Bible

 

Êxodo 25:11

Studie

       

11 E cobri-la-ás de ouro puro, por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma moldura de ouro ao redor;

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 648

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

648. Que os números e as medidas na Palavra signifiquem coisas celestes e espirituais, pode-se ver claramente pela medição da Nova Jerusalém e do Templo em João e em Ezequiel. Cada um pode ver que a "Nova Jerusalém" e o "Templo" significam o reino do SENHOR nos céus e nas terras, e que o reino do SENHOR nos céus e nas terras não está sujeito a medidas terrestres, ainda que sejam designadas em números as dimensões quanto ao comprimento, a largura e altura. Daí qualquer um pode concluir que pelos números e medidas são significadas as coisas santas, como em João:

"Foi-me dada uma cana semelhante a um cajado, e apresentou-se um anjo; disse-me: Levanta-te, e mede o templo de DEUS, e o altar, e os que nele adoram" (Revelação 11:1).

E sobre a Nova Jerusalém:

"Da Jerusalém celeste, o muro [era] grande e alto, tendo doze portas, e sobre as portas doze anjos, e nomes escritos que são as doze tribos dos filhos de Israel. Do oriente, três portas; do norte, três portas; do sul, três portas; e do poente, três portas. O muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles doze nomes dos apóstolos do Cordeiro. O que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e suas portas e seu muro. A cidade estende-se em quadrado, e seu comprimento é tanto quanto também a largura. Mediu pois a cidade com a cana, em estádios, doze mil; seu comprimento, largura e altura eram iguais. Mediu o muro cento e quarenta e quatro côvados, que é a medida de homem, isto é, de anjo" (Revelação 21:12, 17).

[2] Aqui, em toda parte ocorre o número doze, que é um número santíssimo, porque significa as coisas santas da fé, como foi dito acima, no versículo 3 deste capítulo, e será mostrado nos capítulos 29-30 de Gênesis, pela Divina misericórdia do Senhor. Por isso é acrescentado também que é "medida de homem, isto é, de anjo." Acontece de modo semelhante com o novo templo e a nova Jerusalém, em Ezequiel, os quais são também descritos segundo as medidas, Ezequiel 40:3, 5, 7, 9, 11, 13-14, 22, 25, 30, 36, 42, 47; Ezequiel 41:1 ao fim; Ezequiel 13:5-15; Zacarias 2:5-6, onde também os números em si mesmos nada significam, mas o santo celeste e espiritual abstraído dos números. Dá-se semelhantemente com todos os números das dimensões da arca, Êxodo 25:10; do propiciatório, da mesa de ouro, do habitáculo, do altar, Êxodo 25:17, 23, 26; Êxodo 27:1; e todos os números e dimensões do templo, I Reis 6:2-3; além de muitos outros.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém