Bible

 

Ezequiel 8

Studie

   

1 Sucedeu pois, no sexto ano, no mês sexto, no quinto dia do mês, estando eu assentado na minha casa, e os anciãos de Judá assentados diante de mim, que ali a mão do Senhor Deus caiu sobre mim.

2 Então olhei, e eis uma semelhança como aparência de fogo. Desde a aparência dos seus lombos, e para baixo, era fogo; e dos seus lombos, e para cima, como aspecto de resplendor, como e brilho de âmbar.

3 E estendeu a forma duma mão, e me tomou por uma trança da minha cabeça; e o Espírito me levantou entre a terra e o céu, e nas visões de Deus me trouxe a Jerusalém, até a entrada da porta do pátio de dentro, que olha para o norte, onde estava o assento da imagem do ciúme, que provoca ciúme.

4 E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme a semelhança que eu tinha visto no vale.

5 Então me disse: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. Levantei, pois, os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem do ciúme na entrada.

6 E ele me disse: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? as grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário; Mas verás ainda outras grandes abominações.

7 E levou-me à porta do átrio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede.

8 Então ele me disse: Filho do homem, cava agora na parede. E quando eu tinha cavado na parede, eis que havia uma porta.

9 Disse-me ainda: Entra, e as ímpias abominações que eles fazem aqui.

10 Entrei, pois, e olhei: E eis que toda a forma de répteis, e de animais abomináveis, e todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor.

11 E setenta homens dos anciãos da casa de Israel, com Jaazanias, filho de Safã, no meio deles, estavam em pé diante das pinturas, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia o odor de uma nuvem de incenso.

12 Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos ; o Senhor abandonou a terra.

13 Também me disse: Verás ainda maiores abominações que eles fazem.

14 Depois me levou à entrada da porta da casa do Senhor, que olha para o norte; e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz.

15 Então me disse: Viste, filho do homem? Verás ainda maiores abominações do que estas.

16 E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor; e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e assim, virados para o oriente, adoravam o sol.

17 Então me disse: Viste, filho do homem? Acaso é isto coisa le

   

Bible

 

Levítico 25:22

Studie

       

22 No oitavo ano semeareis, e comereis da colheita velha; até o ano nono, até que venha a colheita nova, comereis da velha.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 151

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

151. (VERSÍCULO 28) E DAR-LHE-EI A ESTRELA DA MANHÃ

significa a inteligência e a sabedoria então. As “estrelas” significam os conhecimentos do bem e da verdade, como se vê no n. 51; e, como por elas há a inteligência e a sabedoria, portanto, elas são significadas pela “estrela da manhã”. É dito “estrela da manhã”, porque a inteligência e a sabedoria lhes serão dadas pelo Senhor, quando Ele vier para inaugurar a Nova Igreja, que é a Nova Jerusalém. Ele diz “O que tendes, retende-o até que Eu venha” (versículo 25), o que significa que eles devem reter as poucas verdades que conhecem sobre a caridade e a fé da caridade provenientes da Palavra, e que eles devem viver segundo essas verdades até que se formem um Novo Céu e uma Nova Igreja, que constituem a vinda do Senhor (n. 145).

[2] É dito “estrela da manhã” porque por “manhã” é significada a vinda do Senhor, quando há uma nova Igreja. Que isso se entende por “manhã” na Palavra vê-se claramente nas seguintes passagens:

“Até a tarde e a manhã dois mil e trezentos. Então será justificado o Santo: a visão da tarde e da manhã é a verdade” (Daniel 8:14, 26)

“A mim bradou de Seir: Sentinela! Sentinela! Que há de noite? Disse a sentinela: Vem a manhã e a noite também” (Isaías 21 ;11, 12).

Pela “tarde” e pela “noite” é significado o último tempo da velha Igreja e pela “manhã” o primeiro tempo da nova Igreja. Igualmente nas seguintes passagens:

“Vem o fim, vem a manhã sobre ti, habitante da terra; eis o dia vem, despontou a manhã” (Ezequiel 7:6, 7, 10)

“Jehovah de manhã: de manhã dará o Seu juízo na luz, não faltará” (Sofonias 3:5)

“Deus no meio dela; ajudá-la-á Deus quando olha a manhã” (Salmo 46:5)

“Esperei Jehovah; a minha alma espera o Senhor mais do que os guardas pela manhã, mais do que os que guardam a manhã; no Senhor h á redenção e Eie resgatará Israel” (Salmo

130:5-8), bem como em outros lugares.

[3] Nestas passagens pela “manhã” se entende a vinda do Senhor, quando Ele Mesmo veio ao mundo e instaurou uma nova Igreja; o mesmo sucede agora. E como somente o Senhor dá inteligência e sabedoria aos que pertencerem à Sua Nova Igreja, e como todas as coisas que o Senhor dá são Ele Mesmo porque são d'Ele, é por isso que o Senhor diz que Ele Mesmo é a “estrela da manhã":

“Eu sou a raiz e a geração de David, a resplandecente estrela da manhã” (Apocalipse 22:16).

Ele também é chamado “manhã” em Samuel:

“Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim falou: Ele ser á como a luz da manhã, de uma manhã sem nuvens” (II Samuel 23:3, 4).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987