Bible

 

Êxodo 7

Studie

   

1 Então disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto como Deus a Faraó, e Arão, teu irmão, será o teu profeta.

2 Tu falarás tudo o que eu te mandar; e Arão, teu irmão, falará a Faraó, que deixe ir os filhos de Israel da sua terra.

3 Eu, porém, endurecerei o coração de Faraó e multiplicarei na terra do Egito os meus sinais e as minhas maravilhas.

4 Mas Faraó não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei os meus exércitos, o meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.

5 E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.

6 Assim fizeram Moisés e Arão; como o Senhor lhes ordenara, assim fizeram.

7 Tinha Moisés oitenta anos, e Arão oitenta e três, quando falaram a Faraó.

8 Falou, pois, o Senhor a Moisés e Arão:

9 Quando Faraó vos disser: Apresentai da vossa parte algum milagre; diras a Arão: Toma a tua vara, e lança-a diante de Faraó, para que se torne em serpente.

10 Então Moisés e Arão foram ter com Faraó, e fizeram assim como o Senhor ordenara. Arão lançou a sua vara diante de Faraó e diante dos seus servos, e ela se tornou em serpente.

11 Faraó também mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os magos do Egito, também fizeram o mesmo com os seus encantamentos.

12 Pois cada um deles lançou a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão tragou as varas deles.

13 Endureceu-se, porém, o coração de Faraó, e ele não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

14 Então disse o Senhor a Moisés: Obstinou-se o coração de Faraó; ele recusa deixar ir o povo.

15 Vai ter com Faraó pela manhã; eis que ele sairá às águas; pôr-te-ás à beira do rio para o encontrar, e tomarás na mão a vara que se tomou em serpente.

16 E lhe dirás: O Senhor, o Deus dos hebreus, enviou-me a ti para dizer-te: Deixa ir o meu povo, para que me sirva no deserto; porém eis que até agora não o tens ouvido.

17 Assim diz o Senhor: Nisto saberás que eu sou o Senhor: Eis que eu, com esta vara que tenho na mão, ferirei as águas que estão no rio, e elas se tornarão em sangue.

18 E os peixes que estão no rio morrerão, e o rio cheirará mal; e os egípcios terão nojo de beber da água do rio.

19 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Toma a tua vara, e estende a mão sobre as águas do Egito, sobre as suas correntes, sobre os seus rios, e sobre as suas lagoas e sobre todas as suas águas empoçadas, para que se tornem em sangue; e haverá sangue por toda a terra do Egito, assim nos vasos de madeira como nos de pedra.

20 Fizeram Moisés e Arão como lhes ordenara o Senhor; Arão, levantando a vara, feriu as águas que estavam no rio, diante dos olhos de Faraó, e diante dos olhos de seus servos; e todas as águas do rio se tornaram em sangue.

21 De modo que os peixes que estavam no rio morreram, e o rio cheirou mal, e os egípcios não podiam beber da água do rio; e houve sangue por toda a terra do Egito.

22 Mas o mesmo fizeram também os magos do Egito com os seus encantamentos; de maneira que o coração de Faraó se endureceu, e não os ouviu, como o Senhor tinha dito.

23 Virou-se Faraó e entrou em sua casa, e nem ainda a isto tomou a sério.

24 Todos os egípcios, pois, cavaram junto ao rio, para achar água que beber; porquanto não podiam beber da água do rio.

25 Assim se passaram sete dias, depois que o Senhor ferira o rio.

   

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 598

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

598. (VERSÍCULO 13) E FAZ GRANDES SINAIS significa testemunhos de que as coisas que eles ensinam são verdades, e entretanto são falsidades. Por “sinais” são significados testemunhos de que são verdades, porque outrora se faziam sinais para atestar a verdade. Mas depois que os sinais e os milagres cessaram, resta apenas a sua significação, que é o testemunho da verdade. Aqui, entretanto, pelos “sinais” são significados os testemunhos, da parte da besta ou do falso profeta, de que as suas falsidades eram verdades, uma vez que, depois das confirmações, elas não aparecem de outro modo.

