Bible

 

Êxodo 2:11

Studie

       

11 Ora, aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas; e viu um egípcio que feria a um hebreu dentre, seus irmãos.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 639

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

639. Que pela "arca" seja significado o homem dessa Igreja, ou da Igreja chamada Noach, pode-se ver muito bem pela sua descrição na seqüência e depois pelo fato de que a Palavra do SENHOR envolve coisas espirituais e celestes, isto é, que a Palavra do SENHOR é espiritual e celeste. Se a arca, com sua betumação, dimensão e construção, bem como o dilúvio, significassem não mais do que está dito na letra, não haveria absolutamente coisa alguma espiritual e celeste, mas somente alguma coisa histórica, que para o gênero humano não seria de uso maior do que o histórico semelhante descrito pelos profanos. Mas, visto que, em toda parte, a Palavra do SENHOR contém e envolve, em seu seio ou seus recessos, coisas espirituais e celestes, vê-se claramente que pela "arca" e por todas as coisas que são ditas a respeito da arca são significados arcanos ainda não desvendados.

[2] É também de modo semelhante em outro lugar, onde se trata da "pequena arca" em que Moisés foi encerrado e que foi posta na vegetação junto à margem do rio, Êxodo 2:3. E arcanos ainda mais elevados foram significados pela "arca santa" no deserto, que foi construída segundo a figura mostrada a Moisés no monte Sinai, e que teria sido unicamente uma espécie de ídolo e objeto de um culto idolátrico, se nela todas e cada uma das coisas não tivessem sido representativas do SENHOR e do Seu reino. Semelhantemente, o templo de Salomão, que nunca foi santo por si mesmo, nem por causa do ouro, da prata, do cedro e das pedras ali, mas por cada uma das coisas que por estes eram representadas. É semelhante aqui: se a arca e a sua construção, com cada uma das coisas do culto, não significassem algum arcano da Igreja, a Palavra não seria a Palavra do SENHOR, mas uma espécie de letra morta, como em algum escritor profano. Que a "arca" signifique o homem da Igreja, ou a Igreja que se chamou "Noach," vê-se daí.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém