Bible

 

Ezequiel 7:14

Studie

       

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 48

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

48. E SEUS OLHOS COMO UMA CHAMA DE FOGO significa a Divina Sabedoria do Divino Amor. Por “olhos” na Palavra é significado o entendimento e por conseguinte, pela visão dos olhos, a inteligência; por isso, quando se trata do Senhor, se entende a Divina Sabedoria; mas por “chama de fogo” é significado o amor espiritual que é a caridade; por isso, quando se trata do Senhor, se entende o Divino Amor. Daí, a Divina Sabedoria do Divino Amor ser significada pelo fato de “Seus olhos serem como uma chama de fogo”. O “olho” significa o entendimento, porque o olho e o entendimento correspondem, uma vez que, assim como o olho vê pela luz natural, assim também o entendimento vê pela luz espiritual. Por isso, “ver” é referido a um e a outro. Que pelo “olho” na Palavra é significado o entendimento é evidente pelas passagens seguintes:

“Traze o povo cego que tem olhos e os surdos que têm orelhas” (Isaías 43:8)

“Naquele dia, os surdos ouvirão as palavras do livro e, libertos da escuridão, verão os olhos dos cegos” (Isaías 29:18) “Então serão abertos os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos” (Isaías 35:5)

“Dar-te-ei corno luz dos gentios para abrir os olhos dos cegos” (Isaías 42:6, 7).

Estas coisas foram ditas sobre o Senhor, Que, quando viesse, abriria o entendimento daqueles que estão na ignorância da verdade.

[2] Que isso é o que se entende por abrir os “olhos” é o que se vê claramente por estas passagens:

“Engorda o coração deste povo e agrava-lhe os olhos, para que não veja com seus olhos” (Isaías 6:9, 10; João 12:40) “Derramou Jehovah sobre vós um espírito de sonolência e fechou os vossos olhos. Os profetas e vossas cabeças, os videntes, Ele cobriu” (Isaías 29:10, 30:10)

“Que fecha os seus olhos para que não veja o mal” (Isaías 33:15)

“Ouvi isto, povo estulto, que tem olhos e não vê” (Jeremias 5:21; Ezequiel 12:2)

“Castigo do pastor que abandona o rebanho: espada sobre o olho direito, e o olho direito, escurecendo, se escurecerá” (Zacarias 11:17)

“A praga com que Jehovah ferirá todos os povos que pugnarem contra Jerusalém: os olhos deles se consumirão em seus buracos” (Zacarias 14:12)

“Ferirei todo o cavalo de estupor e todos os cavalos dos povos com cegueira” (Zacarias 12:4).

“O cavalo” no sentido espiritual é o entendimento da verdade (n. 298).

“Ouve-me Jehovah, Deus meu, ilumina meus olhos, para que não adormeça com a morte” (Salmo 13:3).

[3] Que, nestas passagens, por “olho” é significado o entendimento pode ser compreendido por qualquer um. Consequentemente, é muito claro o que o Senhor quer significar nestas passagens:

“A lâmpada do corpo é o olho: se o teu olho for simples, todo o teu corpo será luminoso; se o teu olho for mau. todo o teu corpo ser á tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão as trevas” (Mateus 6:22, 23 e Lucas 11 ;34)

“Se o olho direito escandalizar-te, arranca-o e arroja-o para longe de ti, porque é melhor para ti entrares na vida com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno” (Mateus 5:29, 18:9)

Por “olho”, nessas passagens, não é entendido o olho, mas sim o entendimento da verdade. Visto que pelo “olho” é significado o entendimento da verdade, por isso, entre os Estatutos dos filhos de Israel, havia a determinação:

”0 cego de olho turvo da semente de Aharão não se aproximava para oferecer sacrifício nem entrava dentro do véu” (Levitico 21:18-20)

Depois, também

“O que era cego não seria oferecido em sacrifício” (Levítico 22:22; Malaquías 1:8).

[4] Por essas passagens se vê claramente o que se entende por “olho”, quando se trata do homem. Segue-se que, quando se trata do Senhor, se entende Sua Divina Sabedoria, depois também Sua Onisciência e Sua Providência, como nestas passagens:

“Abre, Jehovah, os Teus olhos e vê” (Isaías 37:17)

“Porei os Meus olhos sobre eles para o bem e os edificarei” (Jeremias 24:6)

“Eis o olho de Jehovah sobre os que O temem” (Salmo 33:18)

“Jehovah (está) no templo da santidade; Seus olhos veem e Suas pálpebras sondam os filhos dos homens” (Salmo 11:4).

Confio por “querubins” são significadas a guarda e a providência do Senhor para que o sentido espiritual da Palavra não seja prejudicado, por isso se diz dos quatro animais, que eram querubins, o seguinte:

“Estavam cheios de olhos pela frente e por trás e, igualmente, suas asas estavam cheias de olhos” (Apocalipse 4:6, 8).

Também se diz em Ezequiel:

“As rodas, sobre as quais eram levados os querubins, estavam cheias de olhos ao redor” (10:12).

[5] Que pela “chama de fogo” se entende o Divino Amor do Senhor, vê-lo-emos em seguida, onde a “chama” e o “fogo” são nomeados; e como é dito que “Seus olhos eram como uma chama de fogo”, isso significa a Divina Sabedoria do Divino Amor. Que no Senhor há o Divino Amor da Divina Sabedoria e a Divina Sabedoria do Divino Amor, assim a união recíproca de um e de outro, é um arcano desvendado no livro SABEDORIA ANGÉLICA SOBRE O DIVINO AMOR E A DIVINA SABEDORIA (34-39 e outros).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Komentář

 

198 - The Sword, Famine, and Pestilence

Napsal(a) Jonathan S. Rose

Title: The Sword, Famine, and Pestilence

Topic: Salvation

Summary: We search for the message of love and the inner meaning behind the Bible's harsh statements about the sword, famine, and pestilence.

Use the reference links below to follow along in the Bible as you watch.

References:
2 Chronicles 26:5, 9
Jeremiah 14:12, 16; 21:9; 24:10; 29:15, 18
Ezekiel 5:12, 16-17; 6:11-13; 7:15-16; 12:16; 14:21
2 Samuel 24:10-13, 15
Psalms 91:1-ff

Přehrát video
Spirit and Life Bible Study broadcast from 10/8/2014. The complete series is available at: www.spiritandlifebiblestudy.com