Que os testemunhos de que alguma coisa é verdadeira são significados pelos “sinais”, pode ver-se nas seguintes passagens:

“Na consumação do século, surgirão falsos Cristos e falsos profetas:

farão grandes sinais e prodígios e induzirão em erro, se possível, até os eleitos” (Mateus 24:24 e Marcos 13:22). “Terríveis serão também os sinais do céu; haverá sinais no sol, na lua e nos astros, retumbando o mar e as ondas (Lucas 21:11, 25).

“Jehovah torna vãos os sinais dos mentirosos. Ele enlouquece os adivinhos, faz tornar atrás os sábios e torna sua ciência tola” (Isaías 44:25).

“Não aprendais o caminho das nações e não vos consterneis pelos sinais dos céus” (Jeremias 10:2).

“São espíritos de demónios operadores de sinais, a fim de reuní-los para a guerra daquele grande dia” (Apocalipse 16:14). “Foi presa a besta e com ela o falso profeta, que fez sinais diante dela e seduziu” (Apocalipse 19:20).

[2] Que “os sinais” foram testemunhos de que (alguma coisa) é verdade, vê-se, ainda, pelas seguintes passagens:

“Os discípulos disseram a Jesus: Que sinal fazes para crermos em Ti?

Que operas?” (João 6:30-33).

“Os judeus, os escribas e os fariseus pediam um sinal ao Senhor a fim de saberem se Ele era o Cristo” (Mateus 12:38-40Mateus 16:1-4Marcos 8:11, 12, Lucas 11:16. 29, 30 — João 2:16, 18, 19).

“Os discípulos disseram a Jesus; Qual é o sinal da Tua vinda e da consumação do século?” (Mateus 24:3, Marcos 13:4).

“Se não creem em ti e não escutam a voz do primeiro sinal contudo crerão na voz do último sinal” (Êxodo 4:8, 9).

(A voz do sinal é um testemunho).

“Puseram entre eles as palavras dos Seus sinais” (Salmo 105:27).

“Disse a Acaz; Pede para ti um sinal de Jehovah” (Isaías 7:11, 14).

“Isto é para ti um sinal de Jehovah: Eis farei retroceder a sombra dos graus, que descerá nos graus de Acaz para o sol” (Isaías 38:7, 8).

“Disse Ezequias; Que sinal (terei) que subirei à casa de Jehovah? (Isaías 38:22).

“Isto será um sinal pará vós, que Eu vos farei uma visita neste lugar, para que saibais em que consistem Minhas palavras” (Jeremias 44:29, 30).

“Jehovah, faze para mim um sinal bom, para que vejam os que me odeiam e sejam envergonhados"' (Salmo 86:17). “Anunciai-nos as coisas que acontecerão, para que ponhamos nossos corações; indicai um sinal no futuro, para que saibamos que deuses sois” (Isaías 41:22, 23).

“Rugirão os inimigos no meio de tua festa; eles puseram seus sinais como sinais” (Salmo 74:3, 4, 9).

(E em outros lugares como Isaías 45:11, 13, Jeremias 32:20, 21, Ezequiel 4:3, Salmo 65:6-8, Salmo 78:42, 43Êxodo 7:3Números 14:11, 12, Deuteronômio 4:34, Deuteronômio 13:1-3, Juízes 6:17, 21; 1 Samuel 2:34; 1 Samuel 14:10, Marcos 16:17, 18, 20, Lucas 2:11, 12, 16).

Coisas semelhantes são significadas pelos “sinais da aliança” (referidos] em Gênesis 9:13, Gênesis 17:11Ezequiel 20:12, 20.

[3] Por essas passagens, pode-se ver. claramente que pelos “grandes sinais” feitos por essa besta do dragão não são entendidos sinais, mas testemunhos, por eles, que as coisas que eles ensinam são verdades. Com efeito, cada herege que se confirmou nas falsidades afirma, depois da confirmação, que suas falsidades são verdades, pois então ele não vê mais as verdades, porque a confirmação da falsidade é a negação da verdade e a verdade que é negada perde a sua luz. Enquanto mais as falsidades brilham pela luz da confirmação, que é uma luz quimérica, tanto mais a luz da verdade se torna escuridão (veja-se o n. 566).

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Ezequiel 20:12

Studie

       

12 Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.