Bible

 

Ezequiel 42

Studie

   

1 Depois disto fez-me sair para fora, ao átrio exterior, que dá para o norte; e me levou às câmaras que estavam defronte do largo vazio, e que estavam defronte do edifício, do lado do norte.

2 Do comprimento de cem côvados era esse edifício, e da largura de cinqüenta côvados.

3 Em frente dos vinte côvados, que tinha o átrio interior, e em frente do pavimento que tinha o átrio exterior, havia galeria contra galeria em três andares.

4 E diante das câmaras havia um passeio que dava para o átrio interior, e que tinha dez côvados de largura e cem côvados de comprimento; e as suas portas davam para o norte.

5 Ora, as câmaras superiores eram mais estreitas; porque as galerias tomavam destas mais espaço do que das de baixo e das do meio do edifício.

6 Porque elas eram de três andares e não tinham colunas como as colunas dos átrios; por isso desde o chão se iam estreitando mais do que as de baixo e as do meio.

7 No lado de fora, em paralelo às cãmaras e defronte delas no caminho do áteio exterior, havia um muro que tinha cinqüenta côvados de comprimento.

8 Pois o comprimento da série de câmaras que estavam no átrio exterior era de cinqüenta côvados, enquanto o da série que estava defronte do templo era de cem côvados.

9 Por debaixo destas câmaras estava a entrada do lado do oriente, para quem entra nelas do átrio exterior.

10 Na grossura do muro do átrio que dava para o oriente, diante do lugar separado, e diante do edifício, havia também câmaras,

11 com um caminho diante delas, que eram da mesma feição das câmaras que davam para o norte, sendo do mesmo comprimento, e da mesma largura, com as mesmas saídas, disposições e portas.

12 E conforme eram as portas das câmaras que davam para o sul, era também a porta no topo do caminho, isto é, do caminho bem em frente do muro à direita para quem entra.

13 Então me disse: As câmaras do norte, e as câmaras do sul, que estão diante do lugar separado, são câmaras santas, em que os sacerdotes que se chegam ao Senhor comerão as coisas santíssimas. Ali porão as coisas santíssimas, as ofertas de cereais, as ofertas pelo pecado, e as ofertas pela culpa; porque o lugar é santo.

14 Quando os sacerdotes entrarem, não sairão do santuário para o átrio exterior, mas porão ali as suas vestiduras em que ministram, porque elas são santas; e vestir-se-ão doutras vestiduras, e assim se aproximarão do lugar pertencente ao povo.

15 Tendo ele acabado de medir o templo interior, fez-me sair pelo caminho da porta oriental; e o mediu em redor.

16 Mediu o lado oriental com a cana de medir, quinhentas canas de largura.

17 Mediu o lado do norte, quinhentas canas, com a cana de medir.

18 Mediu também o lado do sul, quinhentas canas, com a cana de medir.

19 Deu uma volta para o lado do ocidente, e mediu quinhentas canas, com a cana de medir.

20 Mediu-o pelos quatro lados. Havia um muro em redor, de quinhentas canas de comprimento, e quinhentas de largura, para fazer separação entre o santo e o profano.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 486

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

486. E O ANJO APRESENTOU-SE DIZENDO: LEVANTA-TE E MEDE O TEMPLO DE DEUS E O ALTAR E OS ADORADORES NELE significa a presença do Senhor e a Sua ordem para ver e conhecer o estado da Igreja no novo céu. Pelo “anjo” se entende o Senhor (aqui como nos n. 5, 415 e em outros lugares), porque o anjo nada faz por si próprio, mas age pelo Senhor. Por isso, Ele diz no versículo 3

“Darei as Minhas duas testemunhas” e essas eram testemunhas do Senhor. Por “apresentou-se” é significada a presença do Senhor. Por “dizer” é significada a Sua ordem. Por “levantar-se e medir” é significado ver e conhecer. Que “medir” significa conhecer e examinar a qualidade do estado, será visto abaixo. Por “templo, altar e adoradores nele” é significado o estado da Igreja no novo céu; pelo “templo” é significada a Igreja quanto à verdade da doutrina (n. 191), pelo “altar”, a Igreja quanto ao bem do amor (n. 392) e pelos “adoradores”, a Igreja quanto ao culto derivado da verdade e do bem. Aqui, pelos “adoradores” é significada a adoração que pertence ao culto, porque o sentido espiritual faz abstração das pessoas (n. 78, 79, 96), o que é evidente aqui, pois se diz “medir” os adoradores. São também essas três coisas que fazem a Igreja, a saber, a verdade da doutrina, o bem do amor e o culto derivado de ambos.

[2] Que seja a Igreja no novo céu que é entendida, é evidente pelo último versículo deste capítulo, onde se diz “E abriu-se o templo de Deus no céu e foi vista a arca da Sua aliança no Seu templo” (versículo 19).

No começo deste capítulo, fala-se em “medir o templo”, a fim de que seja visto e conhecido o estado da Igreja no céu, antes de ter sido essa Igreja conjunta com a Igreja no mundo. A Igreja no mundo é entendida pelo “átrio fora do templo que João não devia medir, porque ele tinha sido dado às nações” (versículo 2); depois, ela é descrita pela “cidade grande, que é chamada Sodoma e Egito” (versículos 7, 8); mas depois que a cidade grande caiu (versículo 13), segue-se que a Igreja tornou-se a Igreja do Senhor (versículos 15 e seguintes).

Cumpre saber que nos céus há uma Igreja do mesmo modo que nas terras e que essas duas Igrejas fazem um como o interno e o externo nos homens. O Senhor provê primeiro a Igreja nos céus e segundo ela ou por ela Ele provê a Igreja nas terras; daí se diz que a Nova Jerusalém desceu de Deus pelo novo céu (capítulo 21:1, 2). Por “novo céu” se entende um novo céu de cristãos, do qual se falará muitas vezes a seguir.

[3] “Medir” significa conhecer e examinar a qualidade, porque a medida significa a qualidade da coisa ou do estado. Isto é significado por todas as medidas da Nova Jerusalém (capítulo 21) e por estas palavras:

O anjo tinha uma cana de ouro para medir a cidade e as suas portas, e mediu a muralha cento e quarenta e quatro côvados, medida de homem, que é (a medida) de anjo (vers. 15, 17).

Como pela “Nova Jerusalém” é significada a Nova Igreja, é evidente que por “medir” essa cidade e as coisas que lhe pertencem é significado conhecer a qualidade.

“Medir” tem a mesma significação em Ezequiel, onde se diz que “o anjo mediu a casa de Deus, o templo, o altar, o átrio, as câmaras” (cap. 40:3-17 — cap. 41:1-5, 13, 14, 22

— cap. 42 e cap. 43) e que “ele mediu as águas” (cap. 47:3-5). Eis porque se diz:

“Mostra à casa de Israel esta casa e terão vergonha das suas iniquidades, e medirão sua forma e suas saídas e entradas e todas as suas formas, para que guardem toda a sua forma” (Ezequiel 43:10, 11).

Semelhante significação tem “medir” nas seguintes passagens:

“Ergui meus olhos e vi um varão em cuja mão havia um cordel de medida e perguntei-lhe: Onde vais? E disse: Medir Jerusalém”. (Zacarias 2:1, 2).

“Parou e mediu a terra” (Habacuque 3:6).

“O Senhor Jehovah mediu as águas na concha de Suas mãos e os céus a palmos e pesou as montanhas numa escala e as colinas numa balança” (Isaías 40:12).

“Onde estavas quando Eu fundava a terra? Quem fez as suas medidas e quem estendeu sobre ela a linha? (38:4, 5).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987