Bible

 

Deuteronômio 32:10

Studie

       

10 Achou-o numa terra deserta, e num erma de solidão e horrendos uivos; cercou-o de proteção; cuidou dele, guardando-o como a menina do seu olho.

Ze Swedenborgových děl

 

Arcanos Celestes # 1678

Prostudujte si tuto pasáž

  
/ 10837  
  

1678. ‘Retornaram e vieram a En-Mishpat, este [é] Cades’; que signifique a continuação, é o que se vê pelo que precede e pelo que segue. Trata-se agora, aqui, dos falsos e dos males que daí provêm. Os falsos são significados pelo ‘amalequita’, e os males que procedem deles, pelo ‘amorreu em Hazazon-Tamar’. ‘Cades’ significa os veros assim como as contestações a respeito dos veros; aqui, como se trata dos falsos e dos males provenientes dos falsos que o Senhor venceu em Seu primeiro combate, se diz ‘En-Mishpat, este [é] Cades’, porque houve contestação a respeito dos veros.

[2] Que ‘Cades’ signifique os veros sobre os quais se contesta, é o que se vê em Ezequiel, onde são descritas as fronteiras da Terra Santa:

“O ângulo do sul para o sul, desde Tamar até as águas de Meribot (das contestações) de Cades, herança para o mar grande, e o ângulo do sul para o sul” (Ezequiel 47:19; 48:28);

onde o ‘sul’ designa a luz da verdade; e a sua fronteira, pela qual é significada a contestação a respeito dos veros, é chamada ‘Cades’.

[3] Foi também em Cades que Moisés feriu a rocha de onde saíram as águas ditas de Meribah por causa da contestação (Números 20:1, 2, 11, 13). Pela ‘rocha’, como se sabe, é significado o Senhor; pelas ‘águas’, no sentido interno da Palavra, são significadas as coisas espirituais, que são os veros; elas são chamadas ‘águas de Meribah’ porque houve contestação a seu respeito; que também elas foram chamadas ‘águas de contestação de Cades’, é o que se vê em Moisés:

“Rebelastes a minha boca no deserto de Zin, na contestação da assembleia, quando deveis Me santificar pelas águas aos olhos deles; estas [são] as águas da contestação de Cades do deserto de Zin” (Números 27:14; Deuteronômio 32:51).

Foi igualmente a Cades que voltaram da terra de Canaã os que tinham ido explorar, e foi lá que eles murmuraram e contestaram, não querendo entrar nessa terra (Números 13:26).

[4] Vê-se, pois, que ‘En-Mishpat’, ou a ‘fonte do juízo’, ou a ‘fonte de Mishpat-Cades’, significa a contestação a respeito dos veros e, por conseguinte, a continuação. Como aqui os históricos são verdadeiros e os fatos ocorreram assim, pode parecer que tais coisas não foram representadas e não foram significadas pelos lugares para onde veio Quedorlaomer, nem pelas nações que ele feriu; mas todos os históricos na Palavra são representativos e significativos, e [o são] tanto quanto aos lugares e às nações, como quanto aos fatos, como se pode ficar convencido por tudo que encerram tanto os Livros Históricos da Palavra como os Livros Proféticos.

  
/ 10837  
  

Sociedade Religiosa "A Nova Jerusalém