Bible

 

Ezequiel 7:27

Studie

       

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 476

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

476. QUE NÃO HAVERÁ MAIS TEMPO significa que não h á nenhum estado da Igreja ou nenhuma Igreja, se não se reconhecer um só Deus e que esse Deus é o Senhor. Pelo “tempo” é significado o estado e, como aqui se trata da Igreja, pelo tempo é significado o estado da Igreja; por conseguinte, por “não haverá mais tempo” é significado que não há estado algum da Igreja; também é entendido que não há Igreja alguma, se não se reconhecer que há um só Deus e que esse Deus é o Senhor; (isso) é uma consequência decorrente.

Entretan to, que acontece hoje? Não se nega que há um só Deus, mas nega-se que o Senhor seja esse Deus. Mas não há um só Deus e ao mesmo tempo a Trindade n'Ele, a menos que esse Deus seja o Senhor.

Não se nega que a Igreja vem d'Aquele que é Salvador e Redentor, mas se nega que se deve dirigir imedíatamente a Ele. Daí é evidente que a Igreja deve expirar, a menos que haja uma igreja nova que reconheça o Senhor Só como Deus do céu e da terra e que, por conseguinte, se dirija imediatamente a Ele (veja-se Mateus 28:18). Portanto as palavras “não haverá mais tempo”, isto é, não há igreja alguma, referem-se às coisas que se seguem no versículo 7

deste capítulo e estas se referem às coisas que estão no versículo 15 do capítulo 11, onde se diz que haverá uma igreja que será do Senhor Só.

[2] Pelo “tempo” é significado estado, porque, no mundo espiritual, os tempos são medidos não por dias, semanas, meses e anos, mas por estados, que são as progressões da vida, pelas quais se lembram as coisas passadas, como pode ser visto no livro CÉU E INFERNO, publicado em Londres, em 1758 (n. 162-169), onde se trata do tempo no céu. O estado da Igreja, aqui, se entende pelo “tempo”, porque o dia e a noite, a manhã e a tarde, o verão e o inverno fazem o tempo no mundo e porque essas coisas, entendidas no sentido espiritual, fazem os estados da Igreja. Quando, pois, esses estados não mais existirem, não há igreja alguma; e não há igreja quando não há mais bem nem verdade, por conseguinte, quando a iuz da verdade for obscuridade e quando o calor do bem for o frio; eis o que se entende por “não haverá mais tempo”. Semelhantes coisas se entendem por estas passagens na Palavra:

“A quarta besta cogitará de mudar os tempos” (Daniel 7:25).

“Haverá um único dia que será conhecido de Jehovah, o qual não ser á dia nem noite; assim nada de tempo” (Zacarias 14:7).

“Farei deitar o sol ao meio-dia. e escurecerei de trevas a terra em dia de luz, assim nada de tempo” (Amós 8:9).

“Eis, vem um mal só, o fim vem; vem o fim; vem a manhã sobre ti, habitante da terra, vem o tempo” (Ezequiel 7:5-7).

A “manhã” é o começo da Nova Igreja (n. 151) e por isso é dito “vem o tempo”.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 634

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

634. SE ALGUÉM ADORAR A BESTA E A IMAGEM DELA E RECEBER SUA MARCA NA TESTA E SOBRE A MÃO significa: aquele que reconhece e recebe a doutrina da justificação e da salvação pela fé só, confirma-a e vive de acordo com ela. Por “adorar a besta” é significado reconhecer essa fé (n. 580). Por “adorar sua imagem” é significado reconhecer e receber essa doutrina (n. 603). Por “receber sua marca na testa e sobre a mão” é significado recebê-la pelo amor e pela fé e confirmar-se nela (n. 605, 606); e, como os que se confirmam nela pelo amor e pela fé, vivem também de acordo com ela, isso também é entendido.

[2] Ha três graus de recepção dessa doutrina, que são descritos pelas palavras que se seguem. O primeiro grau é reconhecer essa doutrina; o segundo grau é confirmá-la em si; e o terceiro grau é viver de acordo com ela. Reconhecê-la se faz pelo pensamento, confirmá-la em si se faz pelo entendimento e viver de acordo com ela se faz pela vontade. Há as pessoas que estão no prirneiro grau e não estão no segundo e no terceiro; há as que estão no primeiro e no segundo graus e, entretanto, não estão no terceiro; mas aquelas que estão no terceiro grau, que é o grau de vida de acordo com tal doutrina, são as pessoas a que se referem as coisas ditas nos versículos 10, 11, quê se seguem. Viver de acordo com aquela (doutrina) é considerar como nada fazer o mal, pensando que o mal não condena, porque as obras da Lei não salvam, mas somente a fé.

Depois também quem vive de acordo com aquela doutrina considera como nada fazer o bem, pensando consigo que ninguém pode fazer o bem por si mesmo, a menos que seja meritório. Assim, eles somente evitam os males por causa das leis civis e morais e não por causa das leis Divinas. Eles fazem os bens somente para si e para o mundo, por amor de si e não por causa do Senhor e, por conseguinte, não o fazem por amor ao próximo.

[3] As coisas que agora seguem (versículos 10, 11) são ditas a respeito deles, porque tudo aquilo que entra somente no pensamento e no entendimento não condena, mas aquilo que entra na vontade é que condena, pois entra na vida e permanece. Nada pode entrar na vontade a menos que seja também pelo amor, e o amor é a vida do homem. São eles também que não se examinam, não conhecem os seus pecados nem fazem penitência, e por isso são condenados. Com efeito, eles dizem em seu coração: "Que necessidade há de exame, de conhecimento, de reconhecimento de pecados e de penitência, quando a fé só encerra todas estas coisas."

Vi, no mundo espiritual, muitas dessas pessoas que evitaram os males e fizeram os bens somente de acordo com a lei civil e moral e não, ao mesmo tempo, de acordo com a lei espiritual, e elas foram lançadas no inferno.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987