Bible

 

Ezequiel 7

Studie

   

1 Demais veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:

2 E tu, ó filho do homem, assim diz o Senhor Deus à terra de Israel: Vem o fim, o fim Vem sobre os quatro cantos da terra.

3 Agora vem o fim sobre ti, e enviarei sobre ti a minha ira, e te julgarei conforme os teus caminhos; e trarei sobre ti todas as tuas abominações.

4 E não te pouparei, nem terei piedade de ti; mas eu te punirei por todos os teus caminhos, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu sou o Senhor.

5 Assim diz o Senhor Deus: Mal sobre Mal! eis que vem!

6 Vem o fim, o fim Vem, despertou-se contra ti; eis que Vem.

7 Vem a tua ruína, ó habitante da terra! Vem o tempo; está perto o dia, o dia de tumulto, e não de gritos alegres, sobre os montes.

8 Agora depressa derramarei o meu furor sobre ti, e cumprirei a minha ira contra ti, e te julgarei conforme os teus caminhos; e te punirei por todas as tuas abominações.

9 E não te pouparei, nem terei piedade; conforme os teus caminhos, assim te punirei, enquanto as tuas abominações estiverem no meio de ti; e sabereis que eu, o Senhor, castigo.

10 Eis o dia! Eis que vem! Veio a tua ruína; já floresceu a vara, já brotou a soberba. :

11 A violência se levantou em vara de iniqüidade. nada restará deles, nem da sua multidão, nem dos seus bens. Não haverá eminência entre eles.

12 Vem o tempo, é chegado o dia; não se alegre o comprador, e não se entristeça o vendedor; pois a ira está sobre toda a multidão deles.

13 Na verdade o vendedor não tornará a possuir o que vendeu, ainda que esteja por longo tempo entre os viventes; pois a visão, no tocante a toda a multidão deles, não voltará atrás; e ninguém prosperará na vida, pela sua iniqüidade.

14 Já tocaram a trombeta, e tudo prepararam, mas não há quem vá à batalha; pois sobre toda a multidão deles está a minha ira.

15 Fora está a espada, e dentro a peste e a fome; o que estiver no campo morrerá à espada; e o que estiver na cidade, devorálo-a a fome e a peste.

16 E se escaparem alguns sobreviventes, estarão sobre os montes, como pombas dos vales, todos gemendo, cada um por causa da sua iniqüidade.

17 Todas as mãos se enfraquecerão, e todos os joelhos se tornarão fracos como água.

18 E se cingirão de sacos, e o terror os cobrirá; e sobre todos os rostos haverá vergonha e sobre todas as suas cabeças calva.

19 A sua prata, lançá-la-ão pelas ruas, e o seu ouro será como imundícia; nem a sua prata nem o seu ouro os poderá livrar no dia do furor do Senhor; esses metais não lhes poderão saciar a fome, nem lhes encher o estômago; pois serviram de tropeço da sua iniqüidade.

20 Converteram em soberba a formosura dos seus adornos, e deles fizeram as imagens das suas abominações, e as suas coisas detestáveis; por isso eu a fiz para eles como uma coisa imunda.

21 E entregá-la-ei nas mãos dos estrangeiros por presa, e aos ímpios da terra por despojo; e a profanarão.

22 E desviarei deles o meu rosto, e profanarão o meu lugar oculto; porque entrarão nele saqueadores, e o profanarão.

23 Faze uma cadeia, porque a terra está cheia de crimes de sangue, e a cidade está cheia de violência.

24 Pelo que trarei dentre as nações os piores, que possuirão as suas casas; e farei cessar a soberba dos poderosos; e os seus lugares santos serão profanados.

25 Quando vier a angústia eles buscarão a paz, mas não haverá paz.

26 Miséria sobre miséria virá, e se levantará rumor sobre rumor; e buscarão do profeta uma visão; mas do sacerdote perecerá a lei, e dos anciãos o conselho.

27 O rei pranteará, e o príncipe se vestirá de desolação, e as mãos do povo da terra tremerão de medo. Conforme o seu caminho lhes farei, e conforme os seus merecimentos os julgarei; e saberão que eu sou o Senhor.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 493

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

493. (VERSÍCULO 4) ESTAS SÃO AS DUAS OLIVEIRAS E OS DOIS CASTIÇAIS QUE ESTÃO DIANTE DO DEUS DA TERRA significa o amor e a inteligência, ou a caridade e a fé, uma e outra pelo Senhor, neles. “A oliveira” significa o amor e a caridade, como se vai mostrar; e “o castiçal” significa a ilustração nas verdades (n. 43) e, por conseguinte, a inteligência e a fé, porque da ilustração nas verdades vem a inteligência e desta vem a fé. Por “estar diante de Deus” é significado escutar e fazer o que Ele manda (n. 366); aqui é significado que essas duas coisas estão neles pelo Senhor que é o Deus da terra, isto é, nos que estão nos dois” essenciais da Nova Igreja, de que já se falou. Daí é evidente que por “as duas testemunhas serem as duas oliveiras e os dois castiçais” é significado que eram o amor e a inteligência, ou a caridade e a fé. Com efeito, estes dois constituem a Igreja, o amor e a caridade sua vida e a inteligência e a fé sua doutrina.

[2] A “oliveira” significa o amor e a caridade, porque a azeitona significa a Igreja celestial, e consequentemente a “oliveira”, de que a azeitona é fruto, significa o amor celestial, que é o amor ao Senhor. Daí vem que esse amor é também significado pelo azeite com que eram ungidas todas as coisas santas da Igreja; o azeite, que era chamado “óleo de santidade”, era “um composto de azeitonas e de perfumes” (Êxodo 30:23, 24), e também “era com azeite de oliveira que se acendiam as lâmpadas do castigai no tabernáculo todas as noites” (Êxodo 27:20Levítico 24:2).

Coisas semelhantes são significadas pelas “azeitonas” e pelas “oliveiras” em Zacarias;

“Duas oliveiras estavam próximas do castiçal, uma à direita do reservatório e outra à esquerda dele, e duas bagas de oliveira;

estes são os dois filhos do azeite que estão diante do Senhor de toda a terra” (Zacarias 4:3, 11, 12, 14).

Em David:

“Eu sou como uma oliveira verdejante na casa de Deus” (Salmo 52:8).

Em Jeremias;

“Jehovah chamou o teu nome oliveira verdejante, bela pelos frutos” (Jeremias 11:16, 17). e em outras passagens.

[3] Como por “Jerusalém” era significada a Igreja, é por isso que muitas coisas, que estavam nessa cidade e nos arredores, significavam coisas que pertencem à Igreja. Perto de Jerusalém estava o monte das Oliveiras, pelo qual era significado o Divino Amor. Por isso (diz-se desse monte):

“Jesus ensinava durante o dia no templo, mas as noites, ao sair, passava-as no monte das Oliveiras” (Lucas 21:37; Lucas 22:39; João 8:1).

“E Jesus sobre este monte falou a Seus discípulos sobre a consumação dos séculos e sobre Sua vinda então” (Mateus 24:3 è seguintes; Marcos 13:3 e seguintes).

“Foi também (saindo) desse monte que Ele foi a Jerusalém e l á padeceu” (Mateus 21:1; Mateus 26:30; Marcos 11:1; Marcos 14:26; Lucas 19:29, 37).

E isso segundo a predição de Zacarias:

“Nesse dia, estarão Seus pés sobre o monte das Oliveiras, que est á diante das faces de Jerusalém, no oriente” (Zacarias 14:4).

Como a “oliveira” significava o celestial da Igreja, é por isso que “os querubins no meio do templo de Jerusalém eram feitos de pau de oliveira; igualmente os batentes de portas para o santuário, e as portas” (1 Reis 6:23-33).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Juízes 8:24

Studie

       

24 Disse-lhes mais Gideão: uma petição vos farei: -me, cada um de vós, as arrecadas do despojo. (Porque os inimigos tinham arrecadas de ouro, porquanto eram ismaelitas) .