Bible

 

Ezequiel 23

Studie

   

1 Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo:

2 Filho do homem, houve duas mulheres, filhas da mesma mãe.

3 Estas se prostituíram no Egito; prostituíram-se na sua mocidade; ali foram apertados os seus peitos, e ali foram apalpados os seios da sua virgindade.

4 E os seus nomes eram: Aolá, a mais velha, e Aolibá, sua irmã; e foram minhas, e tiveram filhos e filhas; e, quanto aos seus nomes, Samária é Aolá, e Jerusalém é Aolibá.

5 Ora prostituiu-se Aolá, sendo minha; e enamorou-se dos seus amantes, dos assírios, seus vizinhos,

6 que se vestiam de azul, governadores e magistrados, todos mancebos cobiçáveis, cavaleiros montados a cavalo.

7 Assim cometeu ela as suas devassidões com eles, que eram todos a flor dos filhos da Assíria; e contaminou-se com todos os ídolos de quem se enamorava.

8 E não deixou as suas impudicícias, que trouxe do Egito; pois muitos se deitaram com ela na sua mocidade, e apalparam os seios da sua virgindade, e derramaram sobre ela a sua impudicícia.

9 Portanto a entreguei na mão dos seus amantes, na mão dos filhos da Assíria, de quem se enamoravam.

10 Estes se descobriram a sua vergonha; levaram-lhe os filhos e as filhas; e a ela mataram-na à espada; e ela se tornou um provérbio entre as mulheres; pois sobre ela executaram juizos.

11 Viu isso sua irmã Aolibá; contudo se corrompeu na sua paixão mais do que ela, como também nas suas devassidões, que eram piores do que as de sua irmã.

12 Enamorou-se dos filhos da Assíria, dos governadores e dos magistrados seus vizinhos, vestidos com primor, cavaleiros que andam montados em cavalos, todos mancebos cobiçáveis.

13 E vi que se tinha contaminado; o caminho de ambas era o mesmo.

14 E ela aumentou as suas impudicícias; porque viu homens pintados na parede, imagens dos caldeus, pintadas de vermelho,

15 com os seus lombos cingidos, tendo largos turbantes sobre as cabeças, todos com o parecer de príncipes, semelhantes aos filhos de Babilônia em Caldéia, terra do seu nascimento.

16 Ela se apaixonou deles, ao lançar sobre eles os olhos; e lhes mandou mensageiros até Caldéia.

17 Então vieram a ela os filhos de Babilônia para o leito dos amores, e a contaminaram com as suas impudicícias; e ela se contaminou com eles; então a sua alma deles se alienou.

18 Assim pôs a descoberto as suas devassidões, e descobriu a sua vergonha; então a minha alma se alienou dela, assim como já se alienara a minha alma de sua irmã.

19 Todavia ela multiplicou as suas prostituições, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituira na terra do Egito,

20 apaixonando-se dos seus amantes, cujas carnes eram como as de jumentos, e cujo fluxo era como o de cavalos.

21 Assim desejaste a luxúria da tua mocidade, quando os egípcios apalpavam os teus seios, para violentar os peitos da tua mocidade.

22 Por isso, ó Aolibá, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu suscitarei contra ti os teus amantes, dos quais se alienara a tua alma, e os trarei contra ti de todos os lados:

23 Os filhos de Babilônia, e todos os caldeus de Pecode, e de Soá, e de Coa, juntamente com todos os filhos da Assíria, mancebos cobiçáveis, governadores e magistrados, todos eles príncipes e homens de renome, todos eles montados a cavalo.

24 E virão contra ti com armas, carros e carroças, e com ajuntamento de povos; e se porão contra ti em redor com paveses, e escudos, e capacetes; e lhes entregarei o julgamento, e te julgarão segundo os seus juizos.

25 E porei contra ti o meu zelo, e usarão de indignação contigo. Tirar-te-ão o nariz e as orelhas; e o que te ficar de resto cairá à espada. Tomarão os teus filhos e as tuas filhas, e o que em ti ficar será consumido pelo fogo.

26 Também te despirão os teus vestidos, e te tomarão as tuas jóias de adorno.

27 Assim farei cessar em ti a tua luxúria e a tua prostituição trazida da terra do Egito; de modo que não levantarás os teus olhos para eles, nem te lembrarás mais do Egito.

28 Pois assim diz o Senhor Deus: Eis que te entrego na mão dos que odeias, na mão daqueles de quem está alienada a tua alma;

29 e eles te tratarão com ódio, e levarão todo o fruto do teu trabalho, e te deixarão nua e despida; e descobrir-se-á a vergonha da tua prostituição, e a tua luxúria, e as tuas devassidões.

30 Estas coisas se te farão, porque te prostituíste após as nações, e te contaminaste com os seus ídolos.

31 No caminho de tua irmã andaste; por isso entregarei o seu cálice na tua mão.

32 Assim diz o Senhor Deus: Beberás o cálice de tua irmã, o qual é fundo e largo; servirás de riso e escárnio; o cálice leva muito.

33 De embriaguez e de dor te encherás, do cálice de espanto e de assolação, do cálice de tua irmã Samária.

34 Bebê-lo-ás pois, e esgotá-lo-ás, e roerás os seus cacos, e te rasgarás teus próprios peitos; pois eu o falei, diz o Senhor Deus.

35 Portanto, assim diz o Senhor Deus: Como te esqueceste de mim, e me lançaste para trás das tuas costas, também carregarás com a tua luxúria e as tuas devassidões.

36 Disse-me mais o Senhor: Filho do homem, julgarás a Aolá e a Aolibá? Mostra-lhes, então, as suas abominações.

37 Pois adulteraram, e sangue se acha nas suas mãos; com os seus ídolos adulteraram, e até lhes ofereceram em holocausto, para serem consumidos, os seus filhos, que de mim geraram.

38 E ainda isto me fizeram: contaminaram o meu santuário no mesmo dia, e profanaram os meus sábados

39 Porquanto, havendo sacrificado seus filhos aos seus ídolos, vinham ao meu santuário no mesmo dia para o profanarem; e eis que assim fizeram no meio da minha casa.

40 Além disto mandaram vir uns homens de longe, aos quais fora enviado um mensageiro, e eis que vieram. Por amor deles te levaste, pintaste os teus olhos, e te ornaste de enfeites,

41 e te assentaste sobre um leito de honra, diante do qual estava uma mesa preparada; e puseste sobre ela o meu incenso e o meu óleo.

42 Ouvia-se ali a voz de uma multidão satisfeita; e com homens de classe baixa foram trazidos beberrões do deserto; e eles puseram braceletes nas mãos das mulheres, e coroas de esplendor nas suas cabeças.

43 Então disse eu da envelhecida em adultérios: Agora deveras se contaminarão com ela e ela com eles.

44 E entraram a ela, como quem entra a uma prostituta; assim entraram a Aolá e a Aolibá, mulheres lascivas.

45 De maneira que homens justos são os que as julgarão como se julgam as adúlteras, e como se julgam as que derramam o sangue; porque adúlteras são, e sangue há nas suas mãos.

46 Pois assim diz o Senhor Deus: Farei subir contra elas uma hoste e as entregarei ao tumulto e ao saque.

47 E a hoste apedrejá-las-á, e as matará à espada; trucidará a seus filhos e suas filhas, e queimará as suas casas a fogo.

48 Assim farei cessar da terra a lascívia, para que se escarmentem todas as mulheres, e não procedam conforme a vossa lascivia.

49 E a vós vos pagarão o vosso procedimento lascivo e levareis os pecados dos vossos ídolos; e sabereis que eu sou o Senhor Deus.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Doutrina Do Senhor # 4

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 65  
  

4. Para confirmar que é assim, quero, neste primeiro capítulo, aduzir somente as passagens da Palavra onde se diz "aquele dia", "naquele dia" e "naquele tempo", nas quais, pelo "dia" e pelo "tempo" se entende o advento do Senhor. Em Isaías:

"Será, na posteridade dos dias, que o monte de Jehovah será firmado no cume dos montes. ... Só Jehovah será exaltado naquele dia. ... O dia de Jehovah Zebaoth sobre todo soberbo e altivo. Naquele dia o homem lançará fora seus ídolos de prata e ouro" (Isaías 2:2, 11-12, 20).

"Naquele dia o Senhor Jehovih removerá o ornato" (Isaías 3:18).

"Naquele dia haverá um renovo de Jehovah em honra e glória" (Isaías 4:2).

"Rugirá contra ele naquele dia... e olhará a terra, que, eis, [estará em] trevas, ansiedade, e a luz se escurecerá nas ruínas" (Isaías 5:30).

"Acontecerá naquele dia que Jehovah assobiará para as moscas na extremidade dos rios do Egito. ... Naquele dia, tosquiará o Senhor ... na passagem do rio. ... Naquele dia vivificará... Será naquele dia todo lugar... para o espinheiro e a sarça" (Isaías 7:18, 20-21, 23).

"Que fareis no dia da visitação... que virá? Naquele dia... Israel apoiar-se-á em Jehovah, o Santo de Israel em verdade" (Isaías 10:3, 20).

"Acontecerá naquele dia que as nações buscarão a raiz de Jischa [Jessé], a qual está posta por sinal dos povos; e será a glória o Seu repouso. Em primeiro lugar, naquele dia, o Senhor buscará as relíquias de Seu povo" (Isaías 11:10-11).

"Dirás naquele dia: Confessar-te-ei, Jehovah. ... Direis naquele dia: Confessai Jehovah, invocai o Seu nome" (Isaías 12:1, 4).

"Próximo está o dia de Jehovah, como devastação virá de Shaddai. ... Eis o dia de Jehovah vem, cruel, e com indignação, e com inflamação, e com ira. ... Abalarei o céu, e agitarei a terra de seu lugar, no dia da inflamação de Sua ira. Próximo está o Seu tempo, e virá ... e os dias não se prolongarão" (Isaías 13:6, 9, 13, 22).

"Sucederá naquele dia que será enfraquecida a glória de Jacob. Naquele dia o homem atentará para o seu Feitor, e os olhos... para o Santo de Israel. Naquele dia as cidades de refúgio serão... como abandonadas na selva" (Isaías 17:4, 7, 9).

"Dirá o habitante da ilha naquele dia: Eis a nossa expectativa" (Isaías 20:6).

"Naquele dia haverá cinco cidades na terra do Egito, falando com lábios de Canaan. Naquele dia, o altar de Jehovah estará no meio... do Egito. Naquele dia haverá uma vereda do Egito para a Assíria, e Israel estará no meio da terra" (Isaías 19:18-19, 23-24).

"Dia de tumulto, e de atropelo, e de perplexidade, da parte do Senhor Jehovih Zebaoth" (Isaías 22:5).

"Naquele dia visitará Jehovah o exército nas alturas... e os reis da terra. Depois de uma multidão de dias, serão visitados. Então a lua se enrubescerá, e o Sol se envergonhará" (Isaías 24:21-23).

Jehovahii "dirá naquele dia: Eis o nosso Deus, a Quem esperávamos, para que nos liberte" (Isaías 25:9).

"Naquele dia cantar-se-á este cântico na terra de Judá... uma cidade forte para nós" (Isaías 26:1).

"Naquele dia Jehovah visitará com Sua espada. Naquele dia, respondei a isto, uma vinha de vinho puro" (Isaías 27:1-2, 12-13).

"Naquele dia Jehovah Zebaoth será por coroa de ornamento e por diadema" (Isaías 28:5).

"Então os surdos ouvirão, naquele dia, as palavras do livro... e nas trevas os olhos dos cegos verão" (Isaías 29:18).

"Haverá... correntes de águas no dia da grande carnificina, quando as torres cairão, e a luz da lua será como a luz do sol, no dia em que Jehovah ligar a fratura de Seu povo" (Isaías 30:25-26).

"Naquele dia lançarão fora, cada homem os seus ídolos de prata e de ouro" (Isaías 31:7).

"O dia da vingança de Jehovah, o ano de Suas retribuições" (Isaías 34:8).

"Essas duas coisas virão a ti num só dia, perda de filhos e viuvez" (Isaías 47:9).

"O Meu povo conhecerá o Meu nome, naquele dia... Eu, Aquele que fala, eis-Me aqui" (Isaías 52:6).

"Jehovah Me ungiu... para proclamar o ano do beneplácito de Jehovah e o dia da vingança de nosso Deus, para consolar todos os que choram" (Isaías 61:1-2).

"O dia da vingança está em Meu coração, e veio o ano dos Meus redentoresiii" (Isaías 63:4).

Em Jeremias:

"Naqueles dias, não direis mais: Arca da aliança de Jehovah. Naquele tempo chamarão a Jerusalém trono de Jehovah. Naqueles dias irá a casa de Judá para a casa de Israel" (Jeremias 3:16-18).

"Naquele dia... perecerá o coração do rei e o coração dos príncipes, e pasmarão os sacerdotes e os profetas" (Jeremias 4:9).

"Eis, dias vêm em que a terra passará por assolação" (Jeremias 7:34).

"Cairão entre os que caem, no dia de sua visitação" (Jeremias 8:12).

"Eis, dias vêm em que visitarei a todo circunciso no prepúcio{4}" (Jeremias 9:25).

"No tempo da visitação deles, perecerão" (Jeremias 10:15).

"Não haverá restos para eles; farei vir o mal sobre [eles] no ano de sua visitação" (Jeremias 11:23).

"Eis, dias vêm... em que não se dirá mais..." (Jeremias 16:14).

"Na cerviz, e não nas faces, os olharei, no dia de sua ruína" (Jeremias 18:17).

"Eis, dias vêm... em que darei este lugar para devastação" (Jeremias 19:6).

"Eis, dias vêm... em que suscitarei a David um renovo justo, que reinará como Rei. Naqueles dias, Judá será salvo e Israel habitará em segurança. ... Por isso, eis que vêm os dias... em que não dirão mais... Farei vir o mal sobre eles no ano da visitação deles. ... No fim dos dias entendereis com inteligência" (Jeremias 23:5-7, 12, 20).

"Eis, dias vêm... em que serão trazidos. ... Ah!... grande é esse dia, e não haverá como esse. ... Será, naquele dia... que quebrarei o jugo... e as ligaduras arrancarei" (Jeremias 30:3, 7-8).

"Haverá um dia em que clamarão os vigias no monte de Efraim: Erguei-vos, subamos a Sião, à casa de Jehovah nosso Deus. ... Eis, dias vêm... em que firmarei um novo pacto. ... Eis, dias vêm... em que será edificada a cidade para Jehovah" (Jeremias 31:6, 27, 31, 38).

"Dias vêm... em que firmarei a boa palavra. ... Naqueles dias e naquele tempo farei germinar para David um renovo justo. Naqueles dias Judá será salvo" (Jeremias 33:14-16).

"Farei vir palavras... contra esta cidade para o mal... naquele dia. A ti, porém, farei escapar naquele dia" (Jeremias 39:16-17).

"Esse dia para o Senhor Jehovih Zebaoth [será] dia de vingança, fará vingança aos seus inimigos. ... O dia da ruína... vem sobre eles, o tempo de sua visitação" (Jeremias 46:10, 21).

"Por causa do dia que vem para devastar" (Jeremias 47:4).

"Farei vir sobre ele... o ano da visitação. ... Todavia restaurarei o seu cativeiro no fim dos dias" (Jeremias 48:44, 47).

"Farei vir a ruína sobre eles no tempo de sua visitação. ... Cairão seus jovens nas praças, e todo varão de guerra será cortado naquele dia. ... No fim dos dias restaurarei o cativeiro" deles (Jeremias 49:8, 26, 39).

"Naqueles dias e naquele tempo... virão os filhos de Israel... e os filhos de Judá juntamente... e buscarão Jehovah seu Deus. ... Naqueles dias e naquele tempo... buscar-se-á a iniqüidade de Israel, e não se achará. ... Ai deles, porque veio o seu dia, o tempo de sua visitação" (Jeremias 50:4, 20, 27, 31).

"Vaidade elas são, obra de enganos, no tempo de sua visitação perecerão" (Jeremias 51:18).

Em Ezequiel:

"O fim vem, o fim vem!... Vem a manhã sobre ti... Vem o tempo, está próximo o dia de tumulto. ... Eis o dia, eis que vem, saiu a manhã, floresceu a vara, germinou a violência. ... Chega o dia, chega o tempo... sobre toda a sua multidão. ... Nem a prata nem o ouro os farão escapar no dia da ira de Jehovah" (Ezequiel 7:6-7, 10, 12, 19).

Diziam do profeta: "A visão que ele vê acontecerá depois de muitos dias; para tempos longínquos ele profetiza" (Ezequiel 12:27).

"Não permanecerão firmes na guerra, no dia da ira de Jehovah" (Ezequiel 13:5).

"Tu, ó ímpio traspassado, príncipe de Israel, cujo dia vem, no tempo do fim da iniqüidade" (Ezequiel 21:29).

"A cidade que derrama o sangue em seu meio, para que venha o seu tempo; e fizeste aproximar os dias, para que venha aos teus anos" (Ezequiel 22:3-4).

"Não será no dia em que Eu tirar deles a força? Naquele dia virá a ti o que escapar, para te dar informação em teus ouvidos. Naquele dia será aberta a tua boca com o que escapou" (Ezequiel 24:25-27).

"Naquele dia farei crescer um chifre para a casa de Israel" (Ezequiel 29:21).

"Lamentai! Ah, dia!, pois está próximo o dia de Jehovah, próximo o dia de Jehovah, dia de nuvem, tempo das nações será. ... Naquele dia sairão de Mim os mensageiros" (Ezequiel 30:2-3, 9).

"No dia em que houveres de descer ao inferno" (Ezequiel 31:15).

"Eis, buscarei Meu rebanho... no dia em que ele estará no meio do rebanho... e os arrebatarei de todos os lugares aonde foram dispersos, no dia de nuvem e de escuridão" (Ezequiel 34:11-12).

"No dia em que vos terei limpado de todas as vossas iniqüidades" (Ezequiel 36:33).

"Profetiza e dize: No dia em que o Meu povo Israel se assentará em segurança, não saberás? ... Na posteridade dos dias te farei conduzir à Minha terra. ... Naquele dia, no dia em que Gog virá sobre a terra. No Meu zelo, no fogo de Minha inflamação... se não terá havido nesse dia um grande tremor de terra sobre a terra de Israel" (Ezequiel 38:14, 16, 18-19).

"Eis que vem... esse dia de que falei. ... Será naquele dia que darei a Gog um lugar de sepulcro na terra de Israel;... para que a casa de Israel saiba que Eu, [sou] Jehovah seu Deus, desde aquele dia em diante" (Ezequiel 39:8, 11).

Em Daniel:

"Deus no céu revelou os segredos... que será o futuro na posteridade dos dias" (Daniel 2:28).

"Chegou o tempo em que os santos consolidassem o reino" (Daniel 7:22).

"Atende... porque a visão é para o tempo do fim. ... Disse: Eis, Eu te farei saber qual é o futuro na extremidade da ira, porque no tempo estabelecido será o fim. A visão da tarde e da manhã... é verdade; tu... oculta a visão, porque será para muitos dias" (Daniel 8:17, 19, 26).

"Vim para te fazer entender o que sobrevirá ao teu povo no fim dos dias, pois a visão é ainda para dias" (Daniel 10:14).

"Os entendidos... serão provados, para serem purificados e limpos até o tempo do fim, pois é ainda para o tempo estabelecido" (Daniel 11:35).

"Naquele tempo surgirá Miguel, o grande príncipe, que se posta em favor de teu povo, e será um tempo de angústia tal como nunca existiu desde que houve nação. Nesse tempo, também, será liberto o teu povo, todo aquele que se achar inscrito no livro" (Daniel 12:1).

"Tu, Daniel, cerra as palavras e sela o livro até o tempo do fim. ... Mas desde o tempo em que o [sacrifício] contínuo for removido e existir a abominação devastadora, haverá mil, duzentos e noventa dias. ... Levantarás na tua sorte no fim dos dias" (Daniel 12:4, 9, 11, 13).

Em Oséias:

"Farei findar o reino da casa de Israel. Naquele dia, quebrarei o arco de Israel. ... Grande [será] o dia de Israel{5}" (Oséias 1:4-5, 11).

"Naquele dia... chamarás: Meu Marido. ... Farei com eles uma aliança naquele dia. ... Naquele dia darei ouvidos" (Oséias 2:16, 18, 21).

"Tornarão os filhos de Israel e buscarão Jehovah Deus... e a David o seu rei... no fim dos dias" (Oséias 3:5).

"Eis, naqueles dias, e naquele tempo, que os restaurarei" (Oséias 4:1 [Joel 3:1]?).

"Ide, e voltemo-nos para Jehovah... nos vivificará depois de dois dias, e no terceiro nos levantará, e viveremos diante d'Ele" (Oséias 6:1-2).

"Vêm os dias da visitação, vêm os dias da retribuição" (Oséias 9:7).

Em Joel:

"Ah, dia!, porque está próximo o dia de Jehovah, e virá como uma devastação de Schaddai" (Joel 1:15).

"Vem o dia de Jehovah, está próximo o dia de trevas e de escuridão, dia de nuvem e de obscuridade. ... Grande é o dia de Jehovah, e mui terrível, e quem o suportará?" (Joel 2:1-2, 11).

"Sobre os servos e escravos derramarei naqueles dias o Meu espírito. ... O sol se tornará em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o dia de Jehovah, grande e terrível" (Joel 2:29, 31).

"Naqueles dias, e naquele tempo... congregarei todas as nações. Está próximo o dia de Jehovah. ... Acontecerá naquele dia que os montes destilarão mosto" (Joel 3:1, 14, 18).

Em Obadias:

"Naquele dia... farei perecer os sábios de Edom. Não te alegravas sobre [eles], no dia do seu aniquilamento... No dia da sua angústia. ... Pois está próximo o dia de Jehovah sobre todas as nações" (Obadias 1:8, 12-15).

Em Amós:

"O de coração forte... fugirá nu naquele dia" (Amós 2:16).

"No dia em que hei de visitar as prevaricações de Israel sobre ele" (Amós 3:14).

"Ai dos que desejam o dia de Jehovah. Que será para vós o dia de Jehovah? Ele será de trevas e não de luz. Não será de treva o dia de Jehovah, e não de luz? E de escuridão, e nenhum esplendor nele?" (Amós 5:18, 20).

"Lamentarão os cânticos no templo naquele dia. Naquele dia ... farei que o sol se ponha ao meio-dia; e escurecerei a terra num dia de luz. Naquele dia as virgens formosas desmaiarão e os jovens terão sede" (Amós 8:3, 9, 13).

"Naquele dia erguerei as tendas caídas de David. Eis que vêm os dias... para que os montes destilem mosto" (Amós 9:11, 13).

Em Miquéias:

"Naquele dia... se lamentará... em assolação fomos assolados" (Miquéias 2:4).

"No fim dos dias será o monte da casa de Jehovah estabelecido por cabeça dos montes. No dia... juntarei a que coxeia" (Miquéias 4:1, 6).

"Naquele dia... aniquilarei os teus cavalos... e os teus carros" (Miquéias 5:10).

"Vem o dia dos teus espiões, de tua visitação. Dia que avança para edificar as muralhas. Nesse dia até ti virá" (Miquéias 7:4, 11-12).

Em Habacuque:

"A visão é ainda para um tempo marcado, e será anunciado no fim;... se demorar, espera-o, porque vindo virá, não demorará" (Habacuque 2:3).

"Jehovah... no meio dos anos faze a Tua obra; no meio dos anos faze-a conhecida... Deus virá" (Habacuque 3:2-3).

Em Sofonias:

"Está próximo o dia de Jehovah. No dia do sacrifício de Jehovah visitarei os príncipes, e os filhos do rei. Naquele dia... haverá voz de clamor. Naquele tempo examinarei Jerusalém com lanternas. Próximo está o grande dia de Jehovah. Dia de inflamação será esse dia; dia de angústia e de aperto; dia de assolação e de devastação; dia de trevas e de escuridão; dia de nuvem e de obscuridade; dia de buzina e de clangor. No dia da inflamação de Jehovah será consumida toda a terra, e farei apressada consumação de todos os habitantes da terra" (Sofonias 1:7-8, 10, 12, 14-16, 18).

"Quando ainda não veio sobre vós... o dia da ira de Jehovah. Talvez vos escondereis no dia da ira de Jehovah" (Sofonias 2:2-3).

"Esperai-Me... até que se levante o Meu dia para a presa, pois é o Meu juízo. Naquele dia não te envergonharás... de tuas obras. Naquele dia se dirá a Jerusalém: Não temas. Exterminarei os teus opressores naquele tempo. Naquele tempo vos farei vir. Naquele tempo vos congregarei, porque vos darei por nome e por louvor" (Sofonias 3:11, 16, 19-20).

Em Zacarias:

"Então se ajuntarão muitas nações a Jehovah naquele dia" (Zacarias 2:11).

"Removerei a iniqüidade da terra ... em um só dia. Naquele dia, clamareis, um varão ao seu companheiro, sob a videira e sob a figueira" (Zacarias 3:9-10).

"Naqueles dias... pegarão dez varões na orla da veste de um varão judeu" (Zacarias 8:23).

"Jehovah Deus os preservará deles naquele dia como ao rebanho de Seu povo" (Zacarias 9:16).

A Minha aliança "foi rompida naquele dia" (Zacarias 11:11).

"Naquele dia porei Jerusalém como pedra pesada para todo o povo. Naquele dia... ferirei todo cavalo com espanto. Naquele dia porei os líderes de Judá como fornalha de fogo na lenha. Naquele dia, Jehovah protegerá os habitantes de Jerusalém. Naquele dia procurarei destruir todas as nações. Naquele dia crescerá o pranto em Jerusalém" (Zacarias 12:3-4, 6, 8-9, 11).

"Naquele dia será aberta uma fonte para a casa de David e para os habitantes de Jerusalém. Acontecerá naquele dia... que aniquilarei os nomes dos ídolos na terra. Naquele dia os profetas se envergonharão" (Zacarias 13:1-4).

"Eis que vem o dia de Jehovah. Estarão os Seus pés, naquele dia, sobre o Monte das Oliveiras. Naquele dia não haverá luz nem esplendor... Um dia que será conhecido de Jehovah; não dia, nem noite; para o tempo da tarde haverá luz. Naquele dia sairão águas vivas de Jerusalém. Naquele dia Jehovah será Um, e Seu nome Um. Naquele dia haverá grande tumulto de Jehovah. Naquele dia estará sobre os cincerros dos cavalos: Santidade a Jehovah. Não haverá mais cananeu na casa de Jehovah... naquele dia" (Zacarias 14:1, 4, 6-9, 13, 20-21).

Em Malaquias:

"Quem suportará o dia de Seu advento, e quem subsistirá, quando aparecer? Para que sejam para Mim, naquele dia que faço um tesouro. Eis que vem um dia que arde como forno. Eis que Eu vos envio Elias, o profeta, antes que venha o grande e terrível dia de Jehovah" (Malaquias 3:2, 17; Malaquias 4:1, 5).

Em David:

"Florescerá naquele dia o justo, e muita paz... e dominará de mar a mar, e do rio até o fim da terra" (Salmos 72:7-8).

Além de outros lugares.

  
/ 65  
  

Swedenborg Comércio de Livros e Artes Ltda. Curitiba, Brasil

Bible

 

Amós 5:20

Studie

       

20 Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz? não será completa escuridade, sem nenhum resplendor?