Bible

 

Ezequiel 44:16

Studie

       

16 eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança.

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 861

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

861. (VERSÍCULO 9) E SUBIRAM SOBRE A LARGURA DA TERRA E CERCARAM O ARRAIAL DOS SANTOS E A CIDADE AMADA significa que, excitados pelos dragonistas, eles desprezaram toda a verdade da Igreja e faziam esforços para destruir todas as coisas da Nova Igreja e sua própria doutrina, referente ao Senhor e ã vida. Por “subir sobre a largura da terra” é significado desprezar toda a verdade da Igreja; pois por “subir sobre” é significado elevar-se acima e passar além, assim desprezar; e pela “largura da terra” é significada a verdade da Igreja, de que se tratará a seguir. Por “cercar o arraial dos santos” é significado sitiar e querer destruir todas as coisas da Nova Igreja, de que se falará no número seguinte.

Pela “cidade amada” é significada a doutrina da Nova Igreja. Que pela “cidade” é significada a doutrina da Igreja, vê-se nos n. 194, 501, 502, 712. A cidade é chamada “amada”, porque ela trata do Senhor e da vida, pois é a doutrina da Nova Jerusalém que se entende aqui. Que isso é significado por tais palavras, ninguém pode ver senão pelo sentido espiritual da Palavra, pois não pode penetrar no pensamento de quem quer que seja que pela “largura da terra” seja significada a verdade da Igreja, que pelo “arraial dos santos” sejam significadas todas as coisas da Nova Igreja, tanto suas verdades como seus bens, e que pela “cidade” seja significada a sua doutrina. Por isso, para que a mente não fique em dúvida, é necessário que seja demonstrado o que “a largura” e “o arraial dos santos” significam no sentido espiritual. Daí se poder á ver depois que tal é o sentido dessas palavras.

[2] Que “a largura da terra” significa a verdade da Igreja é porque no mundo espiritual há quatro, plagas, o oriente, o ocidente, o sul e o setentrião (ou norte), e o oriente e o ocidente constituem seu comprimento, e o sul e o setentrião constituem sua largura. Como no oriente e no ocidente habitam aqueles que estão no bem do amor, por isso pelo “oriente” e pelo “ocidente” é significado o bem;

consequentemente, pelo “comprimento” é significado o bem. E como no sul e no setentrião (norte) habitam aqueles que estão nas verdades da sabedoria, por isso pelo “sul” e pelo “setentrião” é significada a verdade; consequentemente, pela “largura” é significada a verdade.

Mas, sobre estas coisas, vejam-se mais explicações na obra CÉU E INFERNO, publicada em Londres, em 1758 (n. 141-153). Que pela “largura” é significada a verdade, pode-se ver nas seguintes passagens, na Palavra;

“Jehovah, Tu não me entregaste na mão do inimigo; fizeste meus pés estar na largura” (Salmo 31:8).

“Por causa da angústia invoquei Jehovah, Ele respondeu-me na largura” (Salmo 118:5).

“Jehovah pôs-me na largura, Ele me livrou” (Salmo 18:19),

“Eu vou suscitar os Caldeus, nação amarga e rápida, andando na largura da terra” (Habacuque 1:6).

“Aschur passará por Judah, inundará e atravessará, e serão as extensões de suas asas a plenitude da largura” (Isaías 8:8).

“Jehovah os apascentará como uma ovelha na largura” (Oséias 4:16).

(Além disso, em outros lugares como Salmo 4:1, Salmo 66:12

e Deuteronômio 33:20).

[3] Outra coisa não é entendida pela “largura da cidade da Nova Jerusalém” (Apocalipse 21:16), pois, como pela Nova Jerusalém se entende a Nova Igreja, por “sua largura e comprimento” não podem ser significados sua largura e comprimento, mas sua verdade e seu bem, pois estes pertencem à Igreja. Assim também em Zacarias;

“Eu disse ao anjo: Onde vais? Ele disse: Medir Jerusalém, para ver sua largura e seu comprimento” (2:2).

Igualmente pelas “larguras e comprimentos” do novo templo e da nova terra em Ezequiel (capítulos 40-47). Depois, também, pelos “comprimentos e larguras” do altar do holocausto, do tabernáculo, da mesa sobre a qual estavam os pães, do altar do perfume e da arca ali (colocada). Também pelos “comprimentos e larguras” do templo de Jerusalém e por muitas outras coisas que foram designadas por medidas.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 194

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

194. E O NOME DA CIDADE DO MEU DEUS, A NOVA JERUSALÉM significa que, em seus corações, será inscrita a doutrina da Nova Igreja. Por “Nova Jerusalém” é significada a Nova igreja e por ela, quando é chamada “cidade”, é significada a Nova Igreja quanto à doutrina; por isso, por “escrever sobre ele o nome da cidade do meu Deus, a Mova Jerusalém” é significado que neles será inscrita a doutrina da Nova Igreja. Que por “Jerusalém” é significada a Igreja e por “Jerusalém como cidade” é significada a Igreja quanto à doutrina, vejam-se os n. 880, 881. “A cidade” significa a doutrina, porque “a terra”, e especialmente “a terra de Canaã”, significa a Igreja em todo o complexo; as heranças em que a terra de Canaã foi dividida significam as diversas coisas da Igreja e as cidades dessas heranças significam os doutrinais. Por essa razão, quando elas são nomeadas na Palavra, os anjos não entendem outra coisa; isto me foi até provado por muitas experiências. Coisa semelhante ocorre com a significação das montanhas, colinas, vales, fontes, rios, tudo isso significando coisas que pertencem à Igreja.

[2] Que as cidades significam os doutrinais, pode-se ver, aqui e ali, pelas seguintes passagens:

“Será esvaziada a terra, confundida a terra, profanada a terra, quebrada a cidade vã; o resto da cidade uma solidão, e a porta ser á ferida até à devastação” (Isaías 24:3, 4, 10, 12)

“Subiu um leão do mato para reduzir a terra à devastação; as tuas cidades serão destruídas; vi o Carmelo deserto e as suas cidades desoladas; lamentar-se-á a terra, fugirá a cidade toda deserta” (Jeremias 4:7, 26-29).

Aqui, a “terra” é a Igreja e a “cidade” é a sua doutrina. Assim,

é descrita a devastação da Igreja pelas falsidades da doutrina.

“Virá o devastador sobre toda a cidade, a fim de que a cidade não escape e pereça o vale e se perca a planície” (Jeremias 48:8).

Igualmente (é dito ao profeta):

“Eis, te dei por cidade forte contra toda a terra” (Jeremias 1:18).

Isto foi dito ao profeta, porque por “profeta” é significada a doutrina da Igreja (n. 8).

“Nesse dia se cantará na terra de Judá: Nossa cidade forte; por salvação porá muralhas e ante-muros” (Isaías 26:1)

“A cidade grande foi dividida em três partes e as cidades das nações se desmoronaram” (Apocalipse 16:19)

“O profeta viu sobre uma alta montanha a estrutura de uma cidade no sul, e o anjo mediu a muralha, as portas, as câmaras, o pórtico da porta; e o nome da cidade era Jehovah ali” (Ezequiel 40:1 e seguintes)

“O rio cujos regatos alegrarão a cidade de Deus” (Salmo 46:4)

“Arremessarei o Egito contra o Egito, para que Combatam cidade contra cidade e reino contra reino” (Isaías 19:2)

“Todo reino dividido contra si próprio é devastado e toda cidade dividida contra; si própria não subsistirá” (Mateus 12:25).

Nessas passagens, por “cidades'’, no sentido espiritual, são entendidas doutrinas, como também em Isaías 6:11; 14:4, 12, 17, 21; 19:18, 19; 25:1-3; 33:8, 9; 54:3; 64:10; Jeremias 7:17, 34; 13:18, 19; 32:42, 44; 33:4; Sofonias 3:6; Salmos 48:2; 55:9; 107:4, 7; Mateus 5:14, e em outros lugares.

[3] Segundo a significação de “cidade”, pode-se ver o que se entende pelas cidades nesta parábola do Senhor:

“Um homem nobre, partindo para receber um reino para si, deu a seus servos minas para negociarem. Quando voltou chamou os servos. Chegou o primeiro dizendo: A tua mina produziu dez minas. Disse-lhe ele:

Bom servo, terás poder sobre dez cidades. Chegou o segundo dizendo:

A tua mina produziu cinco minas. Disse-lhe ele: Terás poder sobre cinco cidades” (Lucas 19:12-19).

Aqui também as “cidades” significam os doutrinais ou as verdades da doutrina e “estar sobre as cidades” é ser inteligente e sábio; assim “dar poder sobre elas” é dar inteligência e sabedoria; “dez” significa muito e “cinco” alguma coisa. Que por “negociar” e “ganhar” se entende adquirir para si fazendo uso de suas faculdades de inteligência, é evidente.

[4] Que a “cidade, a santa Jerusalém”, significa a doutrina da Nova Igreja, vê-se claramente por sua descrição (Apocalipse, capítulo 21), porque ela é descrita quanto às suas dimensões, depois também quanto às suas portas e quanto às suas muralhas e aos seus alicerces, os quais, como Jerusalém significa a Igreja, não podem significar outra coisa senão o que pertence à sua doutrina; a Igreja não é igreja de outra forma. Como pela “cidade de Jerusalém” se entende a Igreja quanto à doutrina, por isso ela é chamada “cidade da verdade” (Zacarias 8:3, 4); e em muitos lugares “cidade santa”, isso porque o santo se diz das verdades procedentes do Senhor (n. 173).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987