meu pacto contigo, e sobremaneira te multiplicarei.

3 Ao que Abrão se prostrou com o rosto em terra, e Deus falou-lhe, dizendo:

4 Quanto a mim, eis que o meu pacto é contigo, e serás pai de muitas nações;

5 não mais serás chamado Abrão, mas Abraão será o teu nome; pois por pai de muitas nações te hei posto;

6 far-te-ei frutificar sobremaneira, e de ti farei nações, e reis sairão de ti;

7 estabelecerei o meu pacto contigo e com a tua descendência depois de ti em suas gerações, como pacto perpétuo, para te ser por Deus a ti e à tua descendência depois de ti.

8 Dar-te-ei a ti e à tua descendência depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã, em perpétua possessão; e serei o seu Deus.

9 Disse mais Deus a Abraão: Ora, quanto a ti, guardarás o meu pacto, tu e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.

10 Este é o meu pacto, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: todo varão dentre vugar para aquele que me

11 Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será por sinal de pacto entre mim e vós.

12 Â idade de oito dias, todo varão dentre vós será circuncidado, por todas as vossas gerações, tanto o nascido em casa como o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua linhagem.

13 Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; assim estará o meu pacto na vossa carne como pacto perpétuo.

14 Mas o incircunciso, que não se circuncidar na carne do prepúcio, essa alma será extirpada do seu povo; violou o meu pacto.

15 Disse Deus a Abraão: Quanto a Sarai, tua, mulher, não lhe chamarás mais Sarai, porem Sara será o seu nome.

16 Abençoá-la-ei, e também dela te darei um filho; sim, abençoá-la-ei, e ela será mãe de nações; reis de povos sairão dela.

17 Ao que se prostrou Abraão com o rosto em terra, e riu-se, e disse no seu coração: A um homem de cem anos há de nascer um filho? Dará à luz Sara, que tem noventa anos?

18 Depois disse Abraão a Deus: Oxalá que viva Ismael diante de ti!

19 E Deus lhe respondeu: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará à luz um filho, e lhe chamarás Isaque; com ele estabelecerei o meu pacto como pacto perpétuo para a sua descendência depois dele.

20 E quanto a Ismael, também te tenho ouvido; eis que o tenho abençoado, e fá-lo-ei frutificar, e multiplicá-lo-ei grandissimamente; doze príncipes gerará, e dele farei uma grande nação.

21 O meu pacto, porém, estabelecerei com Isaque, que Sara te dará à luz neste tempo determinado, no ano vindouro.

22 Ao acabar de falar com Abraão, subiu Deus diante dele.

23 Logo tomou Abraão a seu filho Ismael, e a todos os nascidos na sua casa e a todos os comprados por seu dinheiro, todo varão entre os da casa de Abraão, e lhes circuncidou a carne do prepúcio, naquele mesmo dia, como Deus lhe ordenara.

24 Abraão tinha noventa e nove anos, quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio;

25 E Ismael, seu filho, tinha treze anos, quando lhe foi circuncidada a carne do prepúcio.

26 No mesmo dia foram circuncidados Abraão e seu filho Ismael.

27 E todos os homens da sua casa, assim os nascidos em casa, como os comprados por dinheiro ao estrangeiro, foram circuncidados com ele.

   

Komentář

 

Coração

  
by Caleb Kerr

O coração significa amor. Um bom coração significa amor ao Senhor e ao próximo, enquanto um coração duro ou pedregoso significa o amor a si mesmo ou ao mundo, riquezas e coisas. Quando o salmista pede ao Senhor que procure seu coração, ele quer que o Senhor veja o que é que ele ama. E nós somos o que amamos. O que comemos pode formar nosso corpo terreno, mas é apenas temporário, o que amamos forma nosso corpo espiritual, belo ou feio, como escolhemos.

É interessante notar que o primeiro movimento multicelular do nosso embrião é a pulsação que começa em um giro de vaso sanguíneo que vai se tornar nosso coração, e o último movimento do nosso corpo natural é o nosso batimento cardíaco. Ele está lá para toda a nossa vida natural. E é claro que há um coração pulsante em nossos corpos espirituais quando os colocamos.

É difícil pensar nos usos do coração no corpo sem pensar também nos pulmões. O coração circula o sangue para dar vida ao corpo inteiro, mas a menos que esse sangue seja enviado primeiro para os pulmões para ser oxigenado e purgado de gases nocivos, seria inútil. Estes dois órgãos trabalham juntos, e estão aninhados com o coração deitado entre os dois pulmões, e cada um sente o movimento dos outros. Estes dois representam nosso amor e nossa sabedoria, e assim como nossos amores precisam ser purificados de coisas prejudiciais pelo nosso entendimento da verdade, e carregados com o conhecimento de como realmente fazer as atividades pelas quais anseiam, assim o amor e a sabedoria, ou vontade e compreensão, funcionam exatamente como nosso coração e nossos pulmões. Na verdade, ele vai mais fundo do que isso. Nossa vontade e compreensão são criadas à "imagem e semelhança" da vontade Divina e compreensão Divina de Deus, e nossos corações e nossos pulmões funcionam da maneira que eles fazem para espelhar isso no nível mais baixo da criação.

Há sempre mais para ser dito, mais conexões a serem feitas. Ver "Igreja" e "Grande Homem".

(Odkazy: Arcanos Celestes 637, 9050, 9276 [6]; De Divino Amor e de Divina Sabedoria 399)