Bible

 

Êxodo 31:16

Studie

       

16 Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. ,

Ze Swedenborgových děl

 

Apocalipse Revelado # 529

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 962  
  

529. (VERSÍCULO 19) E ABRIU-SE O TEMPLO DE DEUS NO CÉU E FOI VISTA A ARCA DA SUA ALIANÇA NO SEU TEMPLO significa o novo céu no qual o Senhor é adorado em Seu Divino Humano e no qual se vive de acordo com os preceitos de Seu Decálogo, o que constitui os dois essenciais da Nova Igreja, pelos quais há conjunção. Por “templo de Deus” é significado o Divino Humano do Senhor, do mesmo modo o céu onde estão os anjos e também a Igreja nas terras. Que esses três são significados pelo “templo de Deus” e não podem ser separados, vê-se no n. 191. Aqui, porém, pelo “templo de Deus” é significado o Senhor em Seu Divino Humano no céu onde estão os anjos, porque se diz “o templo de Deus no céu”. Pela “arca no templo” é entendido o Decálogo, porque na arca havia unicamente as duas tábuas nas quais estava escrito o Decálogo. Por “aberto” é significado que estes dois, o Divino Humano e o Decálogo, que são os dois essenciais da Nova Igreja, foram então vistos, e foram vistos depois que os maus foram lançados no inferno (n. 528). É dito “arca da Sua aliança no Seu templo”, porque a aliança significa a conjunção, como se mostrará adiante.

[2] Mas, primeiramente, será dita alguma coisa sobre o Decálogo.

Qual a nação, em todo o globo, que não sabe que são males matar, cometer adultério, furtar, e dar falso testemunho? Se as nações ignorassem isso e não procurassem por meio de leis evitar tais crimes, seriam destruídas, porque sem essas leis, as sociedades, as repúblicas e os reinos seriam aniquilados. Quem pode supor que a nação israelita fosse mais estúpida que qualquer outra, ao ponto de ignorar que essas ações fossem males? Alguém, entretanto, pode admirar-se porque tais leis, reconhecidas universalmente em toda a terra, tenham sido promulgadas, com um aparato tão milagroso, do alto do monte Sinai, por Jehovah Mesmo e tenham sido escritas por Seu dedo. Mas, ouvi; Estas leis foram promulgadas em meio de tantos milagres por Jehovah e escritas por Seu próprio dedo para que se soubesse que elas eram não somente leis civis e morais mas também leis espirituais e que transgredi-las era não só agir mal contra o concidadão e a sociedade, mas também pecar contra Deus. Por isso, essas leis, pela promulgação feita por Jehovah do alto do monte Sinai, foram feitas leis de religião, pois é evidente que tudo o que Jehovah ordena, Ele ordena para que seja assunto de religião, para que seja feito por Sua causa e para a salvação do homem.

[3] Estas leis, porque eram as primícias da Igreja que ia ser instalada pelo Senhor na nação israelita, e porque eram, em curto sumário, o complexo de todas as coisas da religião, pelas quais h á conjunção do Senhor com o homem e do homem com o Senhor, eram mais santas que todas as outras, nada havendo mais santo.

Que essas leis foram as mais santas, pode-se ver pelos seguintes fatos:

Que Jehovah Mesmo, isto é, o Senhor desceu no meio do fogo e então a montanha se cobriu de fumo e tremeu e houve trovões, relâmpagos, uma nuvem espessa e uma voz de trombeta (Êxodo 19:16, 18; Deuteronômio 5:22-26).

Que o povo, antes da descida de Jehovah, se preparara e se santificara durante três dias (Êxodo 19:10, 11, 15).

Que a montanha foi cercada, a fim de que ninguém se aproximasse da beira, para não morrer (Êxodo 19:12, 13, 20-23; Êxodo 24:1, 2).

Que essa Lei foi gravada sobre duas tábuas de pedra e escrita pelo dedo de Deus (Êxodo 31:18; Êxodo 32:15, 16; Deuteronômio 9:10).

Que a face de Moisés brilhava quando ele, pela segunda vez, trouxe essas tábuas da montanha para baixo (Êxodo 34:29-35).

Que as tábuas foram depositadas na arca (Êxodo 25:16; Êxodo 40:20; Deuteronômio 10:5; 1 Reis 8:9).

Que o lugar onde estava a arca no tabernácuio foi chamado Santo dos Santos (Êxodo 26:33 e em outros lugares).

Que a arca, por conter a Lei, foi chamada Jehovah aí (Números 10:35, 36; II Samuel 6:2; Salmo 132:8).

Que Jehovah falou de cima da arca com Moisés (Êxodo 25:22; Números 7:89).

Que, em virtude da santidade dessa Lei, não era permitido a Aharão entrar dentro do véu, onde estava a arca, senão com sacrifícios e perfume, para que não morresse (Levítico 16:2-14 e seguintes).

Que, pela presença e o poder do Senhor na Lei, que estava na arca, as águas do Jordão foram separadas e, enquanto a arca ficou no meio do rio. o povo o atravessou a pé enxuto (Josué 3:1-17:4; 5-20).

Que as muralhas de Jericó se desmoronaram enquanto a arca fazia a volta (Josué 6:1-20).

Que Dagon, deus dos filisteus, caiu no chão diante da arca e foi depois achado estendido na porta do templo com a cabeça separada do corpo (I Samuel 5:3, 4).

Que os ekronitas e os bethshemitas foram feridos em muitos milhares por causa da arca (I Samuel, capítulos 5, 6).

Que a arca foi introduzida em Sião por David, com sacrifícios e cantos de alegria (II Samuel 6:1-19).

Que Uzá morreu porque tocou a arca (II Samuel 6:6, 7).

Que a arca no templo de Jerusalém constituiu o Santíssimo (1 Reis 6:19 e seguintes; 1 Reis 8:3-9).

Que as tábuas, sobre as quais a Lei estava gravada, foram chamadas tábuas da aliança, e a arca, por causa dessas tábuas, foi chamada a arca da aliança e a própria Lei foi chamada a aliança (Números 10:33; Deuteronômio 4:13, 23; Deuteronômio 5:2, 3; Deuteronômio 9:9; Josué 3:11; 1 Reis 8:19, 21, e em outros lugares).

[4] A Lei é chamada “aliança”, significando conjunção, porque as alianças se fazem por causa ao amor, da amizade, da consociação e, por conseguinte, da conjunção. Portanto, é dito do Senhor que “Ele será a aliança para o povo” (Isaías 42:6, 49:8);

que Ele é chamado “Anjo da aliança” (Malaquias 3:1); e que Seu sangue é chamado “o sangue da aliança” (Mateus 26:28Zacarias 9:11Êxodo 24:4-10). E é por isso que a Palavra é chamada Aliança Antiga e Aliança Nova.

  
/ 962  
  

Tradução de J. Lopes Figueiredo. EDITORA E LIVRARIA SWEDENBORG LTDA. Rua das Graças, 45 — Bairro de Fátima Rio de Janeiro — Brasil CEP 20240 1987

Bible

 

Levítico 16

Studie

   

1 Falou o Senhor a Moisés, depois da morte dos dois filhos de Arão, que morreram quando se chegaram diante do Senhor.

2 Disse, pois, o Senhor a Moisés: Dize a Arão, teu irmão, que não entre em todo tempo no lugar santo, para dentro do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não morra; porque aparecerei na nuvem sobre o propiciatório.

3 Com isto entrará Arão no lugar santo: com um novilho, para oferta pelo pecado, e um carneiro para holocausto.

4 Vestirá ele a túnica sagrada de linho, e terá as calças de linho sobre a sua carne, e cingir-se-á com o cinto de linho, e porá na cabeça a mitra de linho; essas são as vestes sagradas; por isso banhará o seu corpo em água, e as vestirá.

5 E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro para holocausto.

6 Depois Arão oferecerá o novilho da oferta pelo pecado, o qual será para ele, e fará expiação por si e pela sua casa.

7 Também tomará os dois bodes, e os porá perante o Senhor, à porta da tenda da revelação.

8 E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma pelo Senhor, e a outra por Azazel.

9 Então apresentará o bode sobre o qual cair a sorte pelo Senhor, e o oferecerá como oferta pelo pecado;

10 mas o bode sobre que cair a sorte para Azazel será posto vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele a fim de enviá-lo ao deserto para Azazel.

11 Arão, pois, apresentará o novilho da oferta pelo pecado, que é por ele, e fará expiação por si e pela sua casa; e imolará o novilho que é a sua oferta pelo pecado.

12 Então tomará um incensário cheio de brasas de fogo de sobre o altar, diante do Senhor, e dois punhados de incenso aromático bem moído, e os trará para dentro do véu;

13 e porá o incenso sobre o fogo perante o Senhor, a fim de que a nuvem o incenso cubra o propiciatório, que está sobre o testemunho, para que não morra.

14 Tomará do sangue do novilho, e o espargirá com o dedo sobre o propiciatório ao lado oriental; e perante o propiciatório espargirá do sangue sete vezes com o dedo.

15 Depois imolará o bode da oferta pelo pecado, que é pelo povo, e trará o sangue o bode para dentro do véu; e fará com ele como fez com o sangue do novilho, espargindo-o sobre o propiciatório, e perante o propiciatório;

16 e fará expiação pelo santuário por causa das imundícias dos filhos de Israel e das suas transgressões, sim, de todos os seus pecados. Assim também fará pela tenda da revelação, que permanece com eles no meio das suas imundícias.

17 Nenhum homem estará na tenda da revelação quando Arão entrar para fazer expiação no lugar santo, até que ele saia, depois de ter feito expiação por si mesmo, e pela sua casa, e por toda a congregação de Israel.

18 Então sairá ao altar, que está perante o Senhor, e fará expiação pelo altar; tomará do sangue do novilho, e do sangue do bode, e o porá sobre as pontas do altar ao redor.

19 E do sangue espargirá com o dedo sete vezes sobre o altar, purificando-o e santificando-o das imundícias dos filhos de Israel.

20 Quando Arão houver acabado de fazer expiação pelo lugar santo, pela tenda da revelação, e pelo altar, apresentará o bode vivo;

21 e, pondo as mãos sobre a cabeça do bode vivo, confessará sobre ele todas as iniqüidades dos filhos de Israel, e todas as suas transgressões, sim, todos os seus pecados; e os porá sobre a cabeça do bode, e enviá-lo-á para o deserto, pela mão de um homem designado para isso.

22 Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles para uma região solitária; e esse homem soltará o bode no deserto.

23 Depois Arão entrará na tenda da revelação, e despirá as vestes de linho, que havia vestido quando entrara no lugar santo, e ali as deixará.

24 E banhará o seu corpo em água num lugar santo, e vestirá as suas próprias vestes; então sairá e oferecerá o seu holocausto, e o holocausto do povo, e fará expiação por si e pelo povo.

25 Também queimará sobre o altar a gordura da oferta pelo pecado.

26 E aquele que tiver soltado o bode para Azazel lavará as suas vestes, e banhará o seu corpo em água, e depois entrará no arraial.

27 Mas o novilho da oferta pelo pecado e o bode da oferta pelo pecado, cujo sangue foi trazido para fazer expiação no lugar santo, serão levados para fora do arraial; e lhes queimarão no fogo as peles, a carne e o excremento.

28 Aquele que os queimar lavará as suas vestes, banhara o seu corpo em água, e depois entrará no arraial.

29 Também isto vos será por estatuto perpétuo: no sétimo mês, aos dez do mês, afligireis as vossas almas, e não fareis trabalho algum, nem o natural nem o estrangeiro que peregrina entre vos;

30 porque nesse dia se fará expiação por vós, para purificar-vos; de todos os vossos pecados sereis purificados perante o Senhor.

31 Será sábado de descanso solene para vós, e afligireis as vossas almas; é estatuto perpétuo.

32 E o sacerdote que for ungido e que for sagrado para administrar o sacerdócio no lugar de seu pai, fará a expiação, havendo vestido as vestes de linho, isto é, as vestes sagradas;

33 assim fará expiação pelo santuário; também fará expiação pela tenda da revelação e pelo altar; igualmente fará expiação e pelos sacerdotes e por todo o povo da congregação.

34 Isto vos será por estatuto perpétuo, para fazer expiação uma vez no ano pelos filhos de Israel por causa de todos os seus pecados. E fez Arão como o Senhor ordenara a Moisés